A retenção de talentos é um desafio recorrente na maioria das empresas. Visto que, manter esse profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Em especial nos tempos atuais onde existe uma “guerra” cada vez maior por bons profissionais.

Como melhorar a retenção de talentos?

Manter profissionais talentosos em suas equipes talvez seja o maior desafio das empresas na atualidade. São muito oportunidades no mercado de trabalho e a concorrência entre as empresas em busca do melhor profissional é grande.

Ainda podemos acrescentar uma fator primordial, muitos profissionais talentosos, deixam o emprego formal para seguir uma carreira autônoma, deixando uma lacuna considerável no quadro de colaboradores.

Pensando em como ajudar sua empresa na retenção de talentos elaboramos 5 dicas fundamentais para esse processo. Confira e veja que é sim possível reter talentos no seu escritório de arquitetura! Confira algumas dicas importantes para lhe auxiliar nesse processo.

jovem de terno azul com um tablet na mão. - Retenção de talentos
Retenção de talentos

05 Dicas para retenção de talentos

1 – Dê autonomia aos seus colaboradores

Um dos principais fatores que faz com que as empresas percam talentos é o excesso de controle. Além da falta de autonomia na gestão de seus projetos. Além disso, o profissional de hoje, pela própria natureza gosta de ter o controle sobre as decisões e autonomia para decidir o melhor caminho na elaboração de seus projetos.

Assim empresas com estruturas muito rígidas, com muitas regras, podem ser um fator de desmotivação para esses profissionais. Não tenha medo de dar espaço para seus profissionais. Com certeza os resultados irão lhe surpreender positivamente.

2 – Ofereça espaço para a criatividade e inovação

Outro fator importante é a liberdade de criação. Os profissionais que estão no mercado hoje são criativos por natureza. Assim, se você restringir as possibilidade de criação desses talentos, em pouco tempo terá uma equipe desmotivada e pouco produtiva.

A criatividade, por outro lado é uma excelente fonte de vitalidade que auxiliar na produtividade e inclusive no relacionamento interno dos arquitetos. Com certeza o seu escritório de arquitetura irá ter bons resultados se deixar seus talentos usarem sua criatividade.

3 – Cuide dos seus talentos

Você sabia que muitas vezes o reconhecimento é mais importante que o salário? Então se você deseja manter os talentos no seu escritório de arquitetura, cuide deles. O cuidado está relacionado ao reconhecimento pelo trabalho realizado, em oferecer um ambiente harmonioso e criativo, e principalmente se importar verdadeiramente com os seus colaboradores como pessoa.

Por tanto, lembre-se que todo profissional, antes de mais nada é um ser humano. Assim, que possui necessidades e tem sentimentos. Se sua empresa não souber valorizar o lado humano dos colaboradores. A longo prazo irá perder seus talentos.

4 – Motive e engaje sua equipe

É comum o ambiente de trabalha entrar em rotina de trabalho, e muitas vezes deixamos passar oportunidades de ajudar a equipe a se motivar. Assim lembre-se de manter sua equipe motivada, incentive bons projetos, elogie e reconheça o esforço de cada um no dia a dia.

E sempre que possível promova ações de motivação. Você pode por exemplo adotar o costume de comemorar a entrega de grande projetos da equipe, ou os resultados alcançados do trimestre. Essas ações ajudam a tirar a equipe da rotina e consequentemente renovam o ânimo para o trabalho.

5 –  Ofereça contrapartidas e desafios

Mesmo em um ambiente agradável, alguns profissionais acabam sentindo-se estagnados. Quando isso ocorre eles partem em busca de empresas que possam lhes oferecer mais. É muito difícil para um escritório competir com as grandes empresas pois essa costumam oferecem diversos benefícios adicionais e salários maiores.

No entanto, mesmo que sua empresa não possa bancar capacitações caras ou altos salário. Ofereça contrapartidas interessantes para o colaborador. Como oportunidade de trabalhar em projetos de clientes importantes, capacitações informais como participação em seminários, visitas técnicas entre outros.

Além disso, sempre estimule os desafios. Os grandes talentos precisam ser desafiados para se manterem motivados e criativos. Então sempre que possível desafie sua equipe a novos conceitos, e abordagens. Tire-os de sua zona de conforto. Isso vai ajudar você não somente na retenção de talentos mas também no aumento da produtividade.

6 – Tenha bons planos de carreira

Ter planos de carreira estabelecidos estimula o colaborador a se desenvolver dentro da empresa. Assim ele busca se aprimorar e buscar novos lugares, aumentando a retenção de talentos na organização.  

Além disso, faz com que a produtividade aumente já que a dedicação para obter resultados é maior.

Tenha esses planos definidos e estruturados de acordo com a realidade da empresa e deixe claro os critérios de avaliação, tempo em que as mudanças podem ser alcançadas, benefícios, entre outros.

7 – Valorize o ambiente de trabalho

Os colaboradores passam grande parte de seus dias em seus trabalhos, por isso, se sentir bem nesse ambiente é fundamental para a realização das tarefas e objetivos.

É preciso unir gestores e recursos humanos para criar climas favoráveis e positivos para seus colaboradores e para as equipes. Um bom ambiente de trabalho vai desde cadeiras confortáveis e horários flexíveis a relacionamentos interpessoais e atividades promovidas pela empresa.

Diversas ações simples como atividades de grupo, comemorações de conquistas, happy hour, entre outras podem fazer com que o ambiente se torne mais agradável e as pessoas se conheçam mais, melhorando o trabalho e as trocas entre elas.

Além disso, é importante pensar que o ambiente de trabalho é essencial, mas não é o único na vida de um colaborador. Seja flexível e aberto ao diálogo, entenda a importância no equilíbrio da vida pessoal e profissional e esteja atento à qualidade de vida dos funcionários.

Enfim, para  reter talentos, é necessário que o sua empresa ofereça um ambiente agradável de trabalho. Com as melhores oportunidades possíveis, e principalmente valorizando cada membro da equipe.

Gostou do nosso post? Então aproveite para conferir outros artigos em nosso site. Esperamos você!

Imagens: Skill, Descontração.

Deixe uma resposta