Conheça 10 princípios do profissional de alta performance

O profissional de alta performance é aquele que vai além daquilo que se propôs a fazer. Conquistando mais clientes e consequentemente realizando mais vendas.

Hoje em dia ser um bom profissional não é mais suficiente para o mercado. Principalmente no meio digital onde a concorrência está cada vez mais acirrada, é necessário oferecem diferenciais para conquistar clientes e melhorar os resultados.

Assim sendo, vem surgindo o termo do profissional de alta performance, que oferece muito mais do que sua profissão se propões, se destaca em seu segmento e conquistar resultados surpreendentes.

Mas como ser um profissional de alta performance? Então, vem comigo que vou lhe apresentar os 10 princípios desses profissionais. Confira!

Os profissionais de alta performance são otimistas e altamente produtivos
Os profissionais de alta performance são otimistas e altamente produtivos

10 princípios do profissional de alta performance

Em suma, um profissional de alta performance é aquele que consegue gerar resultados acima da média esperada durante um longo período de tempo. Ou seja, quando o profissional consegue superar suas metas durante vários meses seguidos.

Contudo, os profissionais de alta performance são altamente produtivos e otimistas frente às metas a serem cumpridas. Então conheça os principais princípios para se tornar um deles.

1. Tenha metas claras e objetivas

Primeiramente, tenha metas que sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido para serem alcançadas. As metas são importantes para medir os resultados e identificar a necessidade de ajustes. Assim, é preciso se preocupar com o aumento das vendas, elevação das conversões e outros aspectos.

2. Pense no reason why

Considere, por que você quer atingir essa meta? Esse ‘por que’, ou reason why, é o que realmente vai definir se você está motivado e engajado para atingir uma meta. Se o motivo pelo qual você quer atingir uma meta é fraco, seu engajamento será fraco e você provavelmente terá dificuldades em alcançar esse objetivo. Assim, se o seu ‘por que’ for forte, você estará muito mais engajado, terá mais persistência e sua probabilidade de sucesso aumenta muito.

3. Mantenha sempre um plano B

Toda pessoa de alta performance tem um Plano B, mas esse Plano B é diferente das pessoas de baixa performance. Para as pessoas de baixa performance, é mudar a meta é torná-la mais fácil. Para as pessoas de alta performance, a meta continua igual – o que muda é o que está sendo feito para alcançá-la.

4. Foque no seu planejamento

Tão valioso quanto saber onde se quer chegar, é traçar o caminho para atingir o seu objetivo. Seu propósito dificilmente será alcançado se não houver uma estratégia para isso. Sendo assim, ter um planejamento se compromete com você mesmo e com os resultados que almeja alcançar. 

5. Mantenha hábitos de sucesso

Profissionais de sucesso, quando estão em alta performance, têm uma série de ‘rituais’ diários que são repetidos continuamente. O horário de dormir, de acordar, a alimentação, a postura mental, atividades planejadas e executada, tudo pensado de maneira a melhorar sua produtividade e resultados. Pessoas de baixa performance têm hábitos também, mas que não agregam (ou às vezes até atrapalham) sua produtividade.

Profissionais de alta performance, possuem rituais diários de sucesso
Profissionais de alta performance, possuem rituais diários de sucesso

6. Seja um otimista realista

Existem diversos estudos que mostram que pessoas otimistas, na média, têm melhores resultados do que pessimistas. O que ninguém comenta, porém, é que alguns otimistas são um fracasso. 

Quando foram analisar isso, psicólogos comportamentais descobriram que existem dois tipos de otimismo: o realista (que acha que consegue, mas vai ser difícil) e o fantasioso (que acha que consegue e que vai ser fácil). 

Quer ter alta performance? Seja um otimista realista: você deve acreditar que consegue, mas que vai realmente ter que se empenhar para superar as dificuldades que naturalmente surgirão.

7. Seja receptivo ao Feedback

A receptividade ao feedback é outra grande característica da alta performance. Ouvir o que seu clientes e parceiros tem a dizer é fundamental para alinhar sua conduta e ter métodos mais assertivos. Não precisa levar tudo ao pé da letra, mas analisar essas informações pode lhe ajudar a ser um profissional de alta performance.

8. Tenha disciplina

Uma das grandes verdades na vida é que os seus resultados dependem muito mais do que você faz todos os dias – de maneira consistente, do que de iniciativas esporádicas. 

Pessoas de alta performance têm a disciplina de fazer o que planejaram fazer, de fazer o que disseram que iam fazer, de cumprir o que prometeram. Mesmo que chova, faça sol, não estejam muito bem, estejam cansadas, etc. Disciplina é fazer o que você sabe que precisa ser feito mesmo quando não estiver com vontade. E é uma das grandes características das pessoas de alta performance.

9. Renove-se constantemente

Saiba identificar quais são seus pontos fracos e fortes quanto ao seu método de trabalho e se preocupe em aprimorar suas técnicas sempre que possível. Contudo, não basta apenas congelar a maneira como prática uma venda, tornando-a exclusiva para o que considera ser algo de sucesso. Trabalhe de forma que compreenda quais são suas próprias dificuldades e recicle-se para intensificar seu conhecimento.

10. Busque a excelência e seja um profissional de alta performance

Realizar as tarefas com cuidado, prestar atenção aos detalhes, buscar a perfeição (embora este objetivo seja utópico, devemos buscar a melhoria permanentemente) e se dedicar com afinco ao que se propõe a fazer são atributos inerentes aos profissionais de alta performance.

Seguindo essas dicas, você pode melhorar seu desempenho no mercado e se tornar um profissional de alta performance como você sempre desejou. Além disso, uma dica extra pode ser relevante. Seja Grato por tudo que conquistou e alcançou em sua carreira. Afinal a gratidão abre muitas portas.

Então gostou deste post? Quer receber mais artigos relacionados ao mercado de trabalho? Aproveite e cadastre-se na nossa página e fique por dentro de tudo que rola por aqui.

Imagens: Profissional, Sucesso.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017