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Endomarketing e como aplicá-lo na sua empresa

O endomarketing é um conjunto de ações de marketing dirigidas ao público interno da empresa ou organização. Assim, sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir cliente ou, dependendo do caso, o consumidor.

O endomarketing em outras palavras, é um conjunto de ações internas utilizadas pela empresa para repassar informações importantes aos colaboradores. Com o intuito de criar uma linguagem única em relação a empresa, para que conheçam todos os processos. Contudo, muitas vezes as empresas utilizam esta ferramenta para comunicar boas práticas aplicadas. Desta forma, também como uma forma de motivação aos trabalhadores.

Entendendo o conceito

Primeiramente o endomarketing surgiu em meados da década de 1970, pela necessidade de desenvolver alternativas para fidelizar os clientes internos nas empresa. É uma responsabilidade de todas as áreas. Porém, normalmente cabe ao setor de gestão de pessoas, as vezes aliado ao setor de marketing da empresa aplicar e conduzir as ações internamente.

Para que as ações sejam efetivas é necessário engajar, fidelizar e fortalecer as políticas e programas internos junto aos funcionários. Pois somente assim um programa de endomarketing terá sucesso.

Contudo, se os funcionários não comprarem a ideia da empresa, nenhum programa terá sucesso. Outrossim, esse é o objetivo principal do endomarketing. Assim podemos dizer que o seu maior desafio é proporcionar aos funcionários valores como: 

  • Transparência;
  • Empatia;
  • Afetividade;
  • Comprometimento;
  • Cooperação;

Contudo, sua função é  tornar claro ao funcionário os objetivos da organização. De forma que que ele entenda o objetivo global da empresa.

O endomarketing se caracteriza por quatro fundamentos: definição, conceito, objetivos e função.

Fundamentos do Endomarketing

 O endomarketing se caracteriza por quatro fundamentos:

  1. Definição: Consiste em ações gerenciadas e dirigidas ao público interno;
  2. Conceito: Foco no alinhamento de informações;
  3. Objetivos: Construir com o funcionário uma relação baseada em lealdade e troca;
  4. Função: Intensificar a noção de cliente e fornecedor interno entre os setores.

Com base nestes quatro fundamentos, vamos estudar alguns assuntos relevantes em relação ao endomarketing, para que possamos atingir os fundamentos acima. Confira!

Como realizar o Planejamento

Adicionalmente, todas as ações de endomarketing devem ser construídas com base em um cuidadoso planejamento. Assim, é possível visualizar metas claras e objetivas. Essas ações devem ter um foco mercadológico, precisam: envolver, persuadir e convencer as pessoas consequentemente com a proposta da empresa.

Portanto, para um bom plano de endomarketing é importante definir prioridades. Para isso, é importante levar em consideração os pontos vulneráveis da empresa que precisam ser corrigidos. Assim, realizar um diagnóstico da atual situação, levando em conta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Podemos utilizar uma matriz SWOT, que é a tradução em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), ou Matriz FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades), 

Saiba mais em: Como montar uma matriz SWOT para seu negócio.

Instrumentos para a prática do endomarketing

Como estudamos anteriormente o endomarketing é uma forma de comunicar com auxílio de outros recursos, visuais, eletrônicos entre outros, agora vamos estudar alguns destes instrumentos que podemos utilizar para implementar a prática do endomarketing na empresa.

Conheça os instrumentos que você pode utilizar para essa prática:

  • Vídeos: Podem ser institucionais ou de apresentação de produtos. Servem para reforçar a ideia dos valores e objetivos institucionais.
  • Manuais Técnicos e educativos: Neste caso o objetivo é a apresentação de produtos, serviços, lançamentos e/ou tendências em relação as novas tecnologias por exemplo;
  • Revistas, quadrinhos ou jornal: Podem apresentar os setores da empresa e seus projetos.
  • Cartazes e murais: Utilizados com finalidade motivacional ou informativa. Apresentando informações importantes para a força de trabalho.
  • Canais diretos: Reuniões com os gestores, presidência ou demais partes do alto escalão;
  • Palestras internas: Servem para apresentar novidades, tendências e a evolução da empresa. Além disso, podem apresentar os resultados e reforçar o comprometimento da equipe com os objetivos alcançados.
  • Rádio interna ou canal interno: Pode ser uma vertente geral, para divulgação da empresa.
  • Intranet: Esse é um excelente instrumento para repasse das informações estratégicas da empresa, plano de cargos e salários, missão, valores, entre outros, além de informações de cunho pessoal aos funcionários, como folha de pagamento entre outros.
  • Convenções internas: Utilizada a divulgação das atividades realizadas na empresa.

Ainda poderíamos elencar vários outros instrumentos, atualmente com expansão das novas tecnologias e das redes sociais, essas podem ser um excelente instrumento para o programa de endomarketing.

Ferramentas estratégicas de endomarketing

Podemos ainda elencar alguns instrumentos estratégicos para o programa de endomarketing, que envolvem ações mais elaboradas e que por vezes estão atreladas diretamente ao planejamento estratégico da empresa, as empresa que são referência neste processo geralmente atuam desta maneira, podemos citar:

Festas comemorativas

Aqui podemos incluir as festas de natal que geralmente ocorrem nas empresas, comemoração de mérito profissional, por anos de trabalho na empresa, atingimento de metas, entre outras, o mais importante é que o tema da festa esteja atrelado ao programa de endomarketing e que fique claro ao funcionário o objetivo e o motivo da comemoração;

Treinamentos e integração de novos funcionários

No caso dos treinamentos eles servem para motivar, informar e manter os funcionários atualizados das mudanças e tendências da empresa, já a integração é um treinamento diferenciado que busca apresentar a empresa ao novo funcionário, pode fazer parte deste processo desde um trabalho teórico sobre os valores da empresa até uma visita as instalações para conhecer os processos na íntegra.

Programas internos

Alguns programas internos podem ser relacionados ao endomarketing. como por exemplo, programas de inclusão de portadores de deficiência, programas de reconhecimento por metas atingidas. Aqui depende muito de quando a empresa está disposta a realmente investir nos funcionários e no clima interno, e nas condições financeiras da mesma, pois estes programas exigem aplicação de recursos.

Café com a gerência

Algumas impressa tem investido neste canal como uma forma de ouvir o funcionário, pode ser um café da manhã, um canal direto para comunicação com a presidência por exemplo.

A escolha dos instrumentos está relacionada as condições de cada empresa. Sendo que devemos considerar o orçamento para a implantação e manutenção de cada um deles.

É importante considerar o tempo disponível de quem vai executar e atualizar as informações por exemplo. É essencial manter o planejamento sempre atualizado. Ao mesmo tempo cabe a alta direção priorizar o programa e possibilitar aos envolvidos tempo hábil para execução e manutenção das ações.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite para acompanhar outros assuntos relevantes para o seu negócio. Acesse o site da Linkwell e confira!

Imagens: Reunião,

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017