Marketing no Google Maps em Curitiba: Dicas valiosas para você aplicar no seu negócio

Neste texto falaremos sobre Marketing no Google Maps e como essa ferramenta, aliada a estratégias de marketing digital consolidadas

Marketing no Google Maps é uma estratégia bastante interessante se você deseja que sua empresa apareça no mapa literalmente. Veja algumas dicas valiosas para aplicar no seu negócio.

Porque utilizar Marketing no Google Maps? Negócios locais são extremamente importantes para a economia. Seja porque são iniciativas de grande parte da população que empreende no Brasil, seja porque sua existência é exemplo de como o localismo e a proximidade com os clientes oferece um tipo novo de experiência.

Em tempos de crise, a existência desses negócios se mostra ainda mais relevante, pois são eles que mais têm potencial de reinventar-se e passar por dificuldades. Nesse sentido, o Google, uma das maiores empresas do mundo, oferece diversas ferramentas muito úteis para negócios locais, entre elas o Google Maps.

Neste texto falaremos sobre Marketing no Google Maps e como essa ferramenta, aliada a estratégias de marketing digital consolidadas, pode ajudar negócios locais a aumentarem seu público e tornarem-se ainda mais relevantes em sua região. Acompanhe!

Criando uma estratégia de marketing no Google Maps

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing pelo Google Maps é entender seus objetivos. Nesse caso, é aumentar a visibilidade do negócio por meio de pesquisa e geolocalização, e fortalecer estratégias de promoção e relacionamento com seus clientes. Para ajudar nisso, listamos, a seguir, dicas para colocar isso em prática e fazer marketing no Google Maps.

# Cadastre a empresa no Google Meu Negócio

O primeiro passo para o Google encontrar o que está cadastrado em sua base de dados é fazer um registro do seu negócio na internet. Hoje, a melhor forma de fazer isso é cadastrando a empresa no Google My Business, ou Google Meu Negócio.

A ferramenta foi criada para permitir que sua empresa gerencia suas localizações físicas (se tiver mais de uma) para pesquisas. Se você possuir uma matriz e duas filiais, por exemplo, pode cadastrar todos esses endereços e fazer com que todos sejam encontrados nas pesquisas pelo seu negócio.

# Escolha uma boa imagem no Street View

Um bom marketing no Google Maps inclui escolher uma bela imagem da sua empresa para ser exibida junto com a localização. Seja criativo, mas pense em qual é a melhor estratégia nesse caso. Fotos da fachada podem facilitar clientes a encontrarem sua empresa. Por outro lado, fotos internas fazem a diferença quando a escolha do cliente se baseia no ambiente. Em um bar, por exemplo.

Um problema que pode acontecer é a imagem da sua empresa que foi feita no Street View esteja desatualizada e, até mesmo, mostrando uma antiga empresa no lugar. Para resolver isso, desloque seu marcador um pouco ao longo da rua até fazer com que essa imagem suma, dando lugar para a imagem que você escolheu.

# Peça reviews e comentários aos clientes

Uma das funções da ferramenta de pesquisa do Google Maps é permitir que os usuários avaliem a empresa e deixem comentários em relação aos serviços prestados. Essas notas também impactam os resultados das pesquisas sobre sua empresa.

Quanto mais classificações altas e comentários positivos, mais qualidade o seu serviço demonstra para o Google, sendo mais provável que ele indique sua empresa com mais frequência, trazendo novos clientes.

Informe seus clientes da possibilidade de fazer esse review e peça que eles classifiquem seu serviço e, se quiserem, façam comentários a respeito. Lembre-se, é claro, de manter sempre um atendimento excelente para que esse retorno seja mesmo positivo.

# Faça otimizações em SEO

O marketing no Google Maps depende muito, como já explicamos, da sua base de dados para pesquisa no Google. Esse trabalho começa com o cadastro no Google Meu Negócio, que permite às pessoas verem seu endereço e horários de funcionamento, por exemplo, e vai até a otimização de SEO do seu site para conseguir resultados melhores.

Sim, o SEO tem muita relevância na decisão do Google de destacar ou não seu negócio em uma busca local. Afinal, apenas alguns dos locais próximos são mostrados, e quanto melhor for seus esforços em SEO, melhores as chances de aparecer. Pesquise sobre as melhores estratégias de SEO local e comece a trabalhar nelas o quanto antes.

# Não deixe as informações desatualizadas

Esse é um dos erros mais graves que podem ser cometidos no Google Meu Negócio. Deixar informações desatualizadas ou erradas, principalmente as que dizem respeito aos contatos da empresa, significa perda de clientes.

Por isso, seja atencioso e deixe todas as informações sempre atualizadas, pois são muitas as chances de venda que podem ser perdidas por conta de um e-mail ou telefone errado, por exemplo.

O marketing no Google Maps é apenas o primeiro passado para sua estratégia digital. Para entender como o marketing online pode ajudar seu negócio local e quais as tendências para 2020, leia mais neste artigo!

Gostou do nosso artigo? Então que tal acompanhar nossas postagens e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital, inscreva-se e receba nossas notificações de conteúdos.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017