Marketing local: quais os ganhos para a sua empresa?

O marketing local é um conjunto de ações e estrategias elaboradas com o propósito de divulgar produtos ou serviços dentro de um perímetro delimitado.

O marketing local tem a capacidade de oferecer respostas imediatas para melhor o seu negócio.

O marketing local é um conjunto de ações elaboradas com o propósito de divulgar produtos ou serviços dentro de um perímetro delimitado geograficamente. Esse perímetro pode ser um bairro, uma cidade, uma região, entre outros.

Assim, montar uma estratégia de marketing local se mostra bem adequado para pequenas empresas. Este formato pode atrair clientes que estão perto de onde o negócio se localiza. Ou seja, clientes que podem se tornar consumidores frequentes.

Além disso, para aproveitar todo o poder do marketing local, é preciso investir corretamente em algumas ações. Listamos abaixo quais são elas. Prossiga a leitura e descubra!

Invista em segmentação

Mais do que buscar atrair pessoas que estão próximas, é necessário saber quais delas têm, de fato, potencial para se tornarem clientes.

Muitas empresas têm medo de definir um público-alvo tão segmentado em um universo mais reduzido, mas investir em segmentação é necessário para qualificar o processo de divulgação.

O sucesso de uma estratégia não está na quantidade de pessoas atingidas pela sua publicidade, e sim no número de conversões geradas a partir disso. Portanto, investir em quem tem mais condições de comprar é crucial para ter sucesso em qualquer tipo de divulgação, inclusive no marketing.

O sucesso de uma estratégia pelo número de conversões geradas.
O sucesso de uma estratégia pelo número de conversões geradas.

Priorize clientes

Ampliando o conceito apresentado anteriormente, após identificar o perfil ideal de cliente, é válido priorizar aqueles que são mais fiéis.

Dessa maneira, é possível incluir, em sua campanha de marketing local, uma pequena estratégia de divulgação direcionada para essa base específica de clientes.

Dentre as ações presentes nessa estratégia, estão: oferta de descontos e benefícios, promoções especiais, informações sobre a chegada de novos produtos e condições de pagamento diferenciadas.

É claro que todas elas precisam ser bem estudadas e definidas conforme os seus interesses e possibilidades, tornando, assim, o uso do marketing local ainda mais consistente.

Use ferramentas de marketing digital

As formas de fazer marketing local são várias e vão desde ferramentas offline, como mídia impressa e telefonemas, até o uso de ferramentas de marketing digital. Essa última opção, inclusive, precisa estar presente na estratégia por facilitar o alcance de resultados e ampliar a divulgação.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível encontrar muitas pessoas que se encaixam no perfil de cliente ideal, residem próximo e ainda não conhecem o seu negócio.

O mesmo vale para uma estratégia de tráfego orgânico e também pago, visto serem o Google e outros buscadores as fontes mais utilizadas para pesquisar negócios em uma determinada região.

As formas de fazer marketing local são várias e vão desde mídia impressa até telefonemas.
As formas de fazer marketing local são várias e vão desde mídia impressa até telefonemas.

Principais vantagens do marketing local

As vantagens do marketing local são muitas, por isso listamos abaixo as mais importantes. Confira!

1. Personalização da sua divulgação

Criar uma estratégia digital mais personalizada é ter em mãos um recurso diferenciado para obter resultados melhores. A personalização e o marketing local andam juntos, pois a segmentação e a capacidade de oferecer soluções específicas são elementos necessários para ter sucesso na venda de produtos e serviços em uma determinada região.

Inclusive, oferecer soluções únicas é a principal vantagem competitiva para vencer a concorrência. Está que em muitos casos, está na porta ao lado. Usar o marketing local é uma maneira de fazer com que as pessoas saibam dessa capacidade. E optem por procurar a sua empresa em vez de outra.

A proximidade facilita grande parte das tarefas diárias.

2. Proximidade com o cliente

A proximidade facilita grande parte das tarefas diárias e, em termos de compras, isso não é diferente. Diante disso, é altamente recomendado ter uma estratégia focada em atrair pessoas de regiões próximas. O que se torna possível com o investimento em marketing local.

Uma ferramenta muito útil que sua empresa pode utilizar para se promover localmente é o Google Meu Negócio. Em suma, trata-se de uma ferramenta de localização e informação que apresenta aos usuários as empresas das redondezas que oferecem o serviço procurado.

Para saber mais confira também: Google Meu Negócio: Quais os principais benefícios da ferramenta.

3. Respostas imediatas

Ao saberem que determinado local próximo oferece a solução buscada, os clientes tendem a ir rapidamente a ele. Ampliando, assim, as chances de fechar negócio. Assim, não é exagero dizer que o marketing local é uma das formas de divulgação com maior capacidade de respostas imediatas.

Imagine por exemplo, um viajante que precisa realizar um reparo no carro para seguir viajem. Ao buscar por mecânicas, sendo que não conhece a região, com certeza irá optar por uma empresa que tem mais visibilidade. Aliás, o fato de sua empresa estar disponível no meio digital, transmite maior confiabilidade dos seus serviços e produtos.

4. Uso da Geolocalização

Através do marketing local, é possível criar campanhas de SMS por exemplo, com o uso da geolocalização. Assim você pode enviar uma mensagem a um grupo de usuários que estão nas imediações. Você pode determinar a localização e o perfil que deseja atender, direcionando a campanha para o seu público alvo.

Veja como exemplo, um posto de gasolina que está com um promoção de combustível. Ao utilizar essa ferramenta, pode atrair clientes que estejam passando nas proximidades e que talvez nem precisem necessariamente do produto naquele momento.

Diante do panorama exposto, o marketing local se mostra uma ferramenta completa para impulsionar o seu negócio e imprescindível para quem deseja ampliar sua atuação de forma regional. Sendo, bastante indicado indicado para empresas que planejam aumentar suas conversões. Além disso, fidelizar o público sem ter que investir um grande montante financeiro.

Se você tem um empresa, em especial negócios de pequeno e médio porte, em âmbito regional e que maximizar seus resultados. Aposte nessa estratégia, com certeza vai auxiliar sua empresa a crescer.

Então, e você, o que acha do marketing local? Já utiliza essa estratégia na sua empresa? Se quiser saber mais sobre esse assunto entre em entre em contato conosco e conheça nossa metodologia de trabalho. E não esqueça de deixar o seu comentário, a sua opinião é muito valiosa para todos nós!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017