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Setor Alimentação

Estratégias de marketing online: qual a relevância no setor alimentício?

O setor alimentício, assim como diversos outros setores, viu, nos últimos tempos, a necessidade de se adaptar ao mercado digital. Diante disso, algumas estratégias de marketing ganharam bastante força, como o inbound. Ao qual Podemos definir como uma forma de marketing que utiliza a criação de conteúdo para atrair a atenção do público.

Sendo que, o grande diferencial do inbound marketing está na capacidade de oferecer conteúdos diferenciados e, assim, servir como uma porta de entrada para que potenciais clientes conheçam melhor o trabalho da empresa.

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As estratégias de marketing online são vitais para o sucesso do setor alimentício

Além disso, ele se caracteriza por solucionar uma dor ou necessidade do público. Ou seja, para uma conteúdo ser relevante ele precisa ser um solucionador de problemas. Que, nesse caso, é a busca por informações relevantes dentro do nicho de comidas e bebidas.

Assim, considerando que informar e educar o público é algo essencial no mercado de alimentação, o inbound marketing cai como uma luva para suprir essa necessidade e resolver esse problema, que muitas vezes o usuário nem sabe que existe.

Estratégias de Marketing online para o setor alimentício

Diante desse cenário, a utilização das estratégias de marketing online, são muito úteis para auxiliar empresas do setor alimentício a alavancar seus resultados. Para lhe ajudar a compreender melhor como o marketing digital funciona, listamos alguns benefícios que comprovam a importância de utilizar estratégias de marketing de conteúdo no setor alimentício.

Fique comigo e confira todos os detalhes!

1 – Engajamento com o público

A internet se caracteriza por proporcionar uma relação mais próxima entre a empresa e o seu público. Porém, para que isso funcione de maneira satisfatória, é necessário criar ações e empregar recursos que permitam esse engajamento.

Nesse cenário, utilizar estratégias de marketing de conteúdo é uma excelente alternativa. O próprio conteúdo é uma forma maciça de interação, além de outras técnicas, como as chamadas CTAs (Calls to Action e, em português, chamadas para ação), que motivam que o público tome uma ação sugerida pela empresa, como assinar uma newsletter, deixar um comentário, seguir nas redes sociais, entre outros.

Além disso, ao atrair mais pessoas para o seu site, você cria a possibilidade de interação. No entanto para isso, é importante estar sempre pronto para responder aos comentários, ouvir as dores dos usuários, e interagir com todos os interessados em conhecer a sua empresa.

2 – Presença constante

Citamos, no tópico anterior, que a era digital possibilitou uma relação mais próxima entre as marcas e os consumidores. Mas para que essa ação funcione em longo prazo em qualquer empresa, é necessário estar sempre presente.

Uma maneira de colocar esse fator em prática é estudar o comportamento do consumidor, bem como o alcance das suas postagens, para, assim, criar conteúdos cada vez melhores e mais aprofundados. Ações desse caráter ajudam a cativar o público e a mantê-lo sempre atento aos conteúdos que produzidos.

Em qualquer campo, mas em especial no setor alimentício, seja via blog, redes sociais ou vídeos, a necessidade de manter uma sequência de publicações deve fazer parte da cultura da empresa. Afinal, desse modo, as estratégias de marketing de conteúdo podem ser planejadas com eficácia e trazer resultados melhores.

Por exemplo, caso o seu site se disponha a oferecer dicas de culinária, ou receitas, é imprescindível que elas sejam atualizadas semanalmente e de acordo com o calendário. Por exemplo, aproveitar as épocas de final de ano, para apresentar dicas de organização para a ceia, receitas para a comemoração de ano novo, e assim por diante.

3 – Autoridade no mercado de atuação

pizza - estratégias de marketing para o setor alimentício.
O sucesso dentro do marketing digital está na capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas .

O sucesso dentro do marketing digital está na capacidade de fazer a diferença na vida das pessoas, e não somente em oferecer produtos. Sendo assim, é possível que uma empresa crie um relacionamento mais sólido e seja vista como uma autoridade dentro da sua área de atuação.

Quando um negócio alcança esse patamar, os seus resultados se elevam de maneira natural. Uma explicação para isso está na tendência de as pessoas consumirem mais de quem mostrou ser um especialista em determinado nicho de atuação.

No setor alimentício, isso assume uma importância ainda maior, já que estamos falando de questões como prazer, custo-benefício, segurança e qualidade. Logo, utilizar estratégias de marketing de conteúdo é um caminho seguro para conseguir atingir os objetivos comerciais e conseguir crescer com escalabilidade.

Ser uma referência no segmento de atuação, é ter a certeza de estar sempre entre as primeiras opções os usuários, quando esses necessitarem de auxílio especializado. Então, aproveite as oportunidades que o marketing digital lhe oferece e torne a sua empresa autoridade no setor alimentício.

Como aproveitar ao máximo as estratégias de marketing online?

As questões apresentadas até aqui são apenas a ponta do iceberg, quando se trata de marketing digital. Afinal essas estratégia quando bem desenvolvida pode trazer muitos outros benefícios para a sua empresa. Imagine o seu site se tornar uma referência em decoração festiva, ou receitas? Sendo que quando um usuário precisar de dicas ele recorra imediatamente ao seu blog?

Porém, para que as suas estratégias de marketing sejam assertivas, é fundamental que elas sejam planejadas com critérios. Para isso é importante conhecer a fundo o seu público e qual o direcionamento você deseja alcançar. Então se estiver com dúvidas, ou sem saber que caminho seguir, não exite em buscar ajuda especializada.

Agências de marketing digital, contam com uma equipe de profissonais aptos para analisar e traçar as melhores estratégias para cada segmento de mercado. Assim você não se preocupa com o posicionamento online da sua empresa e tem a certeza de deixar seu negócio em boas mão.

A linkWell é uma empresa especializada em marketing digital, que possui vasto conhecimento do mercado online. Se quiser conhecer melhor nosso trabalho e descobrir mais vantagens que essa escolha apresenta, recomendo que leia nosso artigo especial sobre o tema!

Se desejar também escreva-se no nosso blog e acompanhe todas as novidades dos nossos conteúdos. Estaremos sempre prontos a lhe atender e esclarecer suas dúvidas!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017