Conheça agora as 4 ferramentas de palavra chave mais eficientes

A palavra chave é o termo ou conjunto deles, que resume o assunto do seu conteúdo. É uma questão vital para o sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

Se você chegou até aqui, deve conhecer o potencial do bom uso de palavra chave para uma estratégia digital, correto? Ou pelo menos, já sabe que esse assunto é relevante para sua empresa. Portanto preparamos um breve resumo de várias ferramentas que podem lhe auxiliar na escolha da palavra ideal para cada conteúdo. E então, vamos recapitular lições importantes!?

As palavra chave representam o principal instrumento de pesquisa dos usuários. Compostas por uma ou mais palavras, elas descrevem a dúvida dos indivíduos aos buscadores, sendo, portanto, um excelente instrumento para que eles encontrem a sua marca e entendam como ela pode ajudá-los a solucionar problemas. Se você escolher as palavra chave certas, o buscador exibirá a sua página quando o usuário utilizá-las para fazer a pesquisa.

Mas como encontrar as corretas e otimizar resultados? Uma ferramenta de palavra-chave, aliada aos conhecimentos de uma equipe especializada em marketing digital, pode ser a solução para esse caso. Entenda, a seguir, como trabalhar com esses recursos para alavancar seus resultados!

Como definir quais palavra chave usar no conteúdo?

Não basta escolher um bocado de palavra chave e inseri-las aleatoriamente em suas postagens. Afinal, da mesma forma que a internet amplia exponencialmente o alcance de sua marca. Ela também aumenta a sua margem de concorrência.

É preciso, portanto, ter muita estratégia, entendendo quais são os termos utilizados por seu público em cada fase de compra. Por exemplo, se você tem um agência de viagens, na etapa de atração, talvez seja interessante incluir palavras como “melhores destinos de viagem”, “praias no Brasil”, e assim por diante, já nas etapas mais avançadas do funil, você pode investir em termos mais próximos ao seu segmento, como: “pacote de viagens”, “passagens areas”, entre outros.

Então para lhe auxiliar a compreender melhor, veja, a seguir, o que as equipes especializadas em marketing digital levam em consideração nesse estudo.

Estudo da jornada de compra do cliente

Quem está no início da jornada de compra ainda tem dúvidas básicas sobre o universo do seu produto ou serviço. À medida que essa pessoa pesquisa mais sobre o assunto, ela se aproxima de dúvidas mais específicas e, até mesmo, pesquisa marcas para entender quais são os benefícios e as desvantagens de cada uma.

Então, como no nosso exemplo anterior da agência de viagens, a jornada de compra do cliente inicia com o interesse, e passa por várias etapas até chegar na conclusão da compra.

Entendimento das possibilidades do seu conteúdo

A escolha das palavra chave, portanto, está atrelada também ao conteúdo que se oferece. De que adianta aplicar os termos usados por seu potencial cliente se você não oferece um conteúdo que esclareça as dúvidas dele e faça-o enxergar valor na sua marca?

Por isso, seus conteúdos precisam ser relevantes, informativos e verídicos, para que você possa atrair as pessoas, e ajuda-las a evoluir no processo da sua jornada de compra.

Alinhamento ao seu planejamento estratégico

Observar a jornada de compra do cliente fornece informações para que você entenda as necessidades dele, delimite seus objetivos estratégicos para cativar o público e como seus concorrentes respondem a essas necessidades.

Cada uma dessas etapas nos ajuda na definição de palavra chave certeiras para o seu negócio e no entendimento das dores do cliente. lembrando que precisamos satisfazer o cliente, e o melhor caminho para isso é resolvendo seus problemas.

Quais são as ferramentas de palavra chave mais eficientes?

Baseando-se nas pesquisas do público, essas ferramentas ajudam a selecionar termos-chave adequados para a realidade do seu negócio e do seu público, amparando o planejamento estratégico da equipe de marketing digital dos conteúdos veiculados por sua marca. Acompanhe!

Existem diversas ferramentas que lhe auxiliam na busca da palavra chave ideal para o seu negócio

1. Google Keyword Planner

Gratuito, o planejador de palavra chave do Google não só ajuda na seleção das palavra chave, como também oferece uma série de informações para você escolher as ideais, tais como o volume de buscas. É uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo.

2. SEMRush

O benefício do SEMRush é o estudo das tendências de palavra chave. Com recursos de análise do SEO e do conteúdo semântico de seu site e da página de concorrentes, portanto ele fornece insights para um planejamento estratégico efetivo. A plataforma dispõe de uma versão gratuita e de uma paga — essa última com recursos mais completos.

3. Keywordtool.io

Essa ferramenta analisa o recurso de autocompletar do Google e, a partir disso, oferece diversas variações. É especialmente útil para a seleção de palavra chave de cauda-longa, ou seja, termos com três ou mais palavras, utilizados para buscas mais específicas. O Keyword Tool também é gratuito.

Print da tela inicial do Ubersuggest
É uma ferramenta gratuita similar a do Google

4. Ubersuggest

Com um funcionamento similar ao Keyword Planner, do Google, o Ubersuggest é gratuito e oferece palavra chave que não estão disponíveis na outra plataforma. Enfim, isso torna a sua pesquisa mais completa, e torna a ferramenta uma ótima opção para suas demandas.

Como tirar o melhor proveito da busca de palavra chave

Em suma, estratégias digitais efetivas trabalham em duas vertentes:

  • A primeira é produzir conteúdos relevantes e fazer com que eles sejam encontrados pelas pessoas certas. Sendo assim, uma boa ferramenta de palavra-chave, aliada a uma equipe capacitada, é fundamental para a criação de conteúdos relevantes para o usuário e para a otimização SEO de seu site, assim como permitindo selecionar os termos que ele utiliza para fazer suas pesquisas. 
  • A segunda é a escolha de bons profissionais para lhe auxiliar nesta caminhada. Eles lhe trarão insights relevantes para a produção de peças que surpreendam seus clientes e criem uma experiência única. Consequentemente você terá mais leads e melhores resultados.

Aliás, por falar em equipe especializada, se você quer impulsionar seus resultados com uma estratégia digital robusta, então entre em contato conosco conheça nosso trabalho e veja como podemos ajudar.

Imagem: Teclado.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017