Como atrair clientes utilizando estratégias de SEO local?

Dentre essas tendências, uma que merece destaque é o SEO local. Provavelmente, você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization).

O marketing digital se caracteriza por ser um nicho que apresenta novas tendências de forma bastante rápida, entre elas encontra-se o SEO local. Essas estratégias surgem para atender às demandas geradas pela mudança de comportamento do consumidor, a qual acontece de maneira constante. Principalmente em um ambiente virtual, onde tudo se mantem em contínua atualização.

Dentre essas tendências, uma que merece destaque é o SEO local. Provavelmente, você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization) e que ele pode ser descrito como a união de técnicas de otimização de páginas. Tendo, assim, o objetivo de ranquear melhor nos motores de busca.

O SEO local é um recurso que visa a ir além dessas técnicas tradicionais de otimização. E, para isso, utiliza estratégias alternativas. O objetivo, com isso, é facilitar ainda mais o acesso do público ao serviço/produto que está sendo pesquisado.

Em um rápido exemplo, quando você pesquisa uma “oficina mecânica”, logo o algoritmo do Google entende que você está procurando por algum estabelecimento próximo. Afinal é possível que esteja com um problema no seu carro. Para atender melhor à sua pesquisa, ele usa o fator local para apresentar resultados mais satisfatórios.

Neste sentido as empresas melhores ranqueadas, e com avaliações mais expressivas ocuparão o topo da lista, e consequentemente terão mais chances de se tornarem uma opção de compra.

Estratégias de SEO Local para atrair clientes

Bom, como você pode perceber é muito importante para o seu negócio focar no SEO local, já que ele impacta positivamento nos seus resultados. Então, se estiver interessado, fique comigo, e confira algumas dicas de como atrair clientes usando o SEO Local. Vamos lá!

Google meu negócio, smartphone
É importante focar no SEO local, para aumentar o posicionamento do seu negócio

1 – Aposte no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito importante dentro de uma estratégia de SEO local. Para começar a utilizá-lo, é necessário se inscrever na plataforma. A partir da inscrição, é possível ter acesso a uma série de recursos que vão ajudar a otimizar a sua página para os mecanismos de busca e para o público (especialmente a audiência que está perto da sua empresa).

Um cuidado que deve ser tomado para se ter uma presença relevante no Google Meu Negócio é adicionar uma descrição objetiva e completa. Que tenha, ao menos, 400 palavras e possa instigar o usuário a conhecer mais sobre os seus serviços.

Outros cuidados importantes são: incluir o negócio na categoria adequada, usar imagens de boa qualidade. Disponibilizar informações sobre o horário de funcionamento e meios para contato. Por fim, é recomendado habilitar a opção de avaliação dos clientes. Já que os comentários são uma excelente forma de fazer “prova social”.

2 – fique atento às meta tags de títulos e descrições

Meta tags são basicamente linhas de códigos utilizadas com o intuito de descrever o conteúdo do seu site para os motores de busca. É nessas linhas que serão inseridas as palavras-chave mais adequadas para facilitar a pesquisa do usuário.

Sendo assim, é fundamental dar atenção especial às meta tags de títulos e descrições, pois elas podem fazer toda a diferença em uma estratégia de SEO local. Saber como atrair clientes exige criar estratégias melhores do que a concorrência, considerando, aqui, que muitos concorrentes também utilizam o SEO local. Sabendo disso, é valido dizer que priorizar detalhes como esses pode trazer a tão desejada vantagem competitiva.

Foto de uma tela mostrando em detalhe o ponteiro do mouse apontando para a palavra SEO.
As estratégias ideias, podem fazer toda a diferença para o seu negócio

3 – Gere conteúdo local

A busca por conteúdos relevantes já é conhecida pelos analistas de marketing digital. Por isso, é preciso criar estratégias de conteúdo diferenciadas. Uma delas é gerar conteúdo local, ou seja, atender os interesses de personas próximas. E usar isso como porta de entrada para que elas conheçam melhor a sua empresa.

Uma boa opção para essa estratégia é utilizar dicas específicas para uma determinada cidade ou região, como por exemplo: Conheça os pontos turísticos de Curitiba, os melhores restaurantes de Florianópolis, e assim por diante. Sempre é claro com assuntos relevantes ao seu público, ou seja, que tenham relação com o seu negócio.

4 – Obtenha avaliações locais positivas

Outra grande sacada do SEO local, é a portunidade de ter em seu domínio testemunhos e avaliações positivas do seu trabalho. Imagine que você está viajando e precisa de um mecânico, com certeza uma boa recomendação na página será de grande valia para impulsionar sua escolha.

Por isso, sempre dê atenção ao seus clientes, responda comentários e ajude a sanar suas dores. Assim você terá clientes satisfeitos que poderão indicar o seu trabalho. Caso as avaliações não apareçam, não tenha medo de solicitar. Se você tem a certeza de ter feito um bom atendimento, peça para que o cliente avalie o seu trabalho.

Isso abrirá muitas portas e impulsionará suas vendas! Em um mundo onde todos acompanham redes sociais, uma avaliações positivas são fundamentais para criar autoridade no seu segmento de atuação.

Avaliação positivo - Google meu negócio
Uma boa avaliação pode ajudar a impulsionar o seu negócio

Quais os benefícios do SEO Local para o seu negócio?

Dentro de uma estratégia de SEO local, é essencial gerar experiências mais completas para os usuários com a finalidade de gerar mais valor no ranqueamento do Google.

Com base nisso, fica fácil perceber o quão benéfico pode ser o SEO local para o seu negócio. Gerando mais tráfego, contribuindo para aumentar a visibilidade e sendo uma excelente alternativa na busca por como atrair clientes de forma constante.

O SEO local é apenas uma das diversas estratégias que você pode utilizar para alavancar o seu negócio online. Se estiver disposto a investir em marketing digital e aproveitar ao máximo todos os benefícios que essa metodologia tem a oferecer. A recomendação é contar com auxilio especializado.

Enfim, já que falamos em marketing de conteúdo, que tal conhecer a importância que esse recurso tem para pequenas empresas? Confira tudo sobre esse importante assunto em nosso post especial!

Aliás que tal buscar opções de agências de marketing digital, que estejam alinhadas com as suas metas e estratégias de mercado? Caso tenha interesse em conhecer melhor nosso trabalho, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar a sua empresa a crescer digitalmente!

Imagens: seo, lupa.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017