Tempos de pandemia: Como deixar seus negócios mais fortes

Em tempos como os que estamos vivendo, muito negócios deixam de existir. Mas existem formas práticas de fortalecer sua empresa mesmo em tempos de pandemia.

Passamos por um momento atípico no cenário mundial, onde os negócios são fortemente impactados com as ocorrências da pandemia do Covid-19. Desde de março de 2020 quando a pandemia se instalou no Brasil, muitos negócios tem perdido força e espaço de mercado.

Além disso, muitas empresas acabaram não superando as dificuldades e tiveram que reduzir o número de colaboradores, produtos ou inclusive fechar as portas.

Assim para que os seus negócios não sofram tanto neste período, levantamos algumas questões que podem auxiliar a sua empresa a se fortalecer para enfrentar a crise.

Venha comigo e confira!

A presença digital se tornou vital para tornar os negócios diferenciados e competitivos

Cenário atual de Negócios

Primeiramente é importante avaliar que no cenário econômico atual, as vendas online mais que duplicaram em decorrência da pandemia e da necessidade de isolamento social. Desta forma, a presença digital se tornou vital para tornar os negócios diferenciados e competitivos. Ela alcançou proporções territoriais que as lojas físicas jamais poderiam conquistar sem um investimento robusto em publicidade e propaganda.

Com isso o cenário atual é de uma intensa aceleração na transformação digital dos negócios. Oque em suma, requer resiliência e solidez das empresas para manter os negócios online em alta no pós-pandemia.

Sendo assim, é importante que os empreendedores busquem sempre se atualizar quanto às estratégias no e-commerce, inovação de produtos e cadeia logística. Lembrando que não apenas atraiam os consumidores para suas lojas, mas também os engaje e fidelize-se com a marca, produtos e serviços ofertados.

Confira na sequência algumas ações estratégicas que podem ajudar a fortalecer os seus negócios durante a pandemia:

* Planejamento estratégico

Em resumo, planejamento estratégico é o coração da seu negócio. Ele funciona como um GPS, apontando o melhor caminho para alcançar um determinado destino.

Através dele sua empresa tem consciência da situação atual e faz uma projeção detalhada do futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.

Desta forma, o planejamento estratégico é  responsabilidade de todos os membros da organização. As vezes existe a falsa impressão de que planejar a estratégia cabe apenas ao comitê estratégico, gestores e líderes de projetos . Contudo para que os objetivos sejam atingidos todos precisam estar engajados em cumprir o planejamento.

Além disso, para que os objetivos sejam atingidos é necessário o envolvimento de todos os colaboradores. É claro que uns participarão com mais intensidade do que os outros. Mas, ainda assim, trata-se de uma conquista coletiva de toda a força de trabalho.

* Gestão Sustentável

Mesmo antes da pandemia, um dos maiores desafios dos negócios é a necessidade de lidar com demandas de uma população que cresce em ritmo acelerado, também se reflete no consumo e a diminuição dos recursos naturais.

Assim, uma forma de dar mais força a seus negócios é torná-los sustentáveis. A gestão sustentável é uma solução inteligente para a realização de negócios, com vistas a assegurar a sua durabilidade, um crescimento sólido e a obtenção dos resultados previstos. Além de ser uma excelente oportunidade de efetuar negócios que geram um aumento dos lucros em torno na sustentabilidade.

Independentemente do tamanho da empresa, a adoção de práticas sustentáveis permite o acesso a benefícios que seriam, de outro modo, inatingíveis. Sendo que, por exemplo, uma organização o patamar de empresa sustentável, adquire uma competitividade ímpar no mercado, como por exemplo:

  • Ganho de respeito dos consumidores e público em geral;
  • Credibilidade e confiança perante os consumidores e demais stakeholders;
  • Visão de negócios éticos e sólidos;

Essa visão geral da empresa é muito positiva e pode trazer força e também ganhos financeiros para seus negócios. Sendo assim, confira algumas dica de sustentabilidade.

Dicas de sustentabilidade

Ideias sustentáveis existem aos montes, mas nem todas funcionam quando aplicadas ao dia a dia da organização. Não que elas não sejam boas ou o úteis, mas porque envolvem uma série de procedimentos e recursos que nem sempre estão disponíveis ou são possíveis de serem aplicados em um dado momento.

Confira, a seguir, algumas ideias que funcionam na prática:

  • Economia de água, papel e energia: Embora pareçam corrriqueirras essas atividades podem ser muito úteis aos seus negócios. Que tal implantar um serviço de documentação em cloud ou então alguns paineis solares? O investimento pode ser alto no início, mas compensa como o passar do tempo.
  • Reciclagem e reaproveitamento: Quando pensamos em reciclagem vem logo a ideia de papel, plástico não é mesmo? Mas existem muitas formas de reaproveitamento, como utilizar materiais de descartes para embalagens, móveis e até construções.
  • Equipamentos econômicos: Alguns equipamentos mais modernos podem oferecem muita economia e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável. Embora eles possam custar um pouco mais caro o retorno geralmente vale a pena.
  • Manutenção de áreas verdes: Porque não investir em um espaço verde? Espaço não é desculpa, hoje já existem hortas e jardins em prédios, sacadas e até mesmo em telhados. Além de sustentável você pode economizar no ar condicionado e deixar o seu ambiente mais bonito.
  • Fontes de energia renováveis: São o futuro do planeta, que tal sua empresa ser pioneira e começar a pensar nestes recursos?
  • Contratar empresas de limpeza e conservação: Você já ouviu falar que é melhor prevenir do que remediar? Então, isso também vale para sua empresa. Realizando manutenções preventivas você pode economizar muito e ainda contribuir para o meio ambiente.

* Investir em capital humano

Outra forma de fortalecer seus negócios é investir em seu capital humano. Não importa se sua empresa tem ou colaboradores, com certeza eles são parte fundamental do seu sucesso ou fracasso.

Investir em seus talentos não está somente relacionado a questão monetária, mas sim, a ações de gestão mais democráticas. Por exemplo, se durante a pandemia sua empresa está com dificuldades, seja transparente, deixe todos cientes da situação e das medidas tomadas para melhorar.

Colaboradores que tem clareza do que acontece na empresa, são mais produtivos engajados e trabalham para resolução de problemas. Ao contrário quando não ficam a par da situação real, se tornam anciosos, descontentes e desmotivados.

Então, você já sabe o que fazer para tornar seus negócios mais resilientes e forte neste período de pandemia? Aproveite e deixe seus comentários!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017