3 formas de captar mais clientes para o seu negócio

Para buscar uma intensidade no volume de negócios, as empresas devem se atentar as mudanças no mercado. Para isso é necessário captar mais clientes.

Segundo o IBGE, mais de 69% dos brasileiros usam a internet. Ou seja, boa parte dos negócios acontece cada vez mais no mundo virtual. Por tanto, as empresas devem se atentar a isso.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Nova Escola do Marketing apontou que 47% das empresas investem em marketing digital há pouco mais de um ano. Então, embora seja algo novo, o crescimento acelerado mostra para onde as empresas devem seguir.

O marketing digital é um conjunto de ações online visando atrair mais pessoas, formar vínculos e criar uma identidade para a marca. Sendo assim é fundamental para quem deseja estar bem posicionado na web.

Assim é importante acompanhar os avanços online. Com isso é possível entender novas formas de captar mais clientes para o seu negócio. Confira nosso post e veja algumas dicas que podem ajudar nisso:

Conheça o seu cliente

Três computadores com imagens de códigos.
Para conhecer seu público é fundamental entender as tendências de mercado.

Portanto, é necessário conhecer seu público e saber quais são as suas preferências. Ao conhecer seu público alvo, fica mais fácil entender suas necessidades e como atendê-las.

Para conhecer seu público alvo é importante entender as tendências de mercado, pesquisas de geolocalização, comportamento social, preferências das pessoas, seu hábitos de consumo e rotina.

1 – É importante ser cuidadoso!

Na hora de adotar uma estratégia pensando em captar mais clientes é preciso tomar cuidado para não ser muito incisivo. Ou seja, o conteúdo além de atrativo precisa despertar a curiosidade e o interesse do cliente, mas não pode ser feito de maneira afrontosa.

Para que o potencial cliente não se sinta desconfortável. A sutileza é indispensável!

2 – Traga soluções para o cliente

Pessoa apontando para um portal de informações.
Entender as necessidades do seu público é vital.

É muito importante entender as necessidades do seu cliente antes de saber como oferecer seus serviços. Para atender a dúvida de captar clientes é necessário buscar quais as pesquisas e demandas do mercado.

Olhar quais as palavras chave (termos específicos pesquisados nos buscadores) mais buscadas, de determinado produto, ajuda na hora de vender. Partindo do ponto que já sabe quais as palavras chave mais buscadas e qual o conteúdo pesquisado, é possível otimizar seu site através do SEO e aumentar sua relevância.

Lembre-se que os usuários em geral buscam por soluções. Então busque resolver um problema para o seu público e com certeza você terá retorno. As vezes o cliente nem sabe que tem um problema, assim é seu papel mostrar a ele essa necessidade.

Trabalhe o SEO do seu site

Pessoa sentada em uma mesa com café, usando um notebook.
SEO é um conjunto de estratégias que ao serem aplicadas, podem melhorar o ranqueamento do seu site em relação aos demais.

Mais importante que o desejo de atrair novos clientes para o seu produto é entender como sua empresa pode chegar até ele. Assim, uma estratégia fundamental em qualquer campanha online é trabalhar o SEO do seu site.

Os sites de busca, como o Google, são os locais onde as pesquisas são realizadas quando um cliente quer um produto ou serviço. Por isso é lá que sua empresa precisa aparecer e se destacar, visto que são milhões de empresa competindo pelo mesmo espaço.

Para que isso aconteça, parte dos seus esforços devem ser voltados para o trabalho de SEO dedicado ao seu site. SEO é um conjunto de estratégias que ao serem aplicadas, podem melhorar o ranqueamento do seu site em relação aos demais.

Um site bem otimizado com SEO pode ficar nas primeiras páginas dos sites de busca, valorizando seu conteúdo e atraindo mais pessoas. Então, investir em conteúdos relevantes e bem estruturados pode garantir a você um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Invista também em trafego pago

Outra forma de ficar em evidência nas pesquisas dos usuários é promover seu site através da criação de anúncios. No Google por exemplo, os primeiros tópicos da lista de busca são destinados a anúncios pagos. Então, mesmo que você tenha um excelente conteúdo, talvez não fique no topo. Assim vale a pena investir em alguns anúncios pagos.

Marque presença nas redes sociais

Varias imagens de varias redes sociais.
Invista nas redes sociais.
Postagens divertidas e criativas atraem a atenção das pessoas.

Toda empresa que deseja crescer na internet precisa entender a importância de usar as redes sociais.

Segundo a pesquisa divulgada pelas empresas Hootsuite e We Are Social, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. O mesmo relatório apontou também que desse percentual, 58% já buscou por um serviço ou produto na internet.

Isso nos mostra que se boa parte das pessoas são encontradas nas redes sociais, é lá que as empresas também precisam estar. Então, valie as particularidades do seu público e crie conteúdos relevantes em suas redes.

Postagens divertidas e criativas atraem a atenção das pessoas. O público se interessa pelo que é diferente e inusitado, mas fique de olho, para não fugir do perfil do seu negócio.

São muitas as possibilidades de conseguir atrair mais clientes, e todo tipo de recurso como fotos, textos, gifs ou vídeos curtos devem ser bem explorados nos ambientes virtuais.

A partir dessas dicas fica mais fácil entender como captar clientes para o seu negócio.

Tendo em mente que as necessidades devem ser atendidas na hora de apresentar o seu produto. O importante é trazer uma solução para o que ele busca. Ou como já falamos, atender a uma necessidade e resolver um problema do seu cliente.

A princípio otimize o seu conteúdo utilizando SEO. As técnicas podem aumentar a visibilidade do seu site. Sabendo que na internet é importante aparecer no topo da lista de resultados dos buscadores.

Enfim, utilize as redes sociais como grandes aliadas. Elabore postagens criativas e divertidas que sejam adequadas às informações que tiver do seu público alvo.

Portanto, seguindo essas dicas você pode aumentar o número de clientes no seu site e consequentemente impulsionar as vendas. Se quiser saber mais não deixe entrar em contato conosco.

Esse artigo foi escrito por André Angelo, redator do Soluções Industriais e revisado em Abril de 2020 pela equipe da linkwell.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017