O que é EdgeRank e qual sua importância!?

EdgeRank é o algoritmo do feed de notícias do Facebook, responsável por filtrar as publicações e priorizar o que é relevante para cada usuário.

Em suma, Quem trabalha com marketing digital, já deve ter estudado alguma coisa sobre os algoritmos das redes sociais. Assim o Facebook também tem o seu! O EdgeRank é o algoritmo que determina como os posts de uma Página alcançarão os usuários do Facebook.

Contudo, por trás desse algoritmo que define o que você vê na timeline, tem uma lógica e inteligência expressa por números. Entender o que é o EdgeRank e como ele funciona pode te ajudar a moldar sua estratégia no Facebook de forma a usar o algoritmo a seu favor.

Assim, para calcular a relevância de um conteúdo para o usuário do Facebook, o EdgeRank leva em consideração 3 fatores: afinidade, relevância e tempo. Se ficou interessado, vem comigo e saiba mais,

Algoritmo do facebook

O que é o EdgeRank?

Primeiramente o EdgeRank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página.

O EdgeRank é um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. É baseado nele por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos fãs da página.

Contudo, através do EdgeRank, cada post que é publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo. Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele.

O EdgeRank funciona como um termômetro dos posts no Facebook. Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketing dedicamos um módulo inteiro à sua discussão.

Como funciona o EdgeRank?

O algoritmo do Facebook leva em conta 3 grandes fatores: afinidade, relevância e tempo. Confira cada um deles:

1 – Afinidade

Já percebeu que as notícias de alguns amigos e páginas aparecem muito mais do que outros? Isso acontece pela afinidade.

Através do quanto os dois lados interagem (visitando o perfil/página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando), o Facebook determina um grau de afinidade que tem grande peso nas publicações.

2 – Relevância

Assim que uma nova publicação é feita, apenas os que tem mais afinidade visualizam. De acordo com a receptividade dessas pessoas (o quanto clicam, curtem, comentam ou compartilham) a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.

Além disso, diferentes tipos de publicação possuem diferentes relevâncias. De acordo com testes, as fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links, por exemplo. Publicações através da própria página do Facebook também são mais relevantes que publicações através de aplicativos de terceiros.

3 – Tempo

Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.

Também faz sentido, pois quando você começa a entender o que é EdgeRank, não demora a perceber que é uma forma de obrigar os usuários, e principalmente as páginas, a produzirem conteúdo constantemente.

Como melhorar o EdgRank

# Use imagens e vídeos

As imagens e vídeos não só possuem uma relevância maior como, em função das cores e do tamanho que ocupam no feed de notícias, acabam chamando muito mais a atenção do usuário. Isso aumenta a probabilidade de cliques, curtidas e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante e alimentando o círculo virtuoso.

# Faça perguntas

Perguntas têm por natureza a responsividade, a interação, exatamente o que precisamos para aumentar a relevância da publicação.

Pedir opinião sobre algo, questionar as preferencias dos fãs, fazer um Quiz, desafio ou preencher a lacuna são algumas formas válidas de fazer as pessoas interagirem.

# Incentive a Interação

Da mesma forma que usamos o Call to Action em nossas peças publicitárias, essa é uma prática também válida em termos de posts no Facebook.

É sabido que com um pedido de interação facilita bastante essa atitude. Em blogs usamos muito essa técnica, solicitando um comentário ao final do post. Adote essa estratégia também no Facebook.

# Escolha adequadamente o horário

Sabe aqueles horários em que os seguidores da sua página estão mais ligados? Eles são os melhores para publicar.

Uma boa maneira de descobrir quais são eles é verificar no relatório de posts por dia e hora da mLabs. O mais legal desse relatório é que ele te dá dados de acordo com o comportamento da sua audiência, e não algo genérico.

# Publique periodicamente

Equilibrar a quantidade de posts publicados é fundamental. Se forem muitos, os usuários podem se irritar com o volume e deixar de seguir a página. Se forem poucos, suas chances de ser relevante pelo critério de cronologia serão menores.

Para descobrir a frequência ideal das páginas que você gerencia, o ideal é fazer testes. Se você posta uma vez por semana, aumente para duas e analise os resultados orgânicos. E vá fazendo isso até perceber uma queda significativa. Esta provavelmente será sua melhor frequência.

Mas, nunca se esqueça: poste conteúdos relevantes e nativos! Caso contrário, seus resultados poderão cair pela baixa qualidade do conteúdo, e não porque você encontrou a melhor frequência. 

# Mensure no Insights

O Facebook oferece uma ótima opção de análise, o Insights, que mostra quanto cada publicação foi visualizada, teve cliques e interações.

Estando logado como administrador da página, basta adicionar /insights ao final do endereço da página para acessá-lo. No nosso caso, por exemplo, esse endereço seria facebook.com/ResultadosDigitais/insights.

Por mais que existam algumas indicações e boas práticas, cada caso é diferente e pode ter demandas específicas. Testar e analisar de forma mais cientifica os experimentos é a melhor forma de encontrar que funciona e o que não funciona para sua empresa.

Então, agora que você já entendeu o que é e como funciona o EngeRank, que tal melhorar sua estratégia de divulgação no facebook? Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017