Marketing de varejo: como alinhar as estratégias online e offline?

Marketing de varejo, quanto mais maneiras de atrair o cliente, melhor.Contudo, todas essas possibilidades dificultam o foco da equipe.

A transformação digital certamente tem modificado os hábitos de consumo e de comportamento das pessoas. Assim investir em estratégias de marketing de varejo é fundamental para seu negócio.

Com a chegada das estratégias digitais de divulgação à nossa era, a propaganda tradicional — ou seja, offline — teve que dividir um espaço de investimento que, antes, era somente dela. Isso, claro, não é um problema, afinal, para quem faz marketing de varejo, quanto mais maneiras de atrair o cliente, melhor.

Contudo, todas essas possibilidades dificultam o foco da equipe, fazendo com que não haja um alinhamento entre as estratégias e com que elas não tenham um bom resultado. Pensando nessa dificuldade em mesclar as duas táticas de marketing, neste texto, vamos explicar para você como é possível alinhá-las. Confira!

Qual é a importância de ter estratégias online e offline alinhadas?

De fato, por mais que o marketing esteja cada vez mais digital, é importante destacar que, sem o offline, o primeiro não existiria. A internet trouxe diversas facilidades para as empresas, como uma maior possibilidade de conhecer o seu público, conseguir monitorar as reações com mais precisão e perceber mais o desempenho da marca.

Entretanto, é preciso entender que nem todas as pessoas estão por dentro do que acontece no digital. Além disso, campanhas virtuais segmentadas podem ser boas para atrair uma espécie de público e deixar outros grupos de fora.

Sendo assim, quando destacamos a importância de alinhar as estratégias, é para pensar em ampliar as possibilidades de alcance da mensagem do negócio.

Como alinhar as estratégias no marketing de varejo?

Neste tópico, separamos três maneiras de tornar as estratégias mais unidas. Entenda!

1 – Tenha um planejamento integrado

Saber qual caminho se quer seguir em uma campanha de marketing é fundamental para não perder o foco. Principalmente, quando se pensa em trabalhar com os dois meios — digital e offline.

Primeiro, é fundamental definir qual é o resultado que se quer atingir e, depois, quebrá-lo em pequenas tarefas. Inclusive, é nessa fase que será importante definir como as campanhas digitais estarão interligadas com as offline.

2 – Defina o público em suas estratégias marketing de varejo

Um dos pilares fundamentais do marketing, estudar o público-alvo é uma etapa que deve ser executada em ambas as estratégias. É importante conhecer quais são os hábitos de consumo, quais são as suas aspirações, as dores, o nível de uso das redes etc.

Ter essas informações será de grande valor para definir, com mais certeza, quais mídias utilizar, tanto em relação aos meios digitais quanto em relação às campanhas tradicionais.

3 – Integre as campanhas online e offline

Existem diferentes formas de mesclar os dois tipos de marketing — o princípio é que o que for feito em um deve estar conectado a outro. Sendo assim, é possível usar desde hashtags em panfletos e cartazes até um QR Code que leve o público do espaço físico para uma campanha digital. O importante é ter sempre o preceito de que as duas estratégias precisam fazer sentido juntas.

4 – Documente a sua persona

Conhecer a fundo o seu cliente – seus aspectos socioeconômicos, interesses, hobbies, desejos de compra, hábitos de consumo, necessidades, etc. – é fundamental para que você saiba exatamente como cativá-lo. 

Afinal, se o seu potencial cliente está em peso no Instagram, não faz sentido você gerar conteúdo no Twitter. Se o seu público ouve a rádio da cidade, a sua empresa precisa estar lá. Se ele ama corrida de rua, a sua marca pode criar um evento esportivo anual ou patrocinar um que já exista.

Então, pesquise. Não importa se vai demorar mais um tempo para analisar tudo e montar os perfis de suas personas. Aliás, você pode até terceirizar essa tarefa para alguma empresa especializada. Entender o seu público é estratégico e fará a diferença em todas as suas ações promocionais. 

Como alinhar marketing online e offline?

Ter um alinhamento entre as estratégias online e offline não é complicado, basta estar atento ao mercado e pensar nos seguintes passos:

  1. Lembre-se que não existe marketing, seja online ou offline, sem planejamento; então não esqueça deste passo fundamental.
  2. conheça seu público, inclusive se for mais de um perfil específico e entenda seus hábitos para melhor direcionar suas ações;
  3. tenha em mente que um mesmo grupo de pessoas pode utilizar tanto mídias online quanto offline;
  4. por mais diverso que seja o público, sua empresa é uma só; mensagens discrepantes não são boas para seu branding.

Alinhar o marketing online e offline não é tão complicado, mas certamente exige uma boa dose de conhecimento, planejamento e estratégia. Entenda bem o contexto no qual sua empresa está inserida e desenvolva uma campanha assertiva para ambos os meios.

Quais são as consequências de não alinhar as estratégias de marketing?

A perda de foco e também um menor monitoramento das reações podem ser as consequências de não ter estratégias alinhadas. Afinal, com elas conectadas, é possível direcionar mais as ações e manter o público fidelizado à marca, interagindo constantemente. Essa é uma situação que ajuda a potencializar o alcance.

Ao longo do texto, você viu como mesclar as estratégias offline e online é fundamental para trazer resultados maiores para o marketing de varejo. Além disso, com determinadas táticas, como conhecer o público-alvo e pensar em campanhas integradas em ambos os canais, é possível manter um bom engajamento dos consumidores.

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Imagens: notebook, pessoas, torre.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017