Entenda a razão pela qual você deve usar backlinks nos seus blog posts

A internet é feita de links que conectam inúmeras páginas diferentes de diversas formas. Foi assim que a rede se formou e é aí que se encontra uma forma de aumentar a relevância do seu site. Você sabe o que são backlinks e tem o hábito de criá-los?

Backlinks são links feitos para gerar tráfego ao apontar os usuários para determinadas páginas do seu site em contextos que são relevantes. Por exemplo, ao citar determinado conceito em um artigo de blog. É possível ter um backlink apontando para outra página que o explique com mais detalhes.

É possível que seus backlinks sejam tanto internos, gerados a partir de links do seu site para as suas próprias páginas, quanto externos, vindos de outros domínios. Em ambos os casos, a ideia é a mesma: proporcionar uma experiência de valor ao usuário ao acessar um link relevante.

Neste artigo, vamos explicar qual é a importância dos backlinks para o sucesso do seu site e da sua empresa, além de mostrar como conquistá-los da forma correta. Confira!

Por que backlinks são importantes?

Gerar tráfego apenas por gerar não é algo tão valioso assim. O seu objetivo deve ser sempre atrair a atenção de um público qualificado, ou seja, que tenha identificação com o seu conteúdo e que possa ter interesse no produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Tendo em vista a importância da relevância do tráfego, fica nítido o valor de buscar backlinks para o seu site. Afinal, a base desse conceito gira em torno de aprofundar a navegação do seu público-alvo com links estratégicos.

A relevância do seu tráfego e a qualidade dos seus backlinks também são percebidos pelo algoritmo dos sites de buscas, como o Google. Ao perceber a importância das suas páginas a partir dos backlinks, a tendência é que os mecanismos de buscas elevem a posição do seu site no ranking de resultados.

Como conseguir backlinks?

Tendo em vista os benefícios dos backlinks para a relevância e a visibilidade do seu site, o próximo passo é descobrir como conquistá-los. O ponto crucial para isso está em saber o que o seu visitante está procurando e oferecer o conteúdo mais relevante que você tem para cada situação, além de ter possíveis portas de entrada para o seu site fora dele.

Conheça, a seguir, algumas boas práticas para conquistar backlinks para o seu site.

Crie conteúdo compartilhável

Ter um conteúdo de qualidade é algo positivo em diversos aspectos, inclusive quando se trata de backlinks. Ao criar artigos que as outras pessoas queiram ler e compartilhar, as suas chances de conquistar backlinks aumentam consideravelmente.

Isso é ainda melhor quando outros sites e blogs passam a criar backlinks para você ao citar o seu artigo. Portanto, dedique-se a aprimorar cada vez mais o seu material em relação à concorrência.

Publique guest posts

Até agora, você deve estar se perguntando sobre como conquistar backlinks em sites de terceiros. É algo baseado na sorte? Nem sempre é assim. Você pode aumentar as suas chances produzindo conteúdo e fazendo parcerias.

É o caso de guest posts, por exemplo. Basta oferecer um artigo relevante para esse parceiro publicar no site dele, mas contendo backlinks para o seu próprio site. Nesse acordo, todos ganham: o parceiro leva um conteúdo de qualidade, enquanto você conquista links externos.

Evite comprar backlinks

Pode ser grande a tentação de querer acelerar o processo, mas você precisa resistir a ela. Por mais que existam diversas ofertas pela internet que prometem um grande volume de backlinks para o seu site, elas servirão apenas para penalizar a sua relevância junto ao Google.

Afinal, com cada atualização, o Google busca refinar cada vez mais o seu algoritmo para enxergar a real relevância dos links detectados. Tome cuidado para não cair nessa.

Agora que você já conhece a importância dos backlinks e como implementar uma estratégia focada neles, está na hora de começar o seu planejamento. Leve em conta essas dicas e fique de olho na evolução dos seus resultados.

Enfim, restou alguma dúvida sobre backlinks? Então, deixe um comentário com a sua pergunta.

Imagens: links, iphone.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017