Vale a pena investir em uma estratégia de e-mail marketing?

O marketing digital é conhecido por apresentar novidades de forma constante. Por esse motivo, alguns recursos tradicionais perdem força ou então muitas pessoas os deixam de lado sem saber que eles ainda podem gerar muitos resultados. Esse é o caso de uma estratégia de e-mail marketing.

No entanto, ao contrário do que dizem muitas pessoas, o e-mail marketing não morreu. A própria inovação ajudou a mantê-lo vivo, tornando a sua utilização mais fácil e eficiente. Além disso, ele tem em sua essência outras características fundamentais para se ter sucesso no marketing digital.

Na verdade o grande dilema é saber utilizar essa ferramenta da forma correta. Visto que em muito casos quando utilizado inadequadamente ele pode se tornar um vilão, e acabar comprometendo sua estratégia de marketing. Quem gosta de receber spam? Ninguém não é mesmo, por isso que é essencial ficar atento as características desse recurso.

Se você também tem dúvidas a cerca da efetividade deste recurso, e também não tem certeza de que o e-mail marketing pode ajudar sua empresa a obter mais resultados. Saiba que existem algumas características que comprovam a sua importância. Sendo assim, fique comigo e confira neste post alguns detalhes sobre esse poderoso recurso.

Características poderosas do E-mail Marketing

Como já falamos embora, existam pessoas que acreditam no fim do e-mail marketing. Essa ferramenta quando bem utilizada pode trazer excelentes resultados para o seu negócio. Confira suas principais características:

1 – Segmentação do público

Notebook com a caixa de emails aberto.
O E-mail marketing, quando utilizado de forma adequada traz excelentes resultados

Quando se trata de estratégias de marketing digital, seja qual for a ferramenta, é sempre necessário ter uma boa segmentação do público. Isso evita que a empresa perca tempo e dinheiro atirando para todos os lados e não atinja de fato os seus alvos preferenciais.

Segmentar o público e criar uma base de dados nunca foi tão fácil como hoje. Blogs, iscas digitais, chatbots, enfim, são inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas para esse fim. Usar essas estratégias em conjunto com o e-mail marketing é uma excelente maneira de aparecer para o público certo, tornado assim mais efetivo o processo de conversão.

Porém, é bom ficar atento para não cair em armadilhas. Hoje em dia muitas empresas oferecem a opção de compra de listas de e-mail, o que pode comprometer a credibilidade da sua marca e direcionar seus conteúdos para o lixo eletrônico. Então, fuja desta alternativa, existem outras formas muito melhores de se obter e-mail com o consentimento dos usuários.

2 – Automação do e-mail marketing

A automação do e-mail surgiu para ser uma mão na roda para quem utiliza uma estratégia de e-mail marketing. Mais do que simplificar o envio em massa, uma ferramenta de automação ajuda no envio de mensagens e ofertas personalizadas.

Simplesmente disparar e-mails comuns já não faz mais efeito, mas a automação permite exatamente o oposto: enviar de maneira simplificada e-mails capazes de converter em grande escala.

No entanto, você não precisa necessariamente investir neste recurso de imediato. Um banco de dados pequeno, pode ser gerenciado com outras ferramentas de controle. Já se sua empresa possui um número expressivo de contatos, a automação é fundamental para estruturar as suas estratégias de envio.

3 – Relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes é algo que demanda diversas estratégias para que possa ser solidificado de fato. O e-mail marketing é uma delas porque ajuda a empresa a estar sempre presente, auxiliando o consumidor a suprir as suas demandas.

Ao estudar o comportamento dele, é possível enviar ofertas personalizadas com base no seu histórico e assim apresentar soluções mais completas. O próprio pós-venda pode ser feito via e-mail marketing, como no caso das pesquisas de satisfação.

Essas medidas são fundamentais para fortalecer o relacionamento, pois mostram que a empresa se preocupa de fato com os clientes e não os enxerga apenas como meros números.

4 – Baixo investimento

trabalhando-email
E-mail marketing eficaz e barato

O marketing digital apresenta soluções para todos gostos e bolsos. O que deve permear a escolha é o custo-benefício. Considerando o seu grande potencial, podemos dizer que o e-mail marketing é uma ferramenta que demanda um baixo investimento.

Mesmo sendo uma ferramenta barata, ele não fica atrás de outras que custam mais caro. Vale lembrar que uma boa estratégia de e-mail marketing deve fazer parte de um conjunto de ações, as quais precisam estar bem definidas em um plano de marketing consistente e com métricas precisas.

Além disso, como já comentamos no tópico anterior, é possível começar as estratégias de e-mail marketing sem custo, apenas organizando seus contatos e criando estratégias adequadas de envio. Então, o custo não é um empecilho para investir nessa ferramenta poderosa.

Como elaborar uma estratégia de E-mail marketing?

Notebook com e-mail saindo da tela e diversos desenhos de redes sociais.
A estratégia certa de e-mail marketing pode alavancar seus resultados

Como já falamos algumas caracterísitcas são importantes para montar uma boa estratégia de e-mail marketing. Mas não é somente isso, pensar com critério nos conteúdos a serem enviados é fundamental.

É recomendável por exemplo, que antes de você apresentar o seus produtos e/ou serviços ao usuário, você ofereça uma vantagem a ele. Para isso o marketing de conteúdo é uma ótima opção. Você pode enviar artigos, e-books, manuais, videos entre outros que ajudem a resolver um problema do usuário e depois sim apressentar o seu trabalho.

Especialistas sugerem uma métrica de que a cada 10 e-mails com conteúdos, você envie um e-mail comercial, ou seja, com seus produtos. Ficou complicado? Neste caso lembre-se que você pode sempre optar em contratar uma empresa especializada para auxiliar sua empresa a criar as estratégias ideais para o seu negócio.

Caso tenha interesse em conhecer melhor nosso trabalho, e saber se podemos lhe auxiliar, entre em contato conosco. Temos uma equipe completa de especialistas em marketing digital, para auxiliar sua empresa a montar a estratégia ideal de e-mail marketing.

Além disso, se você gostou deste post e quer ficar por dentro de todas as novidade no mundo do marketing digital. Siga a nossa página no Facebook e confira outross tão bacanas quanto essas. Aguardamos você!

 

 

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017