Entenda o que é gamificação e quais são as suas vantagens para o marketing

O conceito de gamificação significa usar elementos dos jogos para conquistar a atenção e o envolvimento do público. Conheça mais sobre essa estratégia.

Os jogos têm muito a contribuir positivamente para a estratégia de marketing da sua empresa. Você sabe o que é gamificação? Ela vem sendo uma grande aliada para alcançar resultados.

O conceito da gamificação, significa usar elementos dos jogos para conquistar a atenção e o envolvimento do público. Portanto é algo que vai além de simplesmente produzir conteúdo promocional e inclui o desenvolvimento de mecânicas focadas em tarefas e recompensas que atraiam a motivação dos seus clientes em potencial.

Por exemplo, é o caso de criar uma plataforma que premia seu público com descontos a partir de diferentes “missões”. Como recomendar um produto, fazer uma compra, assistir a vídeos promocionais, entre outras.

Quer saber mais? Então, conheça, a seguir, os principais benefícios de aplicar a gamificação na sua estratégia de marketing!

Foto de duas pessoas com um controle de video game nas mâos.
A gamificação traz muitos benefícios para sua estratégia de marketing

Principais benefícios da gamificação para o seu negócio

Como falamos, a gamificação é uma ferramenta fantastica para melhorar a sua estratégia de marketing, por ser um instrumento interativo e instigador, ela exerce forte poder sobre os usuário.

Então vamos conferir alguns destes benefícios:

1 – Engajamento

Com tanta concorrência pela atenção do público, é muito valioso contar com um recurso capaz de garantir o envolvimento dele com a sua marca. A conquista de engajamento está entre os principais benefícios da gamificação. Já que as pessoas se sentem motivadas a interagir de forma contínua com a interface que você criou.

Afinal, os jogos se fundamentam exclusivamente em obter o engajamento dos jogadores. Nenhum deles tem sucesso se não consegue fazer, no mínimo, isso. Ao trazer a gamificação para a sua estratégia de marketing, você poderá tornar a sua marca muito mais atrativa da mesma forma.

2 – Conhecimento do público

Além do engajamento, outro retorno bastante valioso da gamificação está em fornecer informações estratégicas sobre o perfil, os interesses e as motivações do seu público. Pense nisso: essas pessoas estarão em contato constante com a interface de jogo que você criou fornecendo dados importantes sobre suas preferências.

A partir dessas informações, você pode elaborar estratégias de marketing cada vez mais persuasivas e certeiras. Basta criar processos focados em captar esses dados, extrair diagnósticos precisos deles e utilizá-los a favor dos seus objetivos.

3 – Resultados de vendas

Ao trazer mais pessoas para terem contato com a sua interface de gamificação, é possível direcionar mais público para o seu funil de vendas. Consequentemente, você pode alavancar os seus resultados de vendas.

Afinal, uma boa estratégia de gamificação é vinculada de forma bem próxima à jornada de compra do seu cliente e aos seus demais planos de vendas. É fundamental que tudo isso funcione em harmonia para gerar mais conversões.

Homem fazendo gesto feliz para seu publico, ele está explicando oque é gamificação.
A gamificação melhora o conhecimento da sua marca

4 – Conhecimento de marca

Ganhar visibilidade deve sempre estar entre os seus objetivos, já que isso contribui para a sua relevância no mercado. A gamificação é uma arma bastante poderosa para ajudar nesse contexto. Já que utiliza um formato inovador para atrair público e mantê-lo em constante exposição à sua marca.

Dependendo dos processos desenvolvidos para o seu jogo, é possível usar o poder do compartilhamento de conteúdo para levar a sua marca a quem é próximo dos jogadores. Isso possibilita a ampliação do seu alcance, consequentemente, trazendo mais audiência para as suas ações.

5 – Melhoria no alcance da campanha

Um dos principais desafios dos profissionais de marketing é conseguir um alcance maior em suas campanhas com o menor custo possível. Sendo assim, através da gamificação é possível melhorar esses números. Afinal um usuário que passa por uma experiência interessante, tem a tendência de compartilhar e dividir a mesma com outros, é uma característica inerente ao ser humano.

No entanto, é importante que a experiência oferecida ao usuário seja realmente diferenciada, sendo que não adianta investir valores altíssimos em uma estratégia de gamificação e ela não for eficiente para chegar onde seu negócio deseja.

6 – Coleta de dados essenciais para a área de marketing

Hoje em dia, muitos usuários estão cansados de preencher formulários na web com seu dados, no entanto esses dados são vitais para o setor de marketing para entender as tendências de consumo e o perfil de quem acessa um determinado conteúdo.

Assim com as técnicas de gamificação, você pode coletar dados de forma mais interativa, e o usuário muitas vezes nem se importa de compartilhar essas informações com você. Então essa estratégia também é muito útil para a coleta de dados online.

Como aplicar a gamificação no seu negócio?

Para que sua estratégia tenha sucesso com a utilização da gamificação, é essencial que sua empresa tenha um planejamento bem estruturado e que as ações sejam muito bem elaboradas. Pensar no seu público alvo, quem você quer atrair para o seu negócio através da sua estratégia.

Além disso, é importante lembrar que a inovação precisa sempre caminhar lado a lado com os seus esforços de marketing. Afinal, são tantas opções de conteúdo na web, que os usuários tornaram-se mais exigentes. Então para sua estratégia se destacar, você precisa estar sempre em constante inovação.

Para aplicar esse recurso de forma eficiente tenha em mente algumas questões na hora de elaborar o seu game:

  • Tenha um sistema de pontuação: Isso garante o engajamento dos usuários;
  • Registre a evolução: Usuários também gostam de acompanhar esse indicador, o que faz com que passem mais tempo na plataforma.
  • Elabore metas secundárias: Elas ajudam a manter o usuário motivado até chegar na meta principal.
  • Ofereça recompensas: Elas são vitais para que o usuário tenha objetivos e se mantenha no jogo.
  • Estimule a competição saudável: O ser humano é competitivo por natureza, então invista neste sentido;
  • Ouça a opinião dos jogadores: É fundamental dar atenção ao feedback dos jogadores, isso ajuda a melhorar sua estratégia e ampliar o seu alcance.

Então agora que você já sabe o que é gamificação e as suas vantagens, considere elaborar um planejamento focado nesse tipo de metodologia para alavancar os seus resultados de marketing.

Enfim, o nosso post foi útil? Continue conferindo maneiras eficazes de alavancar seus resultados. Então veja nosso artigo do blog sobre como fazer a qualificação de leads e aprimorar suas vendas.

Imagens: Controle, público.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017