Rede sociais para empresas: Conheça 5 práticas essenciais para o seu negócio bombar

Redes Sociais para empresas
Redes Sociais para empresas

Primeiramente, pensar em redes sociais para empresas não é mais novidade na maioria dos mercados, mas, ainda assim, é possível encontrar marcas que atuam de forma ineficiente nessas plataformas. Será que a sua empresa se enquadra neste caso?

Veja bem, já não basta criar uma página no Facebook e publicar ofertas todos os dias. Somente com isso, você não terá sucesso. Em vez disso, é necessário atuar de modo estratégico.

Em suma, isso significa entregar conteúdos relevantes para o seu público. Gerar audiência para sua página. Explorar todo o potencial de cada uma das redes sociais que sua empresa está presente. É bastante coisa, não é mesmo?

Além disso, você precisa ter constância, atualizar constantemente suas publicações e garantir que o seu potencial cliente, esteja sempre recebendo informações sobre a sua empresa. Você sabia que para um cliente realizar uma compra, ele precisa ouvir falar da sua empresa pelo menos vezes?

Sendo assim, para obter bons resultados com esse tipo de campanha, você precisa reformular a sua estratégia e deixá-la mais objetiva. contudo precisa conhecer bem a força de cada plataforma e organizar o seu planejamento de maneira produtiva.

4 Práticas essenciais para redes sociais para empresas

Cada rede social possui mecanismos distintos de ranqueamento e publicação de informações e anúncios. No entanto, algumas regras são universais e podem ser utilizadas por qualquer empresa. Veja a seguir as 5 principais práticas para gerar mais negócios utilizando as redes sociais:

1. Conheça bem o seu público

Não existe abordagem certa ou errada quando o assunto é redes sociais para empresas. Na verdade, tudo é uma questão de atuar de forma alinhada às expectativas da audiência que a sua marca está tentando impactar.

Para acertar, você deve conhecer o máximo possível sobre essas pessoas. Faça pesquisas e analise padrões de consumo de quem já é seu cliente para entender as necessidades desse público, o que ele pensa e o que costuma convencê-lo.

Também, aproveite para fazer testes e verificar qual forma de publicação tem maior aderência junto ao seu público. Por exemplo, se você utiliza publicações pagas, pode realizar testes e analisar as métricas apresentadas para verificar o que traz mais resultados.

2. Escolha as redes sociais certas

Trabalhar com redes sociais para empresas significa escolher os canais certos para ter sucesso. Existem tantas opções atualmente que qualquer um pode se perder. Não se engane: a sua empresa não precisa e nem deve estar presente em todas as plataformas.

Em vez disso, aproveite o conhecimento que você adquiriu sobre o seu público-alvo no item anterior e procure saber quais redes sociais ele costuma utilizar. O Facebook tem a maior audiência, mas será que não vale a pena concentrar a sua estratégia no LinkedIn? Tudo vai depender dos seus objetivos e público.

3. Publique anúncios pagos

A maioria das redes sociais para empresas da atualidade possui plataformas de criação e publicação de anúncios. Isso significa pagar para que o seu conteúdo tenha um alcance maior e mais possibilidades de impactar o público certo.

Então, não torça o nariz para essa ideia, já que ela é decisiva para o seu negócio decolar nas redes sociais. Por exemplo, o Facebook Ads consegue criar posts patrocinados direcionados para públicos altamente específicos. É o jeito perfeito para você atingir somente quem tem perfil para se interessar pelos seus produtos.

Além disso, por mais que o trafego orgânico seja fundamental para o seu posicionamento online, geralmente ele é limitado pelas redes sociais. Afinal, o intuito dessas é ganhar dinheiro. Por exemplo, no Facebook uma postagem não paga, consegue atingir até 4,5% dos seus seguidores somente, por mais bem elaborada que ela seja.

4. Use ferramentas inteligentes

Você não precisa fazer tudo sozinho. Ao trabalhar com redes sociais para empresas, você tem o benefício de poder contar com a ajuda da tecnologia para realizar as suas atividades. Que tal pesquisar ferramentas que auxiliam no seu trabalho?

Algumas possibilitam criar e agendar a publicação de conteúdo. Outras, captam e exibem dados de performance da sua atuação nas redes sociais. Existem também aquelas que combinam diversos serviços em um único pacote produtivo. Busque por alternativas e avalie o valor delas.

Lembre-se que o marketing digital é um investimento. Com publicações pagas, você tem mais benefícios e pode acompanhar o desempenho de suas ações. Então não exite em destinar um parte dos seus lucros para investir neste poderoso recurso.

5. Mantenha a constância nas publicações

Manter uma rede social ativa, como já falamos, vai além de apenas ter um layout interessante e um perfil completo. Para que as suas ações sejam efetivas e tragam leads para o seu negócio, você precisa manter a constância em suas postagens.

É recomendável pelo menos uma postagem por semana. Mas dependendo do segmento o ideal mesmo é manter postagens diárias. Além disso, a qualidade dos materiais postados é fundamental. Você não precisa compartilhar somente artigos próprios, pode explorar sites de referência no assunto e compartilhar informações de terceiros. Mas lembre-se de verificar a se a fonte é confiável e verídica.

Sendo assim, é importante que sua marca marque presença no feed dos seus seguidores e fãs. Afinal, quanto mais vista, mais sua marca será lembrada.

Como ser mais eficiente nas redes sociais para empresas

Como ser mais eficiente nas redes sociais?
Como ser mais eficiente nas redes sociais?

O trabalho em redes sociais para empresas pode ser muito eficiente se a estratégia adequada é implementada. Em suma, isso significa conhecer muito bem o perfil do seu público, implementar os esforços corretos para impactá-lo e ficar de olho nos seus resultados em busca de oportunidades.

Lembre-se de manter a sua abordagem em plena renovação, já que todos os dias podem surgir novidades que se encaixam nas necessidades da sua marca.

Uma dica bacana, é você seguir empresas e pessoas que são autoridade no seu segmento. Assim você pode ficar por dentro das inovações e tendência para o seu mercado. Não tem problema nenhum enaltecer o trabalho de uma parceiro.

Então, gostou do nosso post? Está com alguma outra dúvida que não foi abordada aqui? Deixe um comentário com a sua pergunta e teremos o prazer de ajudar você.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017