Marketing nas redes sociais: confira o que NÃO fazer!

Já ouviu falar de marketing nas redes sociais. Mas será que você sabe como executar estratégias adequadamente? Saiba mais neste post.

Certamente você já ouviu falar que marketing nas redes sociais é fundamental para o sucesso do seu negócio online. Mas será que você sabe o que não fazer nas redes sociais? Venha conferir!

Você, certamente, já ouviu falar de marketing nas redes sociais. Mas será que você sabe como executar estratégias adequadamente? Afinal, para ter sucesso nessa hora, não basta ser superficial. É preciso investir em engajamento e realizar as atividades certas on-line.

Não é incomum encontrar gestores experientes em suas funções, mas que temem errar na hora de lidar com as mídias sociais. Apesar de muitos não saberem disso, é fundamental estar presente nas redes — tanto nas de grande porte quanto nas de nicho.

Se você deseja saber o que é preciso evitar ao fazer marketing nas redes sociais, não se preocupe. Neste artigo, vamos falar sobre esse assunto!

Qual é a importância de uma boa gestão de redes sociais?

Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat. É certo que você já ouviu falar — e até mesmo já usou — pelo menos uma delas. No entanto, quando falamos de empresas on-line, não podemos imaginar que sua atuação nas redes sociais é igual àquela de um usuário em seu perfil pessoal. Existem alguns fatores que as organizações devem levar em conta e eles serão apresentados a seguir.

Redes sociais de nicho

Apesar das redes sociais de grande porte citadas, as dicas a seguir valem também para as redes sociais de nicho. Essas são aquelas focadas em segmentos específicos do mercado e que reúnem pessoas que buscam por serviços pontuais. Para delimitar em quais redes é preciso estar presente, conhecer seu público é fundamental.

Segmentar a sua área de atuação pode ser uma boa estratégia para não cair nas armadinhas que o meio digital impõe. Por exemplo, o Linkedin é uma rede social excelente para networking, mas se o seu foco é venda de produtos talvez não seja o melhor lugar para apostar suas fichas.

Além disso existem algumas redes socais específicas para determinados segmentos, como para a área da tecnologia, gestão de pessoas entre outros. Então encontrar o seu espaço é o primeiro passo para ter estratégias bem alinhadas nas redes sociais.

O que evitar em uma estratégia de marketing nas redes sociais?

Algumas regras são ouro na hora de lidar com o marketing nas redes sociais. Além de buscar compartilhar conteúdos de qualidade e engajar seu público a responder e relacionar-se com sua empresa, é imprescindível saber o que não fazer nesse momento.

1 – Discutir com seguidores nos comentários

Existe uma diferença muito grande entre comentários maldosos e feedbacks aproveitáveis. Ainda que seja fundamental escutar o que seus clientes têm a dizer sobre seus serviços, nem sempre vale a pena responder a toda e qualquer crítica. Saiba separar seu público-alvo de pessoas que não buscam contribuir para seu crescimento.

Em algumas redes, como o Instagram, é possível identificar o perfil de seu público de maior acesso por meio do próprio aplicativo. Clique em “informações” e veja se o consumidor em questão faz parte daqueles que você deseja atingir. Se sim, elabore uma resposta educada e que demonstre interesse no feedback. Caso contrário, é melhor ignorar.

2 – Não estabelecer um cronograma de postagens

Postar apenas quando está com tempo ou vontade, certamente, é um comportamento a ser evitado nas redes sociais. Ao buscar engajamento, dois dos pontos a serem priorizados são a constância e a consistência. Elabore um cronograma de postagens baseado nas dores de seu público. Em seguida, monitore-o para conferir se ele realmente está funcionando.

Não se esqueça que online, a constância é fundamental, afinal quem não é visto, tão pouco é lembrado. Se os seus seguidores não receberem notícias suas com frequência irão perder o interesse e passar a seguir outras empresas, quem sabe até o seu concorrente.

3 – Focar apenas propagandas

O marketing nas redes sociais é uma ferramenta perfeita para quem deseja converter e qualificar leads. Para transformar curiosos em potenciais clientes, é preciso mais do que superficialidade. É importante visar à construção de um relacionamento com eles! Se você apenas publicar propagandas, ofertas e descontos, obterá grandes volumes de curtidas e comentários, contudo, não garantirá uma gama de clientes fiéis. Equilíbrio é tudo!

4 – Não educar seu público

Um dos pilares do marketing digital, especialmente aliado ao Inbound Marketing, é agregar valor aos seus serviços por meio da educação de seu público-alvo. Use suas redes para encaminhar seus consumidores para postagens ricas feitas em seu site ou blog. Assim, você cuidará de sua imagem, fidelizará clientes e garantirá que eles conheçam sua autoridade no assunto.

5 – Não pensar nos seus conteúdos e imagens

Nas redes sociais, tudo está exposto o tempo todo, então é primordial pensar com cautela na imagem que sua empresa quer transmiti. Em especial no seu perfil comercial ou corporativo. Assim fotos inadequadas, podem manchar sua reputação.

Lembre-se que mesmo que você tenha um perfil pessoal, ele sempre estará associado a imagem da sua empresa. Então cuidar também do que você posta em sua rede privada é fundamental. Com as redes sociais hoje é impossível separar as duas coisas.

6 – Expor opiniões polêmicas

Da mesma forma que você precisa cuidar com a sua imagem, também precisa tomar cuidado com os seus posicionamentos. Temas polêmicos, como política, religião e afins devem ser deixados para discutir em locais mais reservados. Não abrace bandeiras que não quer vincular a imagem da sua empresa. Caso tenha interesse em manifestar suas opiniões, certifique-se de que as fontes são confiáveis.

Uma das melhores formas de começar a utilizar as mídias a seu favor é sabendo o que não fazer ao lidar com elas. Com as dicas acima, você poderá montar estratégias de marketing nas redes sociais de forma muito mais organizada e com sucesso. Aposte nelas!

Então gostou de aprender mais sobre como não errar nas redes sociais? Se você deseja garantir ainda mais dicas por e-mail, não deixe de assinar nossa newsletter!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017