Saiba como melhorar a prospecção de clientes em corretoras

A prospecção de clientes consiste na identificação e atração de potenciais consumidores. É fundamental estar atento à importância desse recurso.
A prospecção de clientes consiste na identificação e atração de potenciais consumidores para o seu negócio. Ela é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Em um ambiente altamente competitivo, é fundamental estar atento à importância da prospecção de clientes, para assim, obter excelentes resultados e também uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Quem está acostumado a simplesmente esperar que o cliente procure uma corretora está perdendo tempo e dinheiro. O mercado é cada vez mais dinâmico e exige que os consumidores sejam buscados.

Além disso, o perfil do consumidor vem mudando com o advento digital. Eles estão mais atentos e exigentes na hora de escolher um produto e/ serviço. Desta forma é fundamental conhecer os mecanismos de atração para que seu negócio tenha bons resultados.

Então, para entender como melhorar a prospecção de clientes em corretoras, é importante colocar em prática alguns conceitos. Descubra, abaixo, quais são eles:

Duas pessoas apertando as mãos em uma reunião de prospecção de clientes.
A prospecção de clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio

1 – Explorar diversos canais e métodos para a prospecção de clientes

Conforme mencionado, o mercado é dinâmico e exige grande interatividade. Sendo assim, é essencial explorar diversos canais e métodos. Para encontrar o que vai gerar mais resultados para a sua empresa.

E mais do que entender como funcionam esses recursos, é importante ver de que forma é possível integrá-los para maximizar a prospecção de clientes.

É possível agregar recursos comuns do marketing digital, como anúncios patrocinados, que, por sua vez, vão direcionar para um site no qual se terá uma ferramenta de captura de dados. Com esses dados, pode-se utilizar o e-mail marketing ou o telefone para fazer um contato de aproximação.

Esse é apenas um exemplo de como usar vários canais de forma conjunta pode facilitar a prospecção em todos os níveis desse processo.

2 – Investir em ferramentas eficazes

Continuando o que foi mencionado no tópico anterior. Dentro dos métodos e canais escolhidos, é necessário verificar quais ferramentas são mais adequadas para fazer uma boa prospecção de clientes.

Dentre essas ferramentas, podemos citar a escolha da abordagem correta, a qual representa grande parte do sucesso da prospecção. Outro item importante é a capacidade de oferecer soluções, e não apenas produtos.

Qualquer cliente recebe diversas ofertas semanalmente, por isso, é importante utilizar ferramentas que comprovem que você está oferecendo algo com um valor agregado bem maior do que a concorrência.

3 – Construir ativos duradouros

Em termos de prospecção, construir ativos duradouros representa criar relações que facilitem a obtenção de potenciais consumidores. Uma das mais importantes é manter um bom relacionamento com clientes antigos, pois isso gera autoridade e também um marketing gratuito.

Quando eles passam por uma boa experiência, seja na compra, seja nos momentos posteriores, é natural que indiquem outras pessoas. Fator que favorece muito a prospecção, afinal, o possível cliente, nesses casos, já vem com uma predisposição maior para fazer negócios.

Outrossim, também é importante fazer com que o seu cliente sinta-se especial na sua empresa. Online o relacionamento precisa ser mais pessoal, então responda prontamente a questionamentos e dúvidas dos clientes em suas páginas. Crie depoimentos de clientes que já compraram o seu produto, ou seja, interagir é vital para o sucesso do seu negócio.

Mulher empresária com seu notebook tomando café em cima de uma mesa.
Clientes que passam por um boa experiência de compra, tendem a indicar os serviços para outros clientes

4 – Conheça o perfil dos clientes da corretora

Conhecer o perfil dos seus consumidores é fundamental para traçar estratégias coerentes para o seu negócio. Neste sentido, não basta saber o sexo, faixa etária e classe social, é necessário ir além.

É importante conhecer as dores do cliente que deseja prospectar. O que desejam, o que gostam de fazer, quais seus hábitos de consumo. A partir dai você poderá traçar estratégias mais efetivas para alcançar esse público.

A ideia, é que você possa resolver e solucionar problemas para o seu cliente. Mesmo que muitas vezes ele não saiba que esses problemas existem. Por exemplo, se você falar de um modelo de seguro e seus benefícios, você pode despertar o interesse no usuário, mesmo que ele nunca tenha pensado no assunto.

5 – Monitore os resultados das suas ações de prospecção de clientes

Outro fator fundamental quando se trata de prospecção de clientes é acompanhar os resultados das suas ações. Sendo assim, tenha um monitoramento constante das estratégias utilizadas e analise o que funciona ou não para o seu negócio.

Existem diversas ferramentas no mercado que podem auxiliar nesse processo. Além disso, você pode criar campanhas diferentes e testar o que melhor se adapta ao seu público.

6 – Faça parcerias de sucesso

Muito se fala hoje em dia de networking, na área digital ele também é importante. Uma forma poderosa de conseguir atrair mais clientes para o seu negócio é fazer parcerias inteligentes com outras empresas e compartilhar o público alvo.

Por exemplo, se a sua corretora atua na modalidade de previdência infantil, você pode fazer parcerias com escolas para palestras e webnários que falem do tema, e assim atrair os pais para a sua página. Artigos em conjunto também podem ser um boa estratégia.

7 – Contar com ajuda especializada na prospecção de clientes

Contar com ajuda especializada, principalmente no que diz respeito à criação de uma estratégia sólida de marketing digital, é altamente recomendado para realizar uma boa prospecção. A escolha dos melhores canais exige uma pesquisa aprofundada. A qual fica mais fácil e com maiores chances de acerto quando feita com o auxílio de um profissional.

Além disso, trata-se de uma estratégia que exige constantes alterações. Pois o mercado digital muda de forma rápida, e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.

Os profissionais da agência estão sempre atentos ao surgimento de novas tendências. E podem, inclusive, ajudar a sua corretora a começar a usá-las antes da concorrência.

Por isso, o investimento na contratação de uma agência ajuda a tirar melhor proveito das outras dicas citadas. Provando que o custo-benefício é muito válido e representa um caminho seguro para realizar com sucesso a prospecção de clientes.

Enfim, você acha que uma parceria cairia bem neste momento? Então, leia mais sobre o tema e veja como um agência de marketing digital pode lhe auxiliar, entre em contato conosco, nós podemos lhe ajudar!

Imagens: casa, aperto de mão.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017