Como fidelizar clientes em tempos de crise

Fidelizar clientes é fundamental para todos os segmentos de negócio. Então confira algumas dicas para lhe ajudar neste momento de crise em que estamos vivendo.

Em um momento de fragilidade mundial, conhecer ações para fidelizar clientes é fundamental para manter a saúde do seu negócio. Confira algumas dicas para ajudar nesta estratégia.

O mundo começou o ano de 2020 em alerta, a crise global ocasionada pela pandemia do novo coronavírus afetou as relações de toda natureza em todas as partes. Assim, as empresas que já contam com o desafio diário de atrair e manter seus clientes ficou ainda mais evidente.

A verdade é que em meio a um cenário global de tantas incertezas, as empresas foram imensamente impactadas com os resultados da pandemia. Assim para se manter firme no mercado é preciso se reinventar e se adaptar a essa nova realidade.

Se por um lado alguns segmentos da economia viram seus negócios crescerem neste período em virtude do aumento de demanda, outros por sua vez, foram alvo de grande recessão em razão da doença.

Assim, chegamos ao um momento decisório nas relações economicas da empresas. Onde a transformação digital passou a ser vital para a sobrevivência das empresas e vamos lhe dar algumas dicas para investir neste novo cenário e melhorar a sua retenção de clientes. Confira!

Tempos de crise

Como fidelizar clientes em tempos de crise

Como já falamos é natural que em tempos de crise a retenção de clientes se torne ainda mais complexa. Além disso, todas as estratégias de fidelização utilizadas pela sua empresa até este momento acabam sendo colocadas em prova. Será que você vem fazendo um bom trabalho para manter os seus clientes fieis ao seu negócio?

Se a resposta for positiva então você com certeza já deve ter praticado algumas das dicas que vamos lhe apresentar agora. Então, vamos conferir?

1 – Conheça e entenda a realidade dos seus clientes

Talvez a sua empresa esteja enfrentando dificuldades neste momento de pandemia. Mas você já tirou um tempo para pensar no seu cliente? Como será que crise tem impactado a realidade do seu público alvo? Será que eles estão trabalhando? A renda familiar foi mantida? Tem filhos em casa neste período?

Essas questões são fundamentais para repensar suas estratégias de retenção e fidelização de clientes. Como você poderá chegar até o seu público se não entende como ele está se sentido neste período?

2 – Esteja disponível para seus clientes

Em momentos de crise estar disponível para o cliente é ainda mais importante, visto que, isso cria proximidade. Além disso, mesmo que com a recessão os clientes reduzam custos e passem um tempo afastado do seu negócio, ele sempre sentirá acolhido para voltar.

Então tenha bons canais de atendimento, para que seus clientes possam entrar em contato facilmente se necessário. Além disso, responda rapidamente a todas as solicitações de atendimento. Aposte também no treinamento da equipe de atendimento, visto que com os serviços realizados cada vez mais através dos meios remotos, a interação online precisa ser cada vez mais personalizada e humanizada.

3 – Crie canais para a solução de problemas

Se antes da crise os canais de atendimento demoravam para solucionar problemas, agora eles precisam ser mais ágeis. Com o contato físico reduzido é necessário que o seu cliente possa facilmente resolver uma pendência quando necessário.

Demostre que sua empresa está pronta para ajudar. Em um momento em que todos estão em fase de adaptação com novas regras e recursos, estar apto para ajudar pode fazer toda a diferença.

4 – Exercite a empatia para fidelizar clientes

Nestes momentos de crise, é normal que a sua empresa também esteja sentindo os impactos da pandemia. Mas o importante é que você mantenha o seu foco na necessidade dos seus clientes.

Assim a empatia é essencial, então dê opções para os seus clientes de acordo com as condições do seu negócio. Renegociar prazos de pagamento, oferecer descontos, ou mesmo mudar a forma de gerir o seu negócio podem ser boas opções para a retenção de clientes em tempos de crise.

5 – Reinvente-se e aproveite as oportunidades

Sabe aquele ditado que diz “Quem chora e quem vende lenços”? Pois bem, é mais ou menos isso que você precisa pensar neste momento. É possível que alguma empresas possam manter seus negócios sem grandes alterações. Outras por sua vez precisarão adaptar alguns processos, investir em em delivery, serviços remotos, entre outros.

No entanto alguns negócios precisarão se reinventar para se manter no mercado, e para isso investir em ações digitais pois de sua ótima alternativa para seu negócio neste momento de crise.

6 – Invista em marketing digital

Independentemente de em qual categoria das que citamos a cima sua empresa se encontra, investir em marketing digital pode ser vital para que sua empresa possa superar a crise que estamos vivendo em 2020.

Então tenha bons canais digitais, mantenha suas redes sociais atualizadas e publique conteúdos relevantes para seu público. Aproveite o momento também para investir em diversidade, faça lives, videos, informe seus clientes, e mantenha-os perto de você.

6 – Torne o seu negócio digital

A última dica para fidelizar clientes mesmo em meio a uma crise econômica como a do novo coronavírus, pode ser tornar o seu negócio digital. Se a sua loja está fechada, ou com poucos clientes, porque não vender seu produto online? Se você presta serviços, que tal um canal online para esclarecer dúvidas mais frequentes dos clientes? A revolução digital é uma realidade e com certeza irá chegar com tudo nos próximos anos. Então você pode aproveitar a crise para colocar a sua empresa de ver na web.

Como você pode perceber são ações simples que podem fazer uma grande diferença para sua empresa no momento de retenção e fidelização de clientes neste momento. Você precisa demonstrar que se importa, e que sua empresa está disposta a fazer a diferença.

Aproveite para conferir também: 5 DICAS PARA SEU NEGÓCIO EM ÉPOCA DE PANDEMIA.

Agora que você conferiu nossas dicas, nos conte na sua empresa, como está sendo o gerenciamento da crise? Quais foram os impactos sofridos? Deixe seu comentário e vamos juntos entender como enfrentar esse momento tão difícil.

Imagens: Crise.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017