5 dicas essenciais de como transformar clientes em fãs

Criar uma base de defensores é cada vez mais importante por isso, é indispensável saber como transformar clientes em fãs.

Em um cenário como o mercado digital, onde é preciso se diferenciar, não basta ter consumidores, você precisa contar com usuários que realmente se comprometam com sua marca. Assim, criar uma base de defensores é cada vez mais importante e permite que o negócio chame a atenção do jeito certo. Por isso, é indispensável saber como transformar clientes em fãs.

Pode parecer clichê, mas a verdade é que a partir dessa conversão, as pessoas não apenas compram do estabelecimento, mas elas também se engajam e defendem a marca. Além de divulgá-la para outros consumidores em potencial, o que em suma ajuda a diminuir os custos de aquisição do cliente, melhora a fidelização e até aumenta o faturamento.

Porém construir uma base sólida de fãs não é tão simples. Afinal parte do desejo do usuário em fazer parte da comunidade da sua empresa. Então, quais são os segredos para levar os clientes para o próximo nível? Confira, nosso post e veja a seguir, 5 dicas infalíveis para criar defensores da sua marca e ampliar sua legião de fãs.

Várias pessoas olhando para a câmera e fazendo sinal de positivo.
Estude bem a persona, conheça quais são os pontos que ela mais valoriza e entenda.

1. Entenda quem é o seu público

Para transformar clientes em fãs, as pessoas precisam estabelecer uma conexão forte e verdadeira com sua marca e/ou empresa. Por isso, é essencial conhecer muito bem o público e entender quais são os pontos essenciais para o relacionamento.

É o caso de compreender os anseios de quem consome, as suas expectativas e o que eles desejam ao consumir. Pense, por exemplo, em um cliente de supermercado, muitas vezes, a pessoa busca facilidade, praticidade e economia.

Por outro lado, um consumidor de uma loja virtual de roupas pode desejar conveniência, tendências e exclusividade. O objetivo de cada um vai depender do seu perfil, hábitos de consumo entre outros indicadores que precisam ser avaliados com muita cautela e responsabilidade.

Sendo assim, estude bem a persona, conheça quais são os pontos que ela mais valoriza e entenda, principalmente, como a sua empresa é útil, e pode auxiliar a resolver os problemas desse público, e tornar clientes em fãs.

Foto de uma tela de um smartphone. Mostrando os botões do instagram.
Coloque-se no lugar do consumidor.

2. Ofereça um atendimento personalizado e transforme clientes em fãs

Fazer apenas o mínimo ao atender um cliente não é a melhor pedida, e pode ser um tiro no pé, em especial em tempos digitais. Um atendimento de qualidade, mas sem nada especial, pode ser oferecido pela maioria das empresas. Por outro lado, são as que sabem customizar esse atendimento que têm sucesso em como transformar clientes em fãs.

Com o estudo do mercado de interesse, busque meios de personalizar o atendimento e oferecer uma experiência única a seus clientes e usuários. Ter vendedores que atuam de forma consultiva para resolver uma necessidade específica, por exemplo, é uma ótima saída.

Hoje em dia, mesmo os atendimentos automatizados, já possuem padrões mais específicos para humanizar o contato com o cliente. Afinal todo cliente deseja sentir-se único e especial.

Assim, para não ter dúvidas, coloque-se no lugar do consumidor e pense como gostaria de ser atendido. Com essa visão empática, fica fácil dar um direcionamento customizado. Porém, sempre é importante considerar que cada perfil tem suas preferências, e que nem todas as estratégias vão funcionar da mesma maneira para todos os clientes.

Foto de um botão de like ou curtir. É preciso transformar seus clientes em fãs.
A qualidade e o preço são fatores importantes, mas não é o suficiente.

3. Tenha um programa de fidelidade

Quais são os motivos que fazem as pessoas voltarem a comprar no seu negócio? A qualidade e o preço são fatores importantes, mas somente isso não é suficiente. Embora sejam fatores determinantes para o sucesso de um negócio, hoje em dia, são apenas uma pequena parte do seu processo de realização.

Alias, já que a intenção é se diferenciar e envolver, vale a pena pensar em um programa de fidelidade. Que possa premiar os consumidores assíduos e envolvidos com sua marca. Como os que compram mais ou com maior frequência. É o caso de oferecer descontos ou brindes para quem consumir certa quantia em um determinado período.

Além de tudo, é algo que aumenta a atratividade das suas ofertas e que eleva o valor agregado dos produtos. Sem contar que benefícios Vips, podem ser bem interessantes para cativar clientes contantes.

4. Crie experiências memoráveis

O marketing de experiência tem a ver com a forma como os indivíduos se sentem diante de uma marca. Inclusive, em pesquisas recentemente realizadas, 90% das pessoas disseram que ficam mais propensas a visitar uma loja física se o ambiente é agradável. Sendo assim, escolher músicas coerentes, criar visuais diferenciados e até produzir cheiros no ambiente pode impactar nessa decisão.

Além de tudo, pense em outros meios de envolver os clientes. Degustações são famosas nos produtos alimentícios, enquanto setores diversos têm as amostras grátis. Também há ativações de marca, como experiências radicais ligadas a uma empresa de esportes, por exemplo.

A melhor estratégia é buscar novidades e experiências que possam surpreender o seus clientes de forma positiva.

homem no tablet fazendo vendas pelo site
Foque no seu consumidor

5. Para transformar clientes em fãs, coloque-os no centro das suas ações

Já que a intenção é criar verdadeiros fãs do negócio, é preciso colocar as pessoas no centro de toda a experiência. Em vez de se preocupar com a concorrência ou com a participação de mercado, foque no seu consumidor.

Isso significa aceitar e utilizar o feedback de quem está em contato com a marca. Inclui, ainda, pensar em meios de facilitar o relacionamento e na integração para uma experiência única. Ou seja, valorizar os consumidores, portanto, é indispensável nesse momento.

O seu cliente é um dos seus maiores patrimônios, invista nele!

Ao saber como transformar clientes em fãs, sua marca tem a chance de se destacar e de conseguir resultados muito melhores. Com essas dicas, o seu empreendimento chega ao sucesso com mais facilidade!

Para ter êxito nessa tarefa, nada melhor do que contar com quem entende do assunto. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017