Automação de marketing: saiba quando optar por essa ferramenta

A automação de marketing é a forma mais inteligente de descomplicar o ciclo de vendas e trazer mais qualidade para a experiência do consumidor.

A automação de marketing é a forma mais inteligente de descomplicar o ciclo de vendas.

A automação de marketing faz uso da tecnologia para coletar e analisar dados de potenciais clientes.

A análise oriunda desse processo contribui para um bom planejamento de ações e para o alcance de benefícios, como maior geração de leads. Além disso podemos conseguir melhores oportunidades de negócio, redução do ciclo de vendas e aumento na conversão.

Todas essas etapas estão presentes na chamada jornada do consumidor. Jornada que se inicia no primeiro contato e termina na venda ou, em muitos casos, no pós-venda. A automação de marketing é uma excelente aliada para tornar essa experiência o melhor possível. Uma vez que, através dela é possível compilar os dados dos atendimentos realizados e oferecer opções mais condizentes com as necessidades reais dos clientes.

Então, se você deseja saber mais sobre o funcionamento da automação de marketing e quando utilizá-la, confira as dicas abaixo!

Pessoa segurando um smartphone enquanto usa uma caneta para apontar algo na tela de um computador.
A automação de marketing usa da tecnologia para coletar e analisar dados.

Automação na criação de conteúdo

Quando, dentro da sua estratégia, for definido que a criação de conteúdo é um excelente recurso para atrair mais clientes. Tem-se um bom momento para fazer uso da automação de marketing.

Utilizar ferramentas, como blogs, sites, redes sociais e ou vídeo, é uma excelente maneira de fazer um marketing mais estático. Ou seja, contar com ferramentas que possam ser utilizadas por bastante tempo e acessadas pelo público a qualquer momento.

Para que o conteúdo funcione bem, é importante focar na criação de materiais. Esses devem ser ricos e atrelados aos interesses dos seus clientes e potenciais clientes.

Se a base utilizada for outra, corre-se o grande risco de produzir conteúdos que sejam ignorados e, consequentemente, não contribuam para a geração de bons resultados.

Fotos mostrando um chip de computador escrito marketing
Muitas pessoas dizem que um “lead quente” é uma venda praticamente fechada.

Obtenção de leads qualificados

Muitas pessoas dizem que um “lead quente” é uma venda praticamente fechada. Por isso, é tão indicado, para quem almeja resultados melhores, direcionar seus esforços para atrair pessoas com chances reais de se tornarem clientes, afinal, isso poupa tempo e converte-se em lucros mais facilmente.

Através da automação, você tem diversos recursos para montar um caminho automatizado para nutrir seus leads, além da possibilidade de mesclar canais de comunicação, de acordo com o comportamento dos seus clientes potenciais.

Aliás, com auxílio da automação de marketing, é possível analisar também quando um lead já avançou no funil de vendas e está apto a ser encaminhado para o setor comercial realizar o fechamento da venda.

A construção de processos consistentes parte muito dessa capacidade de definir o momento certo para realizar cada ação.

Utilização de Landing Pages

Os dois tópicos acima trazem estratégias que são iniciadas, em boa parte dos casos, com as landing pages, conhecidas em português como páginas de captura. Ou seja, são aquelas páginas criadas para atrair potenciais clientes para que deixem suas informações. Portanto, com elas, é possível obter o contato do cliente (telefone, e-mail etc.) em troca da disponibilização de um conteúdo específico.

Normalmente, esse conteúdo é um material exclusivo e atrelado à área de atuação da empresa e de interesse do público. Pode ser um e-book, um vídeo, um relatório, entre muitas outras opções. O mais importante é que esse material seja relevante e interessante para o público que se deseja atingir.

Sobre uma mesa um tablet e duas folhas de papel. Mostrando alguns gráficos.
Com as landing pages é possível obter o contato do cliente.

Elaboração de CTA

O CTA (Call to Action e, em português, chamada para ação) é um convite para o leitor. Convite esse que convida o leitor a realizar determinada ação proposta pela empresa.

Você pode utilizar essa ferramenta por exemplo, para:

  • Convidar o usuário a assinar sua newsletter;
  • Entrar em contato com a sua empresa;
  • Realizar uma chamada telefônica;
  • Baixar um material específico;
  • Visitar a sua página;
  • Cadastrar-se em seu site para receber seus conteúdos.

Eles são vistos, na maioria das vezes, no encerramento de um conteúdo, aproveitando, assim, o engajamento gerado pela leitura/visualização do material.

Esse recurso é bastante utilizado para encaminhar os usuários para uma landing page e, assim, iniciar todo o processo de obtenção de leads. Podemos dizer que a qualidade do CTA está totalmente interligada com o sucesso do restante da estratégia.

Esse é um recurso fundamental para a captação de leads. Assim como para oferecer uma solução a um problema potencial do cliente.

Comunicação MultiCanal

A automação também proporciona uma simplificação dos canais de comunicação com o seu público, já que, dentro de um mesmo Workflow, você pode atender diversos canais, como por exemplo E-mail e SMS.

Além disso, esse canal permite que você estreite seus canais de atendimento ao cliente, garantindo uma linguagem única e padronizada, já que as respostas serão equivalentes em todos os canais.

Elimine as tarefas repetitivas

Outra grande vertente da automação é facilitar a vida dos profissionais envolvidos com o marketing, uma vez que através dela é possível otimizar tarefas repetitivas e ganhar tempo para focar em questões mais relevantes.

Por exemplo, você pode padronizar a criação de workflows para serem executados de forma automatizada. Ou mesmo, padronizar suas respostas para os leads. Assim você garante mais produtividade para sua equipe , melhora suas vendas.

Lembre-se! Além de atrair novos clientes é importante manter os atuais, então você pode utilizar a automação a seu favor para oferecer uma experiência enriquecedora para esse público. Através do E-mail marketing por exemplo, é possível criar campanhas de desconto para recompra, realizar pesquisa de satisfação entre outros.

Sendo assim, a automação de marketing é a forma mais inteligente de descomplicar o ciclo de vendas. Além de trazer mais qualidade para a experiência do consumidor e agilizada nos seus processos.

Essa união de benefícios mostra o quanto vale a pena investir em uma estratégia de automação e a amplitude de resultados que podem ser gerados por ela.

Quer aprender mais sobre o marketing digital? Então, confira também nosso post que mostra como a sua empresa deve se preparar para ter uma estratégia de marketing vencedora. É imperdível!

Imagens: Ilustração, teclado.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017