Entenda o poder do tráfego orgânico para o site de sua empresa

Se você tem se interessado em investir na internet e deseja obter melhores resultados no alcance de sua marca. Além de aumentar sua conversão de vendas para sua empresa. Então, chegou a hora de entender o poder do tráfego orgânico em sites de busca.

Existem algumas técnicas e estratégias que, ao serem bem usadas, podem colocar seu site nas primeiras páginas do Google (sem que você tenha que pagar um centavo por isso).

No entanto, para conseguir essa proeza, antes é necessário entender algumas questões essenciais do marketing digital. Quer conhecer?

O que é o trafego orgânico?

Em linhas gerais, o trafego orgânico, é aquele gerado no seu site, página, blog, que não possui nenhum custo vinculado. Ou seja, são as pessoas que chegam ao seu site, sem que você promova nenhuma ação paga para isso.

Embora, as estratégias de trafego pago, sejam muito eficientes, as estratégias de trafego orgânico podem ampliar significativamente a visibilidade da sua marca e da sua empresa.

Uma das principais estratégias utilizadas para gerar trafego orgânico, é a produção de conteúdos relevantes. Que em suma, significa conhecer a sua persona e nutri-la com conteúdos atrativos e que possam solucionar um problema. Que muitas vezes ela nem sabe que existe.

Além disso, existem alguns mecanismos de ranqueamento que são utilizados em especial pelo Google, que contribuem para as métricas de alcance orgânico de um site ou postagem. Então, para que sua empresa esteja no topo da lista de busca, é essencial conhece-las.

Ficou interessado? Então continue comigo! Neste post, vamos mostrar o passo a passo para que sua marca tenha visibilidade e sua empresa sucesso nos sites de busca. Assim, atraindo mais visitantes e consequentemente conquistando novos clientes. Confira a seguir!

Passo a passo para gerar trafego orgânico para sua marca e empresa

computer

1. Entenda a importância do SEO no tráfego orgânico

A sigla SEO, definição em inglês para Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), representa uma série de técnicas usadas para melhorar o ranqueamento de um site, página ou blog em sites de busca.

É preciso dizer que o Google é a maior ferramenta de procura na internet hoje e boa parte dessas medidas são voltadas para se adequarem ao funcionamento desse gigante virtual.

O Google Bot, o robô do Google, que tudo salva e tudo lê, organiza e seleciona os sites mais confiáveis e de melhor conteúdo que irão aparecer nas primeiras páginas.

Contudo, vale lembrar que ele identifica apenas textos, por isso tudo no seu site deve conter descrições, inclusive as imagens.

O bom ranqueamento, ou seja, aparecer nas primeiras posições de uma busca, se reflete na visibilidade e lucratividade da empresa já que 90% dos usuários visitam apenas os sites que ocupam a primeira página do Google.

2. Aprenda a pensar como o usuário

O Google é um site totalmente focado na experiência do usuário e por isso mesmo busca entender suas intenções, com o intuito de atender suas necessidades da melhor forma possível.

Do mesmo modo, já se sabe que existem três formas principais de se realizar uma busca na internet e que elas são baseados em fatores psicológicos.

Geralmente, o usuário realiza a busca ou pesquisa das seguintes formas:

  1. Navegacional ou de atalho: ele já sabe o que quer achar só não se lembra o link ou prefere digitar o nome do site no mecanismo de busca.
  2. Informacional: o usuário busca informações independentemente de qual site seja. Ex.: como aumentar meu tráfego orgânico.
  3. Transacional: quando existe a intenção de compra ou contratação de um serviço. Ex.: contratar agência de marketing digital.

Sabendo disso, você precisa agora compreender como se posicionar estrategicamente para que seu site seja o primeiro ou esteja na primeira página, quando o usuário fizer a busca daquilo que necessita resolver.

3. Conheça os principais fatores de ranqueamento utilizados pelas ferramentas de busca

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento para você otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Aqui vamos apenas citar os mais usuais para que você tenha uma noção da importância do tráfego orgânico para o site de sua empresa.

Confira os principais deles:

  • Carregamento: Se seu site é muito pesado e demorar  muito para carregar, ele será negativado pelo Google. Ou seja, você perde posições no ranqueamento. Para melhorar a navegabilidade, evite também pop-ups excessivos.
  • Palavras-chave: São elas que vão lhe auxiliar a atrair sua persona para o seu domínio. Não deixe de destacá-las corretamente na descrição do seu site, bem como, nas páginas internas, imagens e postagens de blog.
  • Conteúdo: Seu site deve entregar aquilo que promete, informações de qualidade e bem redigidas enriquecem a experiência do usuário. Lembre-se que o bom conteúdo é aquele que entrega valor ao cliente.
  • Design responsivo: Boa parte dos usuários utilizam a internet de seus celulares. Sites mobile-friendly são valorizados pelo Google. Sendo assim, tenha certeza de que o seu conteúdo está adequado a todas as modalidades de navegação.

Abuse do poder do trafego orgânico

Para cada um dos tópicos que apresentamos aqui, existe uma gama enorme de conhecimento a ser aplicado para que seu site seja bem ranqueado. A utilização do trafego orgânico é um aprendizado contante,  e que deve ser aplicado em todas as ações online da sua empresa.

Assim, se você deseja que sua empresa, marca e/ou produto tenha uma lugar de destaque na web, saiba que você precisa entrar no mundo do marketing digital. Empresas que não se adaptarem a essa nova realidade, correm o risco de ficar obsoletas no mercado.

Lembre-se que existem excelente empresa no mercado que oferecem serviços de marketing digital. Sendo assim, você não precisa ser um especialista no assunto. Basta conhecer as noções básicas para que possa escolher profissionais especializados que tragam bons resultados para o seu negócio.

email

Então, gostou deste artigo? Quer saber mais sobre essas e outras estratégias de marketing digital? Se a resposta for afirmativa, não deixe de compartilhar nossos conteúdos nas redes sociais. Afinal ainda existem muitos empreendedores que ainda precisam entender a importância do tráfego orgânico para seus negócios.

E você como está utilizando as estratégias de trafego orgânico para dar visibilidade para sua marca e sua empresa? Deixe seu comentário, e vamos compartilhar nossas experiências.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

6 respostas

Deixe uma resposta