Manter uma presença digital é uma necessidade fundamental para praticamente qualquer empresa que queira melhorar sua performance de negócio, por esse motivo uma agência digital pode ser uma grande aliada.
Porém, para executar essa estratégia com eficiência é necessário muito trabalho, esforço e conhecimento sobre marketing online. Sendo assim, contratar uma agência digital surge, então, como a opção perfeita para suprir essa necessidade.
No entanto no momento de escolher a melhor opção do mercado, começam a surgir as dúvidas. Até porque, hoje em dia são centenas de agências que anunciam seus serviços diariamente.
Mas, como nós sabemos a importância que esse tipo de fornecedor tem para a maioria das empresas, resolvemos preparar este post com 7 dicas imperdíveis para auxiliar você na escolha da agência digital ideal para sua marca. Confira nossas dicas!
1. Verifique a metodologia da agência para definir o escopo de trabalho
A popularização da internet fez nascer o marketing digital e seus diferentes canais de comunicação, cada um com suas particularidades. Diante disso, as agências digitais se viram na obrigação de escolher um segmento para se especializar. O resultado? Um mercado com fornecedores de diferentes perfis e abordagens do mesmo assunto.
Entender muito bem esses perfis e a necessidade que a sua empresa possui torna-se um esforço essencial. Seu trabalho com uma agência digital só será bem sucedido se houver uma sinergia entre o escopo de trabalho que sua empresa precisa e o que o fornecedor oferece.
Por isso, fuja de agências digitais que oferecem propostas prontas. Busque referência de empresas que trabalham o planejamento de suas ações em conjunto com a sua empresa. Assim suas chances de otimizar resultados é muito maior.
2. Consulte o histórico de cases da agência digital
Agências digitais, assim como qualquer empresa que ofereça prestação de serviços aos seus clientes, são negócios que dependem de cases de sucesso para sobreviver e conquistar novos clientes. Afinal de contas, não há vitrine melhor para um negócio desse tipo que não um grupo de clientes satisfeitos com o serviço prestado.
É com base nos trabalhos antigos que deram certo que você poderá ter uma noção real da linha de atuação da agência. Se você não puder ter acesso a essa informação, desconfie. Afinal, qualquer empresa que se preze terá prazer em apresentar os bons resultados obtidos.
Além disso, os cases, são a forma mais fácil de compreender o perfil da agência que você está contratando. Assim como, lhe auxiliar a verificar se a mesma atende o escopo de atuação da sua empresa.
3. Avalie a qualificação da equipe especializada
Serviços como o marketing digital são prestados por pessoas e dependem dos profissionais certos para atingirem o resultado esperado pelo contratante.
Com uma agência digital a realidade não é diferente, ainda mais se pensarmos que, para cada frente de atuação na estratégia, há uma especialidade diferente. Veja bem, a equipe precisa ter profundo conhecimento de marketing digital, trafego orgânico, gestão de mídias sociais, redação, anúncios, entre outros. É muita coisa!
Portanto, antes de contratar a agência digital, procure descobrir quem são as pessoas por trás da empresa e qual a qualificação desses profissionais que serão envolvidos no seu projeto: desde a equipe de analistas até os diretores.
4. Estude a presença de mercado da agência digital
Em nosso mercado não acreditamos naquela velha máxima do “casa de ferreiro, espeto de pau”, até porque as agências de qualidade investem na sua própria estratégia de marketing digital para adquirir novos clientes.
A forma como a agência se posiciona no mercado, em especial no ambiente digital, tem muito a dizer para você sobre como a empresa trabalha para seus clientes. Se você tiver sido impactado por uma campanha de marketing digital da agência que o fez chegar até eles e considerar a contratação, melhor ainda.
Lembre-se que no meio digital, é essencial criar autoridade. Então, analise se a agência digital que você escolheu tem essa postura. Verifique os materiais divulgados e a qualidade dos serviços prestados, são indicadores importantes para o sucesso de suas estratégias.
5. Certifique-se que o trabalho é direcionado à performance
Independente do perfil e do tamanho da sua empresa, investir em marketing digital precisa ser sinônimo de resultado. Em especial se levarmos em consideração que, na internet, absolutamente tudo pode ser mensurado e monitorado.
Ao escolher uma agência digital para seu negócio, tome cuidado para não se iludir com relatórios bonitos e bem produzidos, mas que não tem nada a dizer para seu negócio. Agências de qualidade e profissionais não se valem de números bacanas mas sim da performance real que proporcionam aos seus clientes.
6 – Confira a reputação da agência
Você já ouvir falar que a melhor propaganda é um trabalho bem feito? Pois bem, na internet ficou muito mais fácil conhecer o histórico de reclamações e recomendações de clientes.
Sendo assim, se tiver oportunidade, verifique depoimentos de clientes, ou converse com eles, para saber dos resultados alcançados. e como foi a experiência com aquela agência. Afinal um bom marketing digital se faz com resultados mensuráveis.
7 – Avalie a política de preços praticada pela agência digital
Antes de contratar um agência digital, avalie a situação financeira da sua empresa e veja o quanto está disposto a investir. Afinal, é sempre bom lembrar que nenhuma dessas dicas faz sentido se o preço cobrado pela agência não couber no orçamento disponível.
Além disso, um dica de ouro é destinar um percentual dos seus lucros mensais para investir em marketing digital. Independentemente do tamanho da sua empresa. Assim a sua agência pode direcionar as ações de acordo com os seu orçamento.
Muitas empresas, costumam cortar esses investimentos nos momentos de dificuldades. No entanto, esse é um grande erro, uma vez que esse investimento se bem aplicado, pode otimizar seus resultados e gerar resultados extraordinários para sua empresa.
Enfim, contratar uma agência digital figura entre as decisões mais importantes para quem deseja obter mais retorno com o seu investimento em marketing e comunicação.
Continue navegando em nosso blog e veja como a Linkwell pode ajudar a sua empresa com estes 5 cases de sucesso de marketing digital! Depois nos diga o que você achou. Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!