Como fazer o gerenciamento de vendas da sua empresa?

Como anda o gerenciamento de vendas da sua empresa? Esse processo é importante porque coordena a sua capacidade de alcançar as metas.

Como anda o gerenciamento de vendas da sua empresa? Esse processo é importante porque coordena a sua capacidade de alcançar as metas com as ferramentas que tem à disposição em seu time comercial.

Por mais que cada empresa, produto e consumidor sejam diferentes, existem passos universais que devem ser seguidos para contar com uma boa estratégia comercial e um gerenciamento de vendas de qualidade.

Ignorar essa postura pode ser prejudicial para os seus resultados, já que impedirá a sua empresa de alcançar todo o potencial comercial que ela tem. Lembre-se de que a ação dos concorrentes não oferecerá tréguas, exigindo de você uma postura sempre estratégica.

Conheça a seguir os passos fundamentais para fazer o gerenciamento de vendas da sua empresa.

Definição de objetivos e metas

Para que seja possível criar uma estratégia, primeiramente, é necessário saber o que você pretende alcançar. A etapa de definição de objetivos e metas é aquela em que você estabelece KPIs, que são os indicadores capazes de apontar o seu sucesso com precisão.

Aliás, essa é a palavra mais importante ao se falar de objetivos. Não se limite a uma meta vaga e imprecisa. É necessário que ela seja indiscutível e não possa ser interpretada de diferentes formas.

Entendimento do produto

Para que seja possível ter um bom gerenciamento de vendas, você e sua equipe precisam ter um entendimento aprofundado sobre o produto que está sendo oferecido. Isso vai além de conhecer as suas características, já que também envolve quesitos como quais necessidades do público ele atende.

Isso fará com que você possa elaborar abordagens cada vez mais persuasivas a respeito dos seus produtos e possa obter resultados cada vez melhores.

Conhecimento do público

Quem é o público consumidor que você pretende atingir com a sua estratégia comercial? Além de compreender o produto, você também precisa conhecer bem o perfil do seu público-alvo, as suas necessidades, motivações e demais características.

Somente assim será possível desenvolver uma estratégia comercial capaz de convencer essas pessoas a respeito do valor do seu produto.

Análise de concorrência

É fundamental olhar para fora da sua empresa e considerar o que os seus concorrentes estão fazendo. As ações deles podem influenciar diretamente a sua capacidade de atingir os objetivos, então não pule esse passo.

O processo de análise de concorrência deve ser constante. Tenha sempre um tempo reservado para considerar as motivações para as ações dessas empresas e como isso transforma a sua estratégia.

Uso da tecnologia

Diversas atividades do dia a dia já foram aprimoradas com o uso de ferramentas inteligentes e isso também vale para o trabalho de gerenciamento de vendas. Atualmente, é possível delegar uma série de tarefas a softwares para ganhar mais produtividade e eficiência.

Um exemplo disso são as ferramentas de captação de leads, que se encarregam de realizar disparos automáticos de e-mail para seus contatos, dependendo do grau de envolvimento deles com a sua solução. É o caso da RD Station, do HubSpot e da Salesforce.

Uma boa estratégia de gerenciamento de vendas é fundamental para qualquer empresa permanecer relevante em seu mercado e alcançar os resultados que deseja. Todo esse processo deve ser constante, ou seja, ser aplicado de maneira contínua e progressivamente aprimorado. Dessa forma, será possível conquistar resultados sempre superiores.

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017