EdgeRank é o algoritmo do feed de notícias do Facebook, responsável por filtrar as publicações e priorizar o que é relevante para cada usuário.
Em suma, Quem trabalha com marketing digital, já deve ter estudado alguma coisa sobre os algoritmos das redes sociais. Assim o Facebook também tem o seu! O EdgeRank é o algoritmo que determina como os posts de uma Página alcançarão os usuários do Facebook.
Contudo, por trás desse algoritmo que define o que você vê na timeline, tem uma lógica e inteligência expressa por números. Entender o que é o EdgeRank e como ele funciona pode te ajudar a moldar sua estratégia no Facebook de forma a usar o algoritmo a seu favor.
Assim, para calcular a relevância de um conteúdo para o usuário do Facebook, o EdgeRank leva em consideração 3 fatores: afinidade, relevância e tempo. Se ficou interessado, vem comigo e saiba mais,

O que é o EdgeRank?
Primeiramente o EdgeRank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página.
O EdgeRank é um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. É baseado nele por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos fãs da página.
Contudo, através do EdgeRank, cada post que é publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo. Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele.
O EdgeRank funciona como um termômetro dos posts no Facebook. Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketing dedicamos um módulo inteiro à sua discussão.
Como funciona o EdgeRank?
O algoritmo do Facebook leva em conta 3 grandes fatores: afinidade, relevância e tempo. Confira cada um deles:
1 – Afinidade
Já percebeu que as notícias de alguns amigos e páginas aparecem muito mais do que outros? Isso acontece pela afinidade.
Através do quanto os dois lados interagem (visitando o perfil/página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando), o Facebook determina um grau de afinidade que tem grande peso nas publicações.
2 – Relevância
Assim que uma nova publicação é feita, apenas os que tem mais afinidade visualizam. De acordo com a receptividade dessas pessoas (o quanto clicam, curtem, comentam ou compartilham) a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.
Além disso, diferentes tipos de publicação possuem diferentes relevâncias. De acordo com testes, as fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links, por exemplo. Publicações através da própria página do Facebook também são mais relevantes que publicações através de aplicativos de terceiros.
3 – Tempo
Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.
Também faz sentido, pois quando você começa a entender o que é EdgeRank, não demora a perceber que é uma forma de obrigar os usuários, e principalmente as páginas, a produzirem conteúdo constantemente.
Como melhorar o EdgRank
# Use imagens e vídeos
As imagens e vídeos não só possuem uma relevância maior como, em função das cores e do tamanho que ocupam no feed de notícias, acabam chamando muito mais a atenção do usuário. Isso aumenta a probabilidade de cliques, curtidas e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante e alimentando o círculo virtuoso.
# Faça perguntas
Perguntas têm por natureza a responsividade, a interação, exatamente o que precisamos para aumentar a relevância da publicação.
Pedir opinião sobre algo, questionar as preferencias dos fãs, fazer um Quiz, desafio ou preencher a lacuna são algumas formas válidas de fazer as pessoas interagirem.
# Incentive a Interação
Da mesma forma que usamos o Call to Action em nossas peças publicitárias, essa é uma prática também válida em termos de posts no Facebook.
É sabido que com um pedido de interação facilita bastante essa atitude. Em blogs usamos muito essa técnica, solicitando um comentário ao final do post. Adote essa estratégia também no Facebook.
# Escolha adequadamente o horário
Sabe aqueles horários em que os seguidores da sua página estão mais ligados? Eles são os melhores para publicar.
Uma boa maneira de descobrir quais são eles é verificar no relatório de posts por dia e hora da mLabs. O mais legal desse relatório é que ele te dá dados de acordo com o comportamento da sua audiência, e não algo genérico.
# Publique periodicamente
Equilibrar a quantidade de posts publicados é fundamental. Se forem muitos, os usuários podem se irritar com o volume e deixar de seguir a página. Se forem poucos, suas chances de ser relevante pelo critério de cronologia serão menores.
Para descobrir a frequência ideal das páginas que você gerencia, o ideal é fazer testes. Se você posta uma vez por semana, aumente para duas e analise os resultados orgânicos. E vá fazendo isso até perceber uma queda significativa. Esta provavelmente será sua melhor frequência.
Mas, nunca se esqueça: poste conteúdos relevantes e nativos! Caso contrário, seus resultados poderão cair pela baixa qualidade do conteúdo, e não porque você encontrou a melhor frequência.
# Mensure no Insights
O Facebook oferece uma ótima opção de análise, o Insights, que mostra quanto cada publicação foi visualizada, teve cliques e interações.
Estando logado como administrador da página, basta adicionar /insights ao final do endereço da página para acessá-lo. No nosso caso, por exemplo, esse endereço seria facebook.com/ResultadosDigitais/insights.
Por mais que existam algumas indicações e boas práticas, cada caso é diferente e pode ter demandas específicas. Testar e analisar de forma mais cientifica os experimentos é a melhor forma de encontrar que funciona e o que não funciona para sua empresa.
Então, agora que você já entendeu o que é e como funciona o EngeRank, que tal melhorar sua estratégia de divulgação no facebook? Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!