Trabalho Home Office pode ser o sonho de muitas pessoas, mas também é um grande desafio. Conheça os 10 erros mais comuns e veja se você está cometendo algum.

Nunca tantas pessoas estiveram trabalhando em Home Office como em 2020. Com as mudanças oriundas dos efeitos da pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a aderir a esse modelo de trabalho de uma hora para outra, sem preparo ou organização.

Assim, é muito natural que erros sejam cometidos, e deslizes ocorram no processo. Afinal é uma novidade atrativa, mas que exige muita discipllina e comprometimento.

Home office

Você também está trabalhando em casa? Então confira se você está cometendo algum destes 10 erros que acontecem no home office para que possa corrigir a tempo. Confira:

1 – Não se vestir adequadamente

Pode ser tentador ficar de pijama ou moletom o dia inteiro, mas é importante investir um tempo para se arrumar, isso ajuda a entrar no clima do trabalho. Então, tTome um banho, vista uma roupa bem passada e ajeite o cabelo. Isso ajudará você a sentir que passou do estado de relaxamento para o modo trabalho. Além disso, será compensador ter essa  fronteiras clara também quando o trabalho terminar. Além disso, você estará sempre pronto para uma videoconferência com um cliente ou com um colega. 

2 – Trabalhar na cama ou sofá

Trabalhar sem precisar sair da cama pode parecer um sonho enquanto você está enfrentando o ônibus lotado para chegar ao escritório, mas a coisa muda quando entra de vez na rotina do home office. Ter um local específico para trabalhar é fundamental, e aqui vale o mesmo princípio do item anterior: sair da cama e se dirigir à sua mesa de trabalho ajuda a mostrar para o seu cérebro que é hora de se concentrar — e ajuda a evitar que você caia no sono no meio da tarde!

3 – Não ter um lugar específico para o trabalho

Como já falamos no tópico anterior, é fundamental ter um lugar adequado para trabalhar. Assim você organiza seus materiais todos em um mesmo local e pode combinar com outras pessoas que moram com você os horários em que estiver disponível. Agora pense em uma família que está com as criança fora da escola neste período correndo pela casa e o pai ou a mãe em um videochamada. Seria um caos, então ter um lugar adequado é vital.

4 – Não se comunicar com seu gestor e seus colegas

Trabalho Home Office não significa que você não precisará dar satisfações para seu chefe ou seus colegas de equipe. Pelo contrário, neste caso a comunicação precisa ser muito eficiente. Por isso, é importante que sua equipe tenha atualizações sobre o andamento de suas atividades e que você esteja por dentro do que está acontecendo. Quando se faz home office, a comunicação com colegas acaba sendo um pouco mais complicada, já que não se pode simplesmente andar até a sua mesa para ter uma conversa. Por isso, seja proativo em manter uma boa comunicação.

5 – Abrir mão de uma rotina organizada de trabalho home office

Mesmo que você tenha mais liberdade quando faz home office, ainda precisa de uma rotina bem estabelecida. Encontre o horário que melhor funciona para você e crie uma agenda com todas as suas tarefas de um dia de trabalho, incluindo a pausa para o almoço e o fim do expediente. Podem existir exceções, mas a rotina deve funcionar na maior parte do tempo, assim não ocorre problemas de procrastinação e falhas nas entregas. 

6 – Esquecer o limite do trabalho home office

Por conta da comodidade de trabalhar em casa, muitos profissionais acabam estendendo a jornada além do que deveriam. É comum sentir que você não trabalha o suficiente nem descansa totalmente, o que é ruim para todo mundo e especialmente para você. O segredo está em mergulhar no trabalho quando for a hora de trabalhar e, ao chegar a hora de parar, simplesmente fechar o computador e ir fazer outras coisas.

7 – Esquecer do conforto e da saúde

Já falamos que o lugar adequado é fundamental para o bom andamento das suas atividades no Home Office. Da mesma forma é necessário pensar na sua comodidade e saúde. Por exemplo, quem trabalha de casa passa boa parte do dia sentado na mesma cadeira. Por isso, é necessário valorizar a ergonomia e escolher uma cadeira que seja adequada e não prejudique sua saúde. Da mesma forma, ao anoitecer a luz do teto deixa de ser suficiente, então para evitar dores de cabeça, invista em uma boa luminária de mesa.

8 – Usar muitas ferramentas online

São muitas as ferramentas onlines que ajudam no bom andamento do Home office, no entanto, é sempre recomendável que a sua empresa avalie quais serão utilizadas e segmente. Tentar utilizar muitas ferramentas pode dificultar ao inves de ajudar na organização da equipe.

Mantenha as coisas simples, minimizando o número de ferramentas e processos que todas as suas equipes utilizarão. Escolha apenas uma ferramenta na organização para cada grupo de desafios: gerenciamento de tarefas, armazenamento de documentos, videochamadas etc.

9 – Não alinhar estratégias com o empregador

Muitos problemas vividos durante o home office poderiam ser evitados se a comunicação entre as partes envolvidas fosse melhor. Isso envolve combinados sobre os momentos em que será preciso conversar e dar feedback sobre resultados ao longo do dia, por exemplo.

A chave para ter um trabalho bem organizado e sem complicações é alinhar os detalhes previamente. Assim todos sabem como proceder e alinhar as tarefas diárias. Por exemplo, preciso informar ao empregador que estou iniciando minha jornada de trabalho? Qual é o limite para trabalhar além do meu horário habitual?

10 – Não confiar na equipe de trabalho

Trabalho home office é um desafio de confiança e respeito mutuos.  O trabalho remoto funciona sim, e muito, mas requer dedicação, compromisso e confiança de todas as partes envolvidas. Do lado dos funcionários, o compromisso e a disciplina para garantir (e comunicar) suas entregas nos prazos estipulados. Do lado dos gestores, tranquilidade e confiança na equipe montada por eles e a disponibilidade para apoiá-la no que for necessário durante tempos tão incertos.

Então, já cometeu algum destes erros? Deixe seu comentário em nosso site e vamos conversar sobre essa novidade de trabalho que é o home office.

Imagens: Home Office.

Deixe uma resposta