Diversidade e Recursos Humanos, cultura da diversidade

Você já ouviu falar da cultura da diversidade no ambiente corporativo? Saiba como implementá-la na sua empresa.

A diversidade está cada vez mais presente no ambiente corporativo. Mas, você já ouviu falar da cultura da diversidade? Saiba como implementá-la na sua empresa.

O que é a cultura da diversidade?

A Cultura de diversidade é um processo de construção constante, que permite que todos os aspectos da empresa estejam organizados para receber e incluir pessoas diferentes.

No entanto, ainda vivemos em um país permeado de preconceitos onde este processo é lento e difícil. Já presenciei casos em que os recrutadores instigam os candidatos a expor sua vida pessoal, para saber a qual sua religião, os lugares que frequentavam, e assim por diante.

Como já falamos, a cultura de diversidade pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. E embora seja desafiador construir um ambiente propício para a diversidade, é uma realidade possível.

Como implementar a cultura da diversidade na sua empresa

Veja como implantar a cultura da diversidade na sua empresa:

1 – Faça um diagnóstico

O primeiro passo é realizar um diagnóstico da sua organização. Será que a sua empresa está realmente preparada para a diversidade? Por exemplo, a cultura interna oferece abertura para a chegada de pessoas com perfis e ideias diferentes?

Vejamos, por exemplo, se a sua equipe de trabalho tem um perfil ideológico e comportamental muito similar, talvez seja necessário, iniciar por programas de conscientização e avaliar a reação da equipe para as mudanças pretendidas.

Somente após uma avaliação criteriosa será possível avaliar os pontos que precisam ser trabalhados e que ações podem ser planejadas para iniciar o processo de implantação.

2 – Avalie a Cultura organizacional

Para criar uma cultura de diversidade, é necessário que a empresa possua um ambiente receptivo e livre de preconceitos, onde os princípios da inclusão e diversidade possam realmente ser aplicados.

Comece analisando os documentos corporativos, análise, adapte e modifique se necessário. Depois capacite e apresente as diretrizes da empresa aos colaboradores.

3 – Invista em políticas inclusivas

Antes de iniciar o processo de diversidade na organização é necessário estar preparado. Políticas inclusivas são essenciais para a implantação aconteça de forma eficiente.

Além disso, durante o processo pode ocorrer divergências e condutas inadequadas, então é importante ter clareza de quais caminhos seguir nestes casos.

4. Avalie os modelos de recrutamento e seleção

É através dos processos de recrutamento e seleção que as pessoas chegam a sua empresa. Então é essencial que os modelos utilizados sejam adequados para atrair todos os perfis.

De nada adianta a construção de uma política interna, se o processo de recrutamento não estiver aberto para receber o diferente. Como já falamos anteriormente, alguns questionamentos são irrelevantes, o processo deve focar em conhecer as competências reais dos candidatos. Continue acompanhando! A seguir vamos falar mais sobre as tendências e novidades que podem lhe auxiliar neste processo.

5 – Defina indicadores chaves para a inclusão

É importante avaliar os resultados do processo de implantação. Assim define indicadores que sejam capazes de avaliar os impactos das mudanças na organização. E analise criticamente os resultados.

Se a sua empresa não está atraindo pessoas diferentes para seus processos seletivos, talvez a imagem externa não seja condizente com as políticas apresentadas. Então vale a pena a reflexão.

O que o mercado futuro nos reserva?

Como vimos até aqui, abraçar a diversidade não é uma tarefa fácil, e são muitos desafios que os profissionais, principalmente da área de recursos humanos enfrentam diariamente. Mas a boa notícia é que já existem métodos que podem auxiliar nesse processo e facilitar o processo de diversidade no recrutamento e seleção, então confira a seguir algumas tendências que o futuro nos reserva neste setor.

1 – Ajuda da Inteligência artificial (IA)

Cada vez mais a inteligência artificial (IA) faz parte da vida das empresas. No processo de recrutamento e seleção, ela pode auxiliar leitura e classificação de currículos, na seleção de candidatos e até responder automaticamente profissionais interessados.

Mas como isso tudo pode auxiliar no processo de diversidade? Simples, todos nós temos nossas crenças e valores, e ao realizar um processo de seleção acabamos muitas vezes incluindo nossas percepções na escolha dos melhores candidatos.

Com auxílio da IA, esse julgamento de valores não acontece, sendo que serão selecionados realmente os melhores profissionais para a função.

2 – Processo Seletivo “Às Cegas”

Ainda com o auxílio da IA, muitas empresas estão optando pelos processos seletivos às cegas, ou seja, não existe um contato físico no primeiro momento com os candidatos.

Nesse modelo todo o processo de triagem é realizado automaticamente, são aplicados testes de habilidades e conhecimentos e a empresa somente conhece os profissionais na etapa final de contratação.

Assim temos um processo de recrutamento totalmente livre de preconceitos e aberto a todos os tipos de pessoas. O foco do processo seletivo as cegas são as competências do profissional.

3 – Employer Branding

O Employer Branding, ou marca empregadora, é um conceito que busca atrair os melhores profissionais para a sua empresa. Pode ser um grande aliado dos recrutadores, já que para ter uma empresa aberta a diversidade é necessário que os profissionais queiram trabalhar nela.

No entanto, para que seja efetivo, a empresa precisa ser autêntica e mostrar como realmente funcionam e quais são suas políticas, somente assim, irá atrair o olhar dos profissionais mais cobiçados do mercado.

Criar uma cultura de diversidade na organização, se você deseja que sua empresa consiga atrair os melhores talentos do mercado. E para isso é necessária a construção de um planejamento estratégico que priorize a diversidade.

Os processos de recrutamento e seleção estão cada vez mais desafiadores, e de nada adianta uma política de inclusão para contratação, se a imagem que a empresa apresenta ao mercado não transmite essa realidade.

Que conferir outras tendência do mercado de negócio? Então, acompanhe nossa página Linkwell e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócio e no meio digital.

Imagens: Diversidade,

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017