O termo Employer Branding quer dizer “Marca empregadora”, ou seja é quando a empresa é conhecida pela sua reputação como empregadora. Quando ela desperta nos potenciais talentos do mercado o desejo de fazer parte daquela equipe.
Muitas estratégias são utilizadas pelas empresas quando se trata de destacar a marca no mercado. Sendo assim, uma dessas estratégia é o Employer Branding, que em outras palavras, é tornar a empresa uma referência no mercado como um “ótimo lugar para se trabalhar”.
Através dela é possível apresentar a cultura da sua empresa para o mercado, atraindo novos talentos que possuam perspectivas e valores condizentes com sua cultura da sua empresa. Além de oportunizar melhores negócios.
Como ser reconhecida pelo Employer Branding

Por isso, muitas empresas vem investindo nessa ferramenta como uma forma eficaz de captar talentos no mercado. Mas o maior investimento que sua empresa pode realizar para o Employer Branding é em seu material humano.
Os colaboradores são os principais divulgadores de uma empresa. Trabalhadores motivados e satisfeitos ajudam a atrair potenciais novos colaboradores e consequentemente talentos.
Segundo Chiavenato (2009, p; 154):
“A organização somente se desenvolve a partir do desenvolvimento de seus funcionários e colaboradores. Entre todos os vários recursos organizacionais, os únicos capazes de auto direção e de desenvolvimento são os recursos humanos. São recursos vivos e como tal têm enorme aptidão para o crescimento e desenvolvimento.”
Por isso o planejamento estratégico da empresa deve estar atento a fatores que contribuem para enaltecer o sentimento de pertencimento dos colaboradores em busca do título de marca empregadora.
Vejamos alguns desses fatores:
- Reconhecer os esforços dos seus colaboradores, e não apenas a obtenção de resultados;
- Oferecer oportunidades de crescimento profissional
- Proporcionar ao colaborador equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- Manter um modelo de gestão que favoreça o desenvolvimento de talentos
- Manter bons índices de clima organizacional
Além disso é importante que a empresa tenha clareza de como é vista pelos seus colaboradores. Então, será que a sua empresa é onde eles querem estar no futuro?
Veja que aplicar o Employer Branding não é tarefa fácil, pelo contrário, é um trabalho minucioso e constante que necessita de muito planejamento e esforço coletivo, além da manutenção diária.
Como o Employer Branding pode auxiliar na retenção de talentos
Um dos grandes desafios atuais do setor de gestão de pessoas é conseguir reter talentos na organização. Atualmente não basta atrair bons profissionais é necessário que eles queiram ficar na empresa.
Ter uma folha de pagamento alta já não é garantia, é preciso ir além, as empresa precisam despertar o sentimento de pertencimento do colaborador, o desejo de realmente “vestir a camisa” e “Fazer parte”.
O Employer Branding quando aliado a políticas adequadas de gestão de pessoas, pode ser um grande aliado neste desafio, afinal, o que todo profissional deseja é trabalhar em uma empresa que lhe ofereça oportunidades e reconhecimento.
Desenvolvendo Talentos através do Employer Branding
Outro fator importante para que sua empresa consiga reter e manter talentos é oportunizar o crescimento interno dos colaboradores, a contratação de estagiários e trainees é uma excelente forma de captação de bons profissionais.
Os estagiários são jovens, são energéticos, motivados, com alto desejo de desenvolvimento. Absorverem os valores e cultura da empresa desde o início da sua carreira profissional, favorecendo o processo de crescimento profissional.
A contratação de profissionais em estágio, pode ser uma excelente oportunidade para que a empresa possa avaliar e selecionar os mais aptos para uma possível efetivação.

Vejamos algumas vantagens na contratação de estagiários
- Custam menos as empresa: A empresa irá pagar menos do que ao contratar um profissional com experiência, que poderá se desenvolvido gradativamente de acordo com os valores da empresa.
- Visão inovadora: Estagiários geralmente entram no mercado com uma visão inovadora, trazendo novas soluções para problemas já existentes na empresa.
- Demonstram entusiasmo e vontade de aprender: Os estagiários normalmente tem um grande desejo de se desenvolverem e estão sempre dispostos a aprender coisas novas;
- São assegurados por lei: São amparados pela Lei 11.788/2008, o que dá maior segurança ao empregador.
Para transformar um estagiário em um talento, é essencial que antes da contratação sejam analisados os setores onde existe a possibilidade de inclusão destes profissionais, para que eles realmente agreguem valor a organização.
Novamente o Employer Branding pode auxiliar a atrair esses possíveis estagiários para sua empresa, uma vez que as novas gerações cada vez mais conectadas e antenadas, sabem muito bem o que querem e onde desejam trabalhar.
Dicas para se tornar uma marca empregadora
Contudo tornar-se uma marca empregadora, não é uma tarefa tão simples é necessário muito esforço e ações alinhadas estrategicamente. Para lhe ajudar a compreender melhor, veja nossas dicas:
- Acredite no seu potencial – O primeiro passo é saber do que sua marca é capaz e confiar nesse potencial. Sua empresa tem alguma coisa que a destaca das demais da categoria? Invista nos pontos altos do seu negócio.
- Escolha um diferencial – Em todo segmento sempre existem muitos concorrentes, então para sair na frente é preciso que sua marca tenha um diferencial, descubra, qual é o seu.
- Faça endomarketing – Seus colaboradores são seus melhores incentivadores, aplique políticas que fortaleçam o sentimento de pertencimento interno. Assim terá divulgadores muito comprometidos com o seu negócio.
- Divulgue sua marca – Toda divulgação é bem vinda, lembre-se de investir em estratégias como marketing digital, marketing de conteúdo e outros meios para colocar sua marca no radar.
- Seja perseverante – Nem tudo acontece de primeira, é preciso muita perseverança e boas estratégias para colocar o seu negócio no mapa das marcas empregadoras.
Posicionar a empresa no mercado de forma única e verdadeira é uma excelente forma de fazer com que a sociedade reconheça o propósito da marca empregadora, atraindo profissionais que realmente se identifiquem com a cultura da organização.
Então o que achou deste tema, acha que pode ser útil para posicionar a sua marca no mercado? Se tiver interesse em saber mais, entre em contato conosco, nossa equipe estará a disposição para lhe auxiliar.
Imagem: Escritório, Talentos.