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Marketing digital para pousadas: 7 dicas de para atrair mais hóspedes

O marketing digital transformou a forma de se fazer publicidade nos dia atuais. Isso não é diferente na área de pousadas e hotéis. Por isso, o marketing digital para pousadas é tão importante para o sucesso desse segmento. Digamos que, nesses casos, ele é mais do que uma mera opção e uma necessidade.

Encontrar e ser encontrado por milhares de hóspedes no país inteiro é uma grande vantagem que essa nova forma de marketing trouxe. Porém, é necessário saber as estratégias corretas para aproveitar ao máximo os benefícios do marketing digital para pousadas.

Clientes buscam a melhor experiência quando se trata de pousadas
Clientes buscam a melhor experiência quando se trata de pousadas

Quando um cliente pesquisa ou busca um hotel ou pousada, ele deseja ter a melhor experiência possível, afinal geralmente o intuito é relaxar e descansar. Então analisam, as recomendações e avaliações do estabelecimento com frequência.

Confira a seguir dicas de como o marketing digital para pousadas pode lhe ajudar a otimizar os resultados do seu negócio, e veja porque ele é tão vital para sua pousada.

1. Produza conteúdo de qualidade

Quando falamos em turismo, a busca por informações vai além de saber o preço e a localização das pousadas. As pessoas precisam de algo mais. Nesse sentido, é essencial produzir conteúdo de qualidade e que estejam alinhados com o propósito do seu negócio.

Sendo assim, fica mais fácil suprir a demanda do público. As formas de produzir esses conteúdos são diversas, tais como: blog corporativo, vídeos, newsletter e redes sociais, entre outros.

Elabore posts, informativos que sejam uteis aos turistas, apresentando pontos turísticos, como chegar, como se locomover, onde comer, como se vestir. Você pode inclusive firmar parcerias com restaurantes e bares, para uma divulgação conjunta de informações sobre o local.

2. Tenha um site responsivo e objetivo

Considerando que a maior parte dos acessos é feita via dispositivos móveis, principalmente quando se está em viagem, é fundamental ter um site responsivo. O seus clientes e potenciais clientes, precisam conseguir acessar seu domínio de qualquer lugar. Caso a sua pousada não disponha de um, certamente vai perder muitos pontos e ver os concorrentes levarem vantagem.

Além disso, é preciso ser o mais objetivo possível, afinal a clareza transmitida ajuda na tomada de decisão e mostra mais facilmente as informações que os hóspedes necessitam. Facilite a vida do usuário, deixe as informações relevantes a acesso fácil.

3. Marketing digital para pousada, exige um site com excelente SEO

Otimize o seu site e sai na frente nos sites de busca
Otimize o seu site e sai na frente nos sites de busca

Configurar o SEO é um passo importante para ganhar pontos junto aos mecanismos de busca. Se a sua pousada não está na primeira página, corre o grande risco de não ser descoberta e ver os hóspedes irem para outros lugares.

Alias, pesquisas indicam que dificilmente os clientes passam da segunda página dos mecanismos de busca. Inclusive, os resultados melhores ranqueados, ou seja, que parecem em primeiro, são considerados mais confiáveis.

Quem se preocupa em oferecer uma boa experiência online para o seu público, certamente valoriza cada uma dessas pessoas, o que tende a se repetir durante a experiência presencial.

4. Faça marketing digital para pousadas nas redes sociais

As redes sociais são um campo vasto para atrair novos hóspedes. O marketing digital para pousadas passa muito pelo uso correto delas. Quando falamos em uso correto, estamos falando de monitoramento e relacionamento.

O primeiro diz respeito ao entendimento do comportamento do público nas redes e o segundo em criar um processo interativo que permita atrair e fidelizar essas pessoas.

Assim, não basta ter uma rede social ativa e atualizada, um fator fundamental é oferecer pronto retorno a todos os clientes e potenciais clientes. Tenha pessoas para responder a questionamentos, interaja e crie ferramentas de interação com o seu público.

5. Invista em AdWords

Em um tópico anterior, citamos a importância de configurar o SEO para ranquear bem nos mecanismos de busca. Ali, falamos basicamente de uma estratégia de tráfego orgânico. Outra forma de ganhar destaque no Google é investir em campanhas pagas (Google AdWords).

Muitas pousadas e hotéis deixam de investir nesse tipo de divulgação por temerem os riscos do investimento e também por não saberem como tirar o devido proveito dele.

No entanto, uma campanha bem estruturada pode maximizar os resultados. Lembra que falamos em aparecer na primeira página dos mecanismos de busca? Anúncios podem ser um excelente opção para conseguir.

6. Faça o cadastro da sua pousada no Google Meu Negócio

Uma das fortes tendência em marketing digital para 2020 é a ampliação do Google Meu Negócio . Essa ferramenta é gratuita e pode gerar muito trafego para o seu negócio, uma vez que apresenta as empresas sempre que o usuário estiver nas imediações.

Então invista nesta ferramenta, mantenha seu cadastro atualizado e inclua informações relevantes para o público. Quando se trata de turistas, estar presente no Google Meu Negócio, pode garantir que sua pousada seja uma boa opção de escolha para o cliente.

7 – Contrate auxílio de especialistas

Nossa última dica é contar com ajuda especializada, especialmente de uma agência que tenha experiência em marketing digital para pousadas. Assim você pode monitorar os resultados e cobrar eficiência nas ações.

Contando com especialistas para cuidar do seu negócio, você pode focar no que realmente importa, que é cuidar dos seus hóspedes, e deixar a captação destes com quem entende. Além é claro de ter a certeza de deixar sua pousada em boas mãos.

Como escolher a melhor agência para o marketing digital para pousadas?

Se você se interessou pelo assunto e quer investir em marketing digital para sua pousada, saiba que existem diversas agência no mercado que podem lhe atender. No entanto, para fazer uma boa escolha, uma alternativa é buscar quem já tem experiência neste segmento, e que já conhece o caminho das pedras.

Acesse o site e veja cases de sucesso da agência, em especial no ramo hoteleiro. Assim você tem uma noção de como a agência pode gerenciar o seu negócio e quais resultados você obterá. Indicações de outras pousadas também é relevante, já que ninguém melhor do que quem já utilizou os serviços para atestar sua qualidade.

Ficou interessado, e quer saber mais sobre marketing digital para pousadas. Entre em contato conosco, conheça nossa metodologia. Tenho certeza que podemos formar uma excelente parceria.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017