Entenda de uma vez por todas a importância dos dados nas estratégias de Marketing Digital

Não é segredo que, para se destacar no mercado digital, é importante ter elementos que tornem possível a construção de uma estratégia sólida. Além disso, hoje em dia é fundamental para uma empresa de sucesso, ter um bom posicionamento online.

Sendo assim, neste cenário, os dados referentes aos recursos utilizados para colocar em prática o seu planejamento são fundamentais. É podem determinar o seu sucesso na rede.

E-mail marketing, links patrocinados, redes sociais e marketing de conteúdo por exemplo, são ferramentas utilizadas, que por sua vez representam dados específicos.

Então, para se aprofundar um pouco mais nessa questão, listamos uma série de fatos que mostram a importância dos dados nas estratégias de marketing digital. Acompanhe a seguir!

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Os dados e as necessidades do público

Certamente, muitos empreendedores já fizeram essa pergunta: Por que outras empresas conseguem resultados positivos ao utilizar determinadas estratégias de marketing digital, no entanto a minha empresa não?

A resposta para essa pergunta pode ser melhor explicada pelos dados obtidos. Por exemplo, vamos supor que você escolheu utilizar o e-mail marketing na sua estratégia.

Neste caso é vital que o seu planejamento seja elaborado visando utilizar essa ferramenta. Porém, mesmo assim, muitas vezes os resultados esperados não aparecerem. O que pode ter dado errado?

Primeiramente pense bem! Será que as suas informações estão apresentando relevância para o seu público? Digamos que o seu público gosta de receber informações de qualidade. Será que os seus e-mails estão satisfazendo essa necessidade? Uma outra estratégia, como por exemplo, utilizar um blog ou criar conteúdo em vídeo, não seria mais funcional para o seu caso?

Contudo é essencial que você companhe as métricas constantemente. Assim poderá verificar o que está sendo efetivo, e quais estratégias não estão apresentando bons resultados. Para o E-mail marketing, é necessário muito cuidado para não passar a mensagem errada aos clientes e acabar parando na lista de spam.

Por esse motivo, a relevância do conteúdo é fundamental. Além disso, também é muito importante levar em consideração a frequência das mensagens, sendo que, o ideal é que para cada dez postagens com conteúdos relevantes, seja apresentada uma única para venda ou divulgação de produtos e serviços.

Por tanto, uma análise bem feita das métricas obtidas certamente trará a resolução de todos os seus problemas. Tanto para entender o que está acontecendo como para ajudar na tomada de decisões para novas estratégias.

As métricas ajudam a melhorar os resultados

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Através das métricas é possível avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing digital. Em que são baseadas? Simples, em dados! É por isso que são esses dados são tão eficientes e confiáveis.

Retorno sobre o Investimento (ROI), Custo de Aquisição por Cliente (CAC), alcance das publicações em uma rede social e tempo de permanência no site são algumas delas.

Quer a melhor notícia: na web, tudo é mensurável!

Sendo assim, se levarmos em consideração, essa informação, podemos ter uma noção clara de como as métricas podem ajudar a melhorar os resultados obtidos pela sua empresa.

Por exemplo, digamos que a sua empresa faça uma excelente campanha de links patrocinados e atraia muitos visitantes para o seu site. Se a estratégia completa da sua campanha não for adequada, é possível que uma grande parte dessas visitas não se converta em vendas.

Assim, podemos analisar as métricas, como, o tempo de permanência no site, por exemplo, constatando que os potenciais clientes navegavam por curtos períodos de tempo. Ou seja, que não permanecem no site tempo suficiente para realizar a conversão, impactando nos resultados.

Isso é um indicativo que sua página está com algum problema. Sendo que, esse pode contribuir para que os potenciais clientes abandonem os seu site. Dentre os diversos problemas que podemos elencar neste sentido:

  • Design falho;
  • Falta de informações sobre os produtos,
  • Dificuldade para concluir a compra;
  • Dificuldades na navegabilidade;
  • Conteúdos de baixa relevância.

Em fim, as possibilidades são diversas, mas através da análise coerente das métricas, é possível analisar cada uma delas e chegar a uma solução eficaz. Sendo assim, na prática, os dados ajudam a identificar esses problemas e também a direcionam suas ações para o alcance das soluções necessárias.

As estatísticas positivas do marketing digital

Além dos dados específicos do uso do marketing digital, há aqueles que mostram a sua eficiência, ou seja, comprovam quanto suas estratégias estão sendo positivas.

Algumas estatísticas, por exemplo, trazem números importantes para provar a imensa capacidade que o marketing digital tem de gerar resultados.

Uma das mais relevantes é a expectativa de investimento nessa forma de marketing, que deve chegar aos 15 bilhões em 2019. Isso prova que realmente ela é muito benéfica para as empresas.

O uso de blogs para criar um contato mais próximo com o público, especialmente pelas empresas que vendem direto ao consumidor, apresenta quase 70% mais leads do que as concorrentes que não usam essa estratégia.

Os links patrocinados, por sua vez, representam 1/4 do investimento em publicidade na internet. Mostrando que cada vez mais a utilização desse recurso vem ajudando na construção de boas estratégias de marketing digital.

Como utilizar as análise do marketing digital corretamente?

Certamente para que suas estratégias sejam eficientes e tragam resultados para o seu negócio, elas precisam ser acompanhadas corretamente. Embora, não seja difícil compreender os mecanismos do marketing digital, para alguns profissionais e empresas esse pode ser um grande desafio.

Assim, o nosso conselho é que você foque os seus esforços naquilo que realmente é bom, e delegue o restante. Ou seja, não queira se tornar um especialista em marketing digital, você pode se dedicar ao que faz de melhor e contratar uma empresa especializada para cuidar desses dados para a sua empresa.

Em resumo, você garante que sua empresa será assistida por profissionais especializados, e não corre o risco de deixar sua estratégia inadequada. Além disso, pode ter a certeza de estar sempre a par das novidades e inovações do mercado.

Então, você sabe como andam os dados digitais da sua empresa? Que tal obter ajuda especializada para criar uma estratégia poderosa e deslanchar seus resultados? Entre em contato conosco, será um prazer conversar com você e auxiliar a sua empresa a ser um sucesso digital!

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017

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