Como tornar sua empresa uma referência no mercado

O mercado está cada vez mais acirrado, e para se destacar é necessário estar preparado para realmente se tornar referência no mercado.

O mercado está cada vez mais acirrado, e para se destacar em meio à multidão é necessário estar preparado. Mas existem formas para se destacar e se tornar uma referência no mercado.

É cada vez mais comum as organizações buscarem profissionais competitivos e antenados às mudanças no mercado de trabalho. Não basta mais ser um bom especialista, você precisa estar entre os melhores e colecionar competências humanas e de gestão para alcançar formas para se destacar no mercado.

Neste ambiente competitivo, habilidades emocionais associadas às relações humanas, gestão de pessoas e relacionamento interpessoal são essenciais. Além disso, as competências técnicas são cada vez mais abrangentes, passando pelo conhecimento técnico e culminando em domínio de gestão de resultados, alto desempenho e liderança.

Assim as formas para se destacar no mercado são cada vez mais arrojadas e determinantes para o sucesso profissional, independentemente da sua área de atuação.

Dicas para se tornar uma referência no mercado

Embora esteja cada vez mais difícil encontrar formas para se tornar uma referência no mercado, existem alguns caminhos que podem facilitar a sua trajetória. Confira comigo as 10 formas para se destacar no mercado:

 1 – Tenha metas e objetivos claros e desafiadores

 “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.” Essa frase nunca foi tão atual, como hoje no mercado. Se você busca formas para se destacar no mercado, precisa ter clareza de aonde quer chegar.

Tenha metas e objetivos claros e bem definidos, esses são as escadas que podem te levar ao topo. Mas lembre-se de se desafiar continuamente, tenha metas desafiadoras que façam você batalhar para alcançá-las. Quanto mais alto você mirar, mais chances de ser bem sucedido em seu objetivo e se tornar uma referência no mercado.

 2 – Tenha foco e perseverança

Uma das formas para se destacar no mercado é manter o foco em seus objetivos. E aliado a isso é necessário ter muita perseverança, afinal os desafios são inúmeros e o caminho nem sempre é fácil.

Com certeza, para buscar um lugar de destaque, você irá passar por muitas dificuldades e barreiras, e somente mantendo o foco naquilo que você realmente deseja e traçou para sua carreira, você será capaz de transpor esses limites.

 3 – Mantenha-se em constante atualização

A época em que uma boa faculdade era suficiente para nos garantir destaque no mercado, já passou a muito tempo. Hoje é necessário se manter em constante atualização em busca de novos conhecimentos para conquistar um lugar ao sol.

Portanto faça cursos de qualificação, vá a palestras e workshops, participe de grupos de estudos e seja engajado com a comunidade. Habilidades humanas são tão ou mais importantes do que o conhecimento técnico em um mundo em constante transformação.

 4 – Exercite a empatia

Um dos principais desafios de um ambiente organizacional tão competitivo e conseguir manter a empatia para com os demais. Estamos sempre correndo e muitas vezes nem enxergamos o nosso próximo. Então, comece por você a fazer diferente.

Lembre-se de sempre olhar para o lado, e tente se colocar no lugar do outro. Muitas vezes as pessoas só precisam de um pouco de atenção e alguém disposto a ouvi-las para melhorarem seu desempenho. Seja essa pessoa, com certeza essa é uma das formas para se destacar no mercado.

5 – Seja grato

A gratidão é talvez um dos principais sentimentos que nos tornam humanos. Então seja grato pelas coisas boas que você conquistou ao longo da sua vida e da sua carreira. Ao invés de reclamar e queixar-se, escolha agradecer.

A gratidão deixa nosso corpo mais leve, e nos aproxima das pessoas. Se quiser se destacar, você vai precisar de pessoas que acreditem em você e torçam pela sua vitória.

6 – Fuja da sua zona de conforto

Os desafios são essenciais para nos manter vivos e em movimento. Muitos excelentes profissionais deixam de se destacar no mercado, pois entram na zona de conforto. Então se você busca formas de se destacar no mercado, não caia nesta cilada.

Busque novos desafios diariamente, imponha metas ousadas. E se considerar que o seu trabalho não lhe permite espaço para isso, talvez seja o momento para reavaliar sua carreira. O que não pode acontecer é ficar acomodado e parar no meio do caminho.

7 – Seja um líder de referência no mercado

Hoje já ouviu aquela história de que o líder é aquele que rema o barco com os seus subordinados? Pois bem essa é uma das melhores formas para se destacar no mercado. Não importa a sua posição dentro da organização, todos podem exercer a liderança.

Ajude a equipe a se guiar no dia a dia. Oriente, ouça e auxilie, motive e inspire as pessoas. Você verá como as portas irão se abrir para você. E mesmo que você trabalhe sozinho em seu setor, seja seu próprio líder, afinal você é o responsável pelo leme da sua carreira.

8 – Pratique o Networking

Uma das formas para se destacar no mercado que está muito em evidência atualmente é o networking. As pessoas já perceberam que o contato humano é essencial para o sucesso em qualquer lugar. Então mantenha uma rede de contatos efetiva, com pessoas que realmente acreditem em você e no seu trabalho.

E olha que não estou falando apenas de contatos profissionais.  Seja atencioso e respeitoso com todas as pessoas que você conhece, esse é um dos segredos para se tornar uma referência no mercado.

9 –  Seja otimista

São tantas notícias ruins que acompanhamos diariamente, que o mundo se tornou um cenário de pessoas que reclamam por qualquer motivo. E convenhamos que é muito fácil cair nessa armadilha. Seja diferente, busque ser um otimista.

Quando encaramos os desafios de forma otimista, nosso caminhos ficam menos turbulentos. Então, ao invés de focar nas coisas ruins que estão acontecendo a sua volta, tente focar nas coisas boas. E faça o mesmo na sua carreira, não foque nas suas imperfeições, fortaleça seus pontos positivos.

Foto de uma pessoa olhando o mar pensando em como ser referência no mercado.

10 – Trabalhe por um propósito

Talvez a principal forma para se destacar no mercado seja essa. Trabalhar por um propósito. Quando não temos um propósito para nossa carreira, é comum cairmos na desmotivação e estagnação. Busque aquilo que realmente faz sentido para a sua vida e vá a luta.

Um propósito pode ser em prol de uma causa, por exemplo, eu quero trabalhar por uma comunidade mais sustentável. Então como posso trabalhar para isso? Ou então pode ser, se tornar o melhor vendedor da empresa, ou ter mais tempo livre para a família. O importante é que você tenha clareza de qual propósito é o seu. 

Enfim, não existe forma para se destacar no mercado que seja mágica. Tudo depende de quanto tempo e esforço você está predisposto a empregar nessa jornada. Agora é com você, se precisar de ajuda pode contar com a Linkwel!

Imagem: empresário, propósito, empatia, montanha.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017