Melhore seus resultados em 2020 com marketing online

O marketing online é fundamental hoje para o sucesso de qualquer negócio. Se sua empresa não atua online, ele irá melhorar seus resultados.

O marketing online é fundamental nos dias atuais para o sucesso de qualquer negócio. Mesmo que sua empresa não atue online, ele pode ajudar a melhorar os seus resultados.

Ninguém mais vive sem internet não é mesmo? Todas as nossa atividades diárias estão ligadas de certa forma ao mundo digital. Seja em através do Smartphone, pelo notebook, tablet e até mesmo pela sua televisão.

Da mesma forma, para um negócio ter sucesso e expandir seus resultados é vital estar presente na web. Afinal quem não é visto, não é lembrado. Nesse post vamos lhe apresentar dicas para utilizar o marketing digital e melhorar seus resultados em 2020.

Venha conferir comigo!!

Palavras marketing online
O marketing online leva seu negócio a outro patamar. Ao alcance de um clique

Dicas para melhorar seu negócio com o ajuda do marketing online

Em primeiro lugar é importante ressaltar que o marketing online leva seu negócio para um novo patamar, podendo ser encontrado por clientes potenciais em qualquer lugar. Tudo isso ao alcance de um clique.

Mas para isso é importante estar preparado, uma vez que a concorrência online é cada vez maior, e diariamente novos conteúdos e materiais surgem a disposição do usuário.

Assim realizamos um levantamento de algumas dicas que podem fazer a diferença para sua empresa se destacar na web em 2020, confira:

1 – Tenha seu próprio domínio

A primeira coisa para quem quer mergulhar no marketing online é garantir que sua empresa tenha seu próprio domínio. Embora você possa utilizar as redes sociais para divulgar seus serviços e produtos, elas oferecem restrições, além disso, as configurações podem mudar a qualquer momento. Então ter o seu próprio site ou blog é essencial para começar a construir sua estratégia de marketing digital.

Hoje em dia, existem várias plataformas que oferecem sites gratuitos, como o WordPress que oferece ótimas ferramentas para ajudar na sua estratégia. Porém, se for possível recomendamos que você tenha um domínio pago, assim terá muito mais opções a sua disposição.

Quanto ao site o mais importante é que ele seja relevante para o seu público. Conteúdos de qualidade, de fácil navegabilidade e que tenha um design responsivo, ou seja, que possa ser acessado de qualquer dispositivo vinculado a internet.

2 – Defina sua persona

A Persona, é um personagem fictício criado com base no público-alvo do seu negócio que irá auxiliar a direcionar suas estratégias de marketing digital. Neste momento você deverá definir dados métricos, como idade, localidade, gênero, estado civil, onde trabalha, se estuda, entre outros.

E também dados comportamentais, como quais são seus hobbies, sua preferências e hábitos de consumo. Esse perfil irá determinar seu planejamento e também a criação de conteúdos para o seu site. É fundamental que ele esteja bem alinhado com as estratégias da sua empresa.

3 – Produza conteúdos relevantes para suas estratégias de marketing online

A melhor forma de atrair pessoas para o seu site é através de conteúdos relevantes. Com base na sua persona, definir conteúdos que esse público irá demonstrar interesse e invista em materiais de qualidade. 

Outra dica importante é tentar trazer sempre uma solução a um problema do usuário, como por exemplo, se você tem um site direcionado para noivas, apresentar dicas de maquiagem, decoração para festa, roteiros de viagens de lua de mel.

O marketing de conteúdo, ajuda a construir tráfego orgânico para o seu site, ou seja, gratuito. É uma etapa fundamental em qualquer estratégia de marketing para web.

4 – Utilize a estratégia do funil de vendas

O processo que o usuário passa desde que conhece sua marca até a concretização de uma venda, é chamado de Funil de Vendas. Ele é dividido por estágios, de acordo com o comportamento do potencial cliente. Assim cada uma desses estágio precisa ter um conteúdo diferente.

Veja alguns exemplo:

  • Topo do funil, quando o cliente tem o primeiro contato com a sua empresa. Produza conteúdos como artigos, vídeos, e-books, que vão despertar o interesse no usuário pela sua marca;
  • Meio do funil, onde o usuário busca informações mais detalhadas e já conhece sua marca. Aqui exemplos são, webinar, e-books mais específicos.
  • Fundo do Funil, é onde o usuário precisar esclarecer as últimas dúvida para a decisão da compra. Aqui você irá apresentar seus produtos e seus diferenciais, depoimentos de clientes que já compraram, entre outros.
Desenho de um funil de vendas, e uma mão desenhando
O processo pelo qual o cliente paga até a finalização da compra, chamamos funil de vendas

5 – Invista em marketing online pago

Embora o marketing de conteúdo, possa trazer bons resultados de forma orgânica, o ideal é sempre trabalhar também com alguns investimentos pagos. Por exemplo, no facebook, os anúncios podem ser muito interessantes para construir a autoridade da sua sua empresa. No entanto, para que suas estratégia seja efetiva, você precisa investir na ferramenta. Da mesma forma, anúncios no Google Ads são ótimos para apresentar seu produto na web, e os retornos geralmente são muito bons.

6 – Apareça nas redes sociais

Você sabia que para um cliente comprar um produto geralmente ele precisa ter contato com a marca pelo menos três vezes? Então, para ampliar a sua visibilidade é importante que sua empresa esteja nas redes sociais. Elas movimentam milhares de usuários todos os dias e são uma excelente vitrine.

No entanto, não basta estar nas redes sociais, você precisa ser ativo, criar conteúdos relevantes com frequência e gerar interação dos usuários. Suas postagem precisam incentivar as pessoas a compartilharem e comentarem, isso ajuda a melhorar seu posicionamento online. 

Da mesma forma, todos os contatos devem ser brevemente respondidos e atendidos, assim você cria uma proximidade maior com seus clientes e atrai potenciais clientes também.

7 – Conte com ajuda especializada

Por último, a dica que não poderíamos deixar de dar é que se você deseja bons resultados, busque ajuda especializada. Uma boa agência de marketing digital pode pensar nas melhores estratégias para o seu negócio, e oferecer dicas para deixar o seu site e suas redes sociais com a melhor aparência para atrair seus clientes.

Além disso, especialistas irão ajudar a elaborar um plano com as estratégias mais assertivas para o seu modelo de negócio: Com site, E-mail marketing, Gestão de redes Sociais, Produção de conteúdo entre outros. Além disso, você poderá cobrar os resultados com mais propriedade e deixa sua equipe de vendas com o foco específico no que mais interessa.

Se ficou interessado e quer começar sua estratégia de marketing para web, entre em contato conosco, ou deixe um comentário!

Imagens: Palavras, Funil de vendas.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017