Ter um site, será que vale a pena ter seu próprio domínio?

Se você ainda não tem um site, talvez esteja se perguntando se vale ou não a pena ter um. Confira porque você deveria criar um site e colocar o seu trabalho na rede o quanto antes.

A primeira questão que surge quando se pensa em um site é o valor, já que nem sempre ele sai barato, assim muitas vezes nos perguntamos se vale a pena. É claro que você precisa analisar com cautela e avaliar todas as variáveis antes de investir em um domínio.

Mas a questão é que hoje em dia, tudo tem se tornado digital e ficar fora da rede talvez seja perigoso para o seu negócio. Afinal um bom posicionamento online é vital para que você se torne um referência na sua área de atuação.

Ter ou não um site?
Ter um site próprio é fundamental para um bom posicionamento online.

Outras alternativas ao site

No entanto hoje existem várias alternativas de sites para as mais diversas áreas de atuação. Confira algumas alternativas que você pode utilizar sem gastar muito, e obter bons resultados:

1 – Utilizar as redes sociais

Uma ótima alternativa para quem não quer gastar muito com a criação de um site, é utilizar as redes sociais para divulgar seus trabalhos. Elas rendem bons resultados na captação de clientes, no entanto nem sempre são muito atrativas para divulgação de seus projetos.

Mas é possível por exemplo, criar publicidades pagas com baixo investimento em várias redes sociais. Além disso, você pode se utilizar de ferramentas como o marketing de conteúdo para atrair tráfego orgânico para o seu site de arquitetura.

Se a sua empresa não é muito grande, ou se você trabalha como autônomo, você mesmo pode gerenciar sua página. Só não esqueça de mantê-la atualizada!

2 – Sites gratuitos para apresentação de portfólio

Outra opção de baixo custo, são os sites gratuitos. Nele você pode criar um site sem muita burocracia e divulgar seu portfólio. No entanto, as versões gratuitas oferecem algumas restrições, então talvez não seja possível implementar algumas ideias.

Mas os sites gratuitos, podem ser um boa porta de entrada para o mercado digital. Então vale a pena conferir as opções disponíveis e verificar se elas se encaixam no perfil do seu trabalho.

3 – Sites especializados

Os sites especializados são domínios específicos para divulgação de portfólio e captação de clientes. São boas opções para quem trabalha como autônomo e está em buscar da construção de uma carteira de clientes.

No entanto são restritos a apresentação de propostas e alguns projetos, não sendo uma opção para quem quer um site exclusivo. Existem opções pagas e gratuitas, mas como já falamos as opções livres geralmente são limitadas e oferecem menos recursos.

4 – Site com domínio próprio

Se você tem um como investir em um site completo, então essa sem dúvida é uma excelente opção. Assim você poderá apresentar informações específicas da sua empresa, dados de contato e é claro o seu portfólio.

Neste caso vale a pena investir em uma empresa especializada na criação de sites, para conseguir um resultado de qualidade. Além disso, um site específico oferece um domínio próprio, diferente dos sites gratuitos. Assim você cria uma referência para os seus clientes e potenciais parceiros, além de uma identidade própria para a sua empresa.

Lembre-se que o seu site é a sua casa na Web, onde você é o dono, e pode gerir as informações de acordo com a necessidade da sua empresa, diferentemente das demais opções apresentadas. Veja, por exemplo, as redes sociais, elas podem ser alteradas, ou mesmo eliminadas sem aviso prévio, e o seu negócio pode ficar comprometido. Então, ter um domínio próprio é sempre a melhor opção.

Interação social.
Interagir com o seu público é vital para o sucesso do seu site.

O que considerar ao criar um bom site?

Independente de qual seja a sua escolha, é importante que você tenha clareza que qualquer tipo de site requer manutenções e acompanhamentos. Não adianta por exemplo, criar um página nas redes sociais se você não tiver tempo para oferecer conteúdo e apresentar seus trabalhos periodicamente.

Veja alguns itens aos quais você deve ficar atento:

# Atualização constante do seu site

É fundamental manter seu site, blog ou afins atualizados para construir um bom posicionamento online. Por isso, você precisa ter uma estratégia constante de publicações de conteúdos e informações, caso contrário não terá a abrangência desejada e ainda irá perder audiência.

Pense em conteúdos relevantes que sejam de interesse do seu público, compartilhe opiniões de especialistas e mantenha suas páginas sempre em movimento. Nas redes sociais por exemplo, o ideal seriam publicações diárias, mas se isso é muito complicado, pense em pelo menos publicações semanais.

# Interação e proximidade com o seu público

A interação é a chave do sucesso na web, tanto nas redes sociais como no seu site, onde normalmente aparecem com espaços para contatos e esclarecimento de dúvidas. Assim, alguém precisa estar atento para que esses questionamentos sejam respondidos, com a máxima brevidade. Deixar um potencial cliente muito tempo sem retorno pode ser uma armadilha para cair no descrédito.

Nas redes sociais, interaja, curta páginas de parceiros, comente verdadeiramente postagens de seus seguidores. Aproveite também, para criar estratégias que façam com que a sua audiência tenha interação com a sua página.

# Ofereça conteúdos de qualidade

Embora a constância seja fundamental, é importante que você ofereça conteúdos de qualidade aos seus usuários. Assim você ganha autoridade na sua área de atuação e se torna um referência. Então invista em conteúdos relevantes e agradáveis, que conquistem o seu público e gerem engajamento.

A verdade é que nos dias atuais, não dá para deixar a sua empresa fora da internet, seja pelas redes sociais, em sites especializados, você precisa se mostrar. Afinal quem não é visto não é lembrado.

Então se você acha que é muito complicado gerir todas essas questões, uma alternativa viável é buscar ajuda especializada. Uma boa agência de marketing digital pode ser sua bussola na web e ajudar a alcançar bons resultados. Se gostou do nosso post, e quer conhecer o nosso trabalho, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar você!

Imagens: Notebook, Interação.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017