SEO para YouTube: 7 estratégias fundamentais para ter sucesso na plataforma

Boas práticas de SEO para YouTube, o segundo maior mecanismo de busca depois do Google. uer saber mais? Continue lendo!

O YouTube é a plataforma de videos mais acessada em todo o mundo. Assim SEO para YouTube são as estratégias de otimização de canais e vídeos para melhorar o posicionamento nos resultados da busca.

Por mais que o bom conteúdo seja a chave para fazer sucesso na internet, nem sempre isso é suficiente, principalmente quando falamos de YouTube. Roteiros elaborados e edições excelentes são importantes, porém, para divulgar o seu canal do YouTube de forma eficaz, é necessário investir em técnicas de SEO para YouTube.

É importante ter em mente que a sua audiência, geralmente, não chegará até você espontaneamente, sendo preciso buscar diferentes estratégias para atrair novos visitantes e aumentar o alcance do seu conteúdo. Para isso, é necessário conhecer mais sobre boas práticas de SEO para YouTube, o segundo maior mecanismo de busca depois do Google. Quer saber mais? Continue lendo!

O que é SEO para YouTube?

Não é segredo que sistemas de busca existem em diversos lugares da internet. Assim, ao acessar um site, geralmente, existe um campo de busca, que permite que você pesquise conteúdos internos. E, em SEO para YouTube, isso não é diferente — quando o usuário digita na pesquisa, robôs da plataforma são responsáveis por vasculhar vídeos e canais, entregando os melhores resultados.

Para determinar essa ordem, são considerados diversos aspectos, além do histórico de buscas desse usuário. E não existe fórmula: o que vai decidir em que posição seu conteúdo estará é o algoritmo da plataforma, que considera diferentes critérios, regras e cálculos para determinar esse rankeamento — muitos, inclusive, que não dependem de você.

Porém, existem ações e boas práticas de SEO para YouTube que você pode utilizar para melhorar sua posição. A seguir, falaremos de alguma delas.

5 maneiras de aplicar SEO para YouTube

Se você chegou aqui, certamente, está interessado em aprender um pouco mais sobre SEO para YouTube, certo? Então, confira 5 estratégias muito utilizadas para melhorar o rankeamento do seu canal e conseguir os resultados que você espera.

1. Utilizar pesquisa de palavra-chave

Assim como no Google, as palavras-chave certas são essenciais quando o assunto é SEO para YouTube. É com elas que a plataforma identifica o tema do seu vídeo, indexa esse conteúdo e consegue associá-lo ao que os usuários estão procurando.

Por isso, quando fizer upload do vídeo, lembre-se de inserir sua palavra-chave em determinados campos, como título, tags, descrição etc. Isso vai ajudar o YouTube a coletar essa informação e utilizá-para o rankeamento.

2. Escolhe um título adequado

Não dá para negar: na internet, o título é tudo. No YouTube, o título de um vídeo tem a função de deixar claro para os mecanismos de busca que tipo de conteúdo você oferece. Por isso, crie títulos curtos, entre 40 e 55 caracteres, e utilizando sua palavra-chave.

Lembre-se de nunca prometer o que seu vídeo não entrega. Chamadas sensacionalistas ou caça-cliques são logo identificadas pela plataforma. Em vez disso, seja objetivo, sempre despertando a curiosidade de quem lê.

3. Apresentar uma boa capa do vídeo

A capa, ou thumbnail, é um dos elementos mais importantes do seu vídeo, pois é a primeira coisa que chama a atenção do usuário que navega pela plataforma. Por isso, na hora de escolher uma imagem, opte por frames do próprio vídeo ou fotos feitas pra ilustrar a capa. Mas lembre-se: é importante ser close-up. Além disso, o ideal é que o texto da capa seja de, no máximo, 2 ou 3 palavras — se usar a palavra-chave, melhor ainda.

4. Detalhar a descrição do vídeo de forma atrativa

Claro, a qualidade do seu conteúdo não pode ficar para trás. Por isso, busque gravar com equipamentos de qualidade, sem imagens desfocadas ou sons de fundo que atrapalhem seu vídeo. A resolução indicada é de 1280 x 720, com qualidade HD. Além disso, atente para a duração: o ideal é manter-se dentro do limite de 10 minutos, sempre entregando um conteúdo atrativo e que faça seu público manter-se assistindo até o final.

5. CTA (Call To Action)

Sim, o Call To Action é obrigatório. É com ele que você garante que mais pessoas se inscreverão no seu canal, compartilharão o conteúdo e ajudarão você a melhorar ainda mais a sua estratégia de SEO para YouTube. Se não quiser incluir isso no roteiro, é possível fazer uso de recursos oferecidos pela própria plataforma, como cards ou as telas finais clicáveis.

É possível perceber, portanto, que além de um bom conteúdo, é preciso contar com outros tipos de ações que auxiliem seus vídeos a chegarem primeiro para seu público e se sair melhor nos resultados do buscador do YouTube. Que tal começar hoje mesmo?

6 – Utilize adequadamente os Tags

As tags são fundamentais tanto para as indexações quanto para quem está em busca de um assunto no YouTube. Não confunda com as tags do WordPress, por exemplo, que têm pouca influência para mecanismos de busca.

Inclua palavras-chave para definir o vídeo, inclusive a principal, é claro. Seja claro e fuja da linguagem técnica ou complicada. A ideia é ser uma informação simples e direta para o usuário. O YouTube vai usá-las, também, para sugerir seu vídeo quando o usuário está assistindo produções de outros canais, concluindo que são do mesmo tema.

7 – Faça transcrições e legendas dos vídeos

O algoritmo do YouTube não é capaz de ler imagens e vídeos. Sendo que, ele só entende textos e códigos. Por isso, uma das estratégias que você pode adotar para que ele entenda do que se trata o seu conteúdo é fazer transcrições e legendas.

A transcrição é a transformação em texto daquilo que o vídeo fala. Você pode fazer essa transcrição manualmente por conta própria ou utilizar a ferramenta do YouTube que facilita esse trabalho. Contudo, ao adicionar marcações de tempo na transcrição, você pode também transformá-la em legendas.

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017