Você já ouviu falar no budget de marketing? Saiba como defini-lo

Definir o budget de marketing de sua campanha é uma das etapas fundamentais de uma estratégia. O budget (orçamento) deve ser pensado com senso crítico.

A definição do budget de marketing não tem mistério mas requer atenção e planejamento

Homem sentado em uma mesa usando uma calculadora
O budget de marketing (orçamento) deve ser pensado com senso crítico.

O budget de marketing se refere ao orçamento que você tem à disposição para executar as suas campanhas e ações. É impossível realizá-las sem contar com os recursos adequados para contratar serviços, fornecedores e pagar sua equipe.

Dessa forma, a definição do budget de marketing é uma das etapas mais importantes da estratégia. Afinal, é o que determinará se você conseguirá executar tudo o que planejou ou se será preciso fazer alguns ajustes.

Por ser algo tão importante para a realização e o sucesso de uma estratégia, o budget de marketing tem que ser pensado com muito senso crítico. É necessário que você leve em conta os critérios certos para não sofrer com erros.

Como definir uma estratégia Budget de Marketing?

Veja a seguir os principais pontos que devem ser considerados ao definir o essa poderosa estratégia para a sua empresa.

1 – Saiba onde quer chegar

A definição dos objetivos da sua campanha de marketing é um momento muito importante que estabelece não só o que será feito em cada canal como também os recursos que você tem à disposição.

Portanto, trata-se de um dos pontos que precisam ser levados em conta ao pensar no seu budget de marketing. Objetivos grandiosos requerem um investimento igualmente considerável.

2 – Estude seu público-alvo

O perfil do público buscado pela sua estratégia tem um impacto direto no seu budget de marketing. Afinal, trata-se de um elemento decisivo para o seu planejamento.

Não se trata apenas de precisar gastar mais para ter uma audiência maior. Também pode ser necessário um investimento superior para alcançar segmentos de público mais difíceis de acessar.

Vista superior de uma mesa, mostrando com detalhes uma pessoa segurando uma planilha e inserindo dados no computador. Apenas a mãos da pessoas estão amostra.
A definição do budget de marketing não tem mistério mas requer atenção.

3 – Avalie o orçamento do setor de marketing

Agora que sua empresa sabe onde quer chegar e quem quer atingir com suas ações de marketing. O próximo passo é avalir o orçamento disponível em seu setor de marketing.

Quanto sua empresa está disposta a investir? Essa informação é vital para definir quais ações serão traçadas em sua estratégia de Budget marketing. Uma dica importante é separar as despesas e os investimentos por categoria.

Além disso, definir a periodicidade de cada categoria é importante, afinal sempre existem épocas do ano em que o seus investimentos se intensificam.

Por exemplo, defina os valores mensais que sua empresa irá investir em anúncios nas redes sociais, e considere os períodos de maior intensidade, onde serão realizadas ações específicas.

4 – Tenha uma margem de segurança para budget marketing

Determinar um budget de marketing com altíssima precisão nem sempre é algo positivo. Nunca se sabe quando imprevistos poderão surgir, como no caso de um serviço que custe mais do que o orçado.

Por conta disso, lembre-se de incluir uma margem de segurança em seu budget de marketing. Dessa forma, é possível se prevenir contra problemas.

5 – Considere a situação financeira da empresa

Por mais que seja importante ter o budget de marketing certo para as metas da empresa, ele sempre acaba se condicionando à situação financeira dela. Não faz sentido se comprometer com um gasto gigantesco sem ter todo esse recurso em caixa.

Caso os objetivos da campanha sejam ambiciosos demais para o budget de marketing disponível, então vale a pena rever essas metas.

6 – Faça cotações prévias de valores

Os gastos previstos em seu planejamento devem ter alta precisão para garantir que não ocorram gargalos em seu budget de marketing. A melhor forma de fazer isso é criando o hábito de realizar cotações dos serviços a serem contratados.

Experimente múltiplos fornecedores e tente enxergar oportunidades para negociar com esses parceiros. Pode ser que você encontre algumas formas de minimizar as necessidades da sua estratégia.

Problemas em não definir o Budget Marketing

Além de ser fundamental para o seu negócio, deixar de definir o Budget Marketing pode gerar problemas para a sua empresa. Afinal a saúde financeira de todo negócio exige planejamento e estratégias bem definidas.

Primeiramente, a sua empresa pode acabar investindo em outras área e pode ficar sem recursos no setor de marketing. Isso é um erro grave, já que é fudamental investir no seu marketing digital para obter resultados online.

Em momentos de dificuldades uma das primeiras áreas que a empresa corta investimentos é no marketing, mas a verdade é que essa é uma das áreas onde deveria se investir ainda mais, já que pode ampliar seus resultados. Cortando investimentos nessa área sua empresa acaba sendo prejudicada, não tendo a divulgação necessária e consequentemente perde vendas.

O segundo problema que pode ocorrer é que o seu negócio pode ter gastos elevados, por uma falta de planteamento prévio, e assim prejudicando a saúde financeira da sua empresa. Por isso, o planejamento é vital para o bom andamento das suas estratégias.

Calculadora sobre planilha de gastos
O budget é fundamental para a saúde financeira da sua empresa

Em suma, a definição dessa poderosa estratégia, não tem mistério: No entanto, é importante seguir essas dicas acima para garantir a atenção correta para cada etapa do processo e ter o resultado que melhor se encaixa à sua realidade.

Lembre-se de não apressar esse momento, já que erros podem ser bastante prejudiciais para a sua estratégia e também para os resultados dela. Faça o seu planejamento com cautela e pense bem em cada ação planejada.

Gostou do nosso post e quer continuar aprendendo a profissionalizar ainda mais a sua abordagem de marketing? Leia nosso post e descubra também o que é e como fazer um bom benchmarking!

Também fique a vontade para entrar em contato conosco, caso tenha dúvidas e necessite de auxílio. Estaremos a disposição para lhe auxiliar.

Imagens: Empresário, planejamento.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017