Negócio digital para 2021: Confira as tendências

Investir em um negócio digital é uma boa aposta para 2021. Afinal ainda estamos em um momento de instabilidade economia e de saúde pública. Então confira algumas tendências.

Não e de hoje que os negócios digitais estão crescendo, considerando que estamos cada vez mais tecnológicos. Contudo nos últimos meses vem crescendo a procura por esse tipo de negócio. Muito em razão da pandemia do Covid-19 que mudou a relação que temos com o mercado de trabalho.

Neste período muitas pessoas perderam seus empregos, ou viram seus negócios decairem ou entrarem em falência. Contudo considerando que precisam de renda para sobreviver, muitos migraram para o meio digital, ou pensam em migrar.

Se você também está nesta situação, continue comigo e confira alguma tendências de negócio digital para se inspirar e escolher a opção que atende as suas necessidades.

Chegou a vez do negócio digital

O que é um negócio digital?

Em suma um negócio digital é aquele que é gerido pela internet. Pode ser uma prestadora de serviços, um e-commerce ou qualquer outra área que tenha sua atuação na web.

As pesquisas em torno deste tema mostram que em 2021 a tendência é que 18% das vendas em todo mundo ocorram pela internet. Considerando as compras diárias que você realiza próximo da sua casa, esse é um número bastante expressivo.

Como fatores que contribuem para esse crescimento podemos citar;

  • Acesso globalizada a internet;
  • Diminuição dos custos, já que um negócio digital é mais barato que um negócio físico;
  • Facilidade de alcance
  • Maior alcance de presença online.
  • Interesse do público em geral em comprar e/ou adquirir produtos sem sair de casa.

Por isso, para quem está pensando em abrir um negócio o meio digital pode ser um ótimo caminho, mais barato e mais abrangente que uma loja física, por exemplo.

Melhores ideias para o seu negócio digital

Agora que você já sabe que investir em um negócio digital é uma boa opção, confira nossa lista de tendências para 2021, e escolha qual seguir.

# Criação de conteúdo para web

Uma boa aposta de negócio é criar conteúdo para a web, afinal se o acesso a internet em crescendo. a demanda por eles também cresce na mesma proporção. Existes diversos nichos de conteúdos que podem ser um diferencial para de negócio. tais como:

  • Artigos para Blogs;
  • E-books especializados;
  • Videos comercais e educativos;
  • Podcasts;

Contudo é importante lembrar que para ter sucesso em um negócio digital você precisa estar preparado. Estudar o mercado e entender as necessidades reais do seu produto ou serviço e fundamental.

# Cursos e Palestras online

Outro segmento que cresce bastante na atualidade é o ramo educacional. Com a pandemia a necessidade do estudo online ficou ainda mais evidente. Já não é possível participar presencialmente de palestras e workshops, assim como a aulas. Por isso, uma plataforma que ofereça bons cursos que realmente contribuam para a evolução das pessoas pode ser muito promissora no meio digital.

Entenda quais as necessidades do mercado. Pense nas possibilidade de cursos e mantenha o foco em um área espefícica. Lembre-se que abraça o mundo não nem sempre é possível, por isso é importante ter foco.

# Lojas virtuais (E-commece)

Embora não sejam uma novidade, as lojas virtuais ainda são uma tendência em negócio digital. Isso porque durante a pandemia muitas empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade e optaram em oferecer seus produtos e serviços online. Empresa de todos os tamanhos passaram a manter sua presença online.

Porém é importante ressaltar que não é tão simples fazer sua empresa se destacar no meio digital. Muitas pessoas ainda tem receio de comprar de lojas menores e menos conhecidas por medo de golpes por exemplo, então antes de mais nada você precisa investir em sua imagem.

# Criação de sites e aplicativos

Outro negócio digital promissor está relacionado a área de tecnologia. É a criação de sites e aplicativos especializados. Contudo não é uma área tão simples, demanda bastante conhecimento.

Hoje existem diversas empresas que oferecem serviços que facilitam a criação de sites e aplicativos de forma digital. O segredo é oportunizar uma boa usabilidade aos usuários e um layout agradável. Em outras palavras tem que ser rápido, responsivo e funcional.

Veja a seguir como fazer seu negócio digital decolar

Como fazer um negócio digital decolar

Agora que você já conheceu algumas tendências de negócios digitais para 2021, talvez esteja se perguntando como fazer o seu produto ou serviço se destacar online. Essa é uma ótima pergunta, afinal não adianta ter um bom produto ou serviço se ninguém souber que ele existe.

Então depois de ter a ideia do seu negócio bem alinhada, você precisa aparecer para o seu público. Mas como fazer isso? Vamos lhe dar algumas dicas:

  • Esteja presente nas redes socais de relevância para o seu público;
  • Faça publicações periódicas e ofereça conteúdos interessantes;
  • Busque o engajamento do seu púbico;
  • Tenha um bom site, com boa usabilidade e aparência agradável;
  • Participe de eventos em sua área de atuação;
  • Torne-se um referência para o seu público;

Considere que não basta ter um conta em cada rede social, você precisa ter periodicidade em sua publicações, manter o seu púbico engajado e oferecer conteúdos relevantes a ele.

Estar envolvido na comunidade de referência da sua área também é fundamental. Por exemplo, se você é advogado, busque participar de palestras e eventos online. Ofereça seus serviços para esclarecer dúvidas e ajudar as pessoas que precisam de direcionamento, assim você se torna uma referência na sua área e seu negócio tem mais chances de sucesso.

Busque ajuda especializada

Criar um negócio digital novo é trabalhoso e demanda conhecimento técnico. Assim se você quer evitar dores de cabeça, busque ajuda especializada, um bom contador por exemplo pode lhe ajudar a formalizar seu negócio.

Uma agência digital pode ajudar seu negócio a criar sua presença digital e transmitir confiabilidade a seu público. Assim você foca no que realmente importa e deixa o restante com que entende do assunto.

Então, se quiser saber mais ou obter mais ajuda, não deixe de entrar em contato conosco!

Imagem: Binário, Ipad.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017