Desempenho de sites YMYL: o que mudou com o novo algoritmo do Google

YMYL significa "your money, your life" ou, na tradução literal, "seu dinheiro, sua vida". Trata-se de conteúdo que tenha influência na vida do leitor.

Com o crescimento da importância dos sites de busca para o dia a dia de tanta gente pelo mundo, seria natural que eles passassem a se preocupar cada vez mais com o impacto que seu conteúdo tem nas vidas das pessoas. Com isso, o papel do algoritmo do Google é entregar o melhor conteúdo aos usuários.

Afinal, foi assim que o buscador se tornou o maior do mundo. Portanto, quem deseja ter um fluxo produtivo de acessos precisa se concentrar em oferecer qualidade. Portanto, ficar de olho nas atualizações desse sistema é essencial para garantir que o seu site tenha boa visibilidade no Google. Ele pode ser um grande aliado da sua marca. E ser responsável por trazer um bom volume de visitas e negócios. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

O que são sites YMYL?

A sigla YMYL significa “your money, your life” ou, na tradução literal, “seu dinheiro, sua vida”. Sendo assim como o nome já adianta, trata-se de conteúdo que tenha uma influência direta na vida do leitor. Com temas relacionados a saúde, finanças, legislação, entre outros.

Essa distinção é feita porque esse tipo de conteúdo requer um filtro de qualidade mais exigente, já que o material tem um impacto direto no cotidiano das pessoas. Por exemplo: pense em um artigo que recomende frutas saudáveis para comer ao sofrer de anemia. Se as informações estiverem incorretas, a saúde do leitor pode ser prejudicada.

No entanto, a distinção de conteúdo YMYL não deve ser motivo de desespero. Já que exige mais qualidade desse tipo de material, o algoritmo também contribui para um progresso considerável no ranking daqueles sites que acertam na abordagem.

Ilustração do algoritmo do Google.

Como o algoritmo do Google causa impacto nas páginas YMYL?

Recentemente, o algoritmo do Google passou por uma atualização que tornou mais sofisticado o processo de detecção de qualidade de páginas YMYL. Agora, ele tem critérios concretos para enxergar o conteúdo que merece destaque e o que será descartado.

Três princípios complementares se responsabilizam por definir um conteúdo de qualidade em uma página YMYL: perícia, autoridade e credibilidade.

Perícia

Um conteúdo sem aprofundamento, dificilmente trará informações de valor para o leitor. Isso é bastante negativo quando se trata de uma página YMYL. Já que a ideia deve ser sempre oferecer o máximo de qualidade ao leitor em temas importantes para a sua vida.

Dessa forma, o critério perícia é usado para detectar o volume de informações que está sendo oferecido ao leitor. É algo que vai além de usar palavras-chave estratégicas e de inserir textos alt (texto de descrição) nas imagens. Você precisa esclarecer todas as questões pertinentes àquela pauta.

Autoridade

A pessoa por trás de determinada informação é decisiva para o valor dela. O Google entende isso e, por meio do seu algoritmo, passa a dedicar mais atenção aos autores do conteúdo quando se trata de páginas YMYL.

Um conteúdo da área de saúde, por exemplo, tem muito mais autoridade se assinado por um médico ou outro profissional da área. Também é importante contar com uma página interna do tipo “sobre nós”, que destaca as qualificações dos autores.

Credibilidade

Uma empresa que não é respeitada em seu meio terá dificuldades para conquistar credibilidade na internet. Por conta disso, o algoritmo do Google leva em conta a reputação da marca e dos autores ao fazer sua análise.

Dessa forma, não só a informação do conteúdo precisa estar correta como também precisa partir de uma fonte de credibilidade. Para realmente ser visto como uma página YMYL de qualidade.

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É preciso investir em de qualidade.

Como recuperar a visibilidade perdida de páginas YMYL?

O processo para resolver um problema de visibilidade comprometida no Google é simples: basta investir em mais qualidade no seu conteúdo. Isso envolve se aprofundar mais nas pesquisas e aprimorar continuamente as suas publicações.

Além disso, preocupe-se em destacar os autores do seu conteúdo e qualificá-los. É importante que eles tenham propriedade para falar sobre o assunto, senão a sua visibilidade não vai melhorar.

Enfim, agora que você já conhece as mudanças do algoritmo do Google que impactam páginas YMYL, está na hora de planejar as suas ações. Lembre-se de manter a sua estratégia em constante renovação.

Restou alguma dúvida? Então deixe um comentário com a sua pergunta!

Imagens: SEO, algorítimo.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017