Como fazer e-mail marketing? 5 dicas para o melhor resultado!

Primeiramente, o e-mail marketing é uma ferramenta utilizada no marketing digital com foco principal em se aproximar dos clientes e, assim, fortalecer o relacionamento. Essa medida contribui, de forma significativa, para expandir os resultados da sua empresa, tanto na obtenção de novos clientes como na retenção dos que já estão na base.

No entanto, muita gente ainda confunde o uso desse recurso com a prática de SPAM. Porém, o e-mail marketing difere e muito desta prática, além de ser muito mais eficiente. Também é uma prática limpa porque visa a chegar somente aos usuários que estão interessados e permitiram o envio dos conteúdos. Sem contar que neste caso, envia-se conteúdos relevantes para o público, e não somente mensagens aleatórias.

Contudo, o respeito pelo público é tanto que, no final de cada mensagem, há a opção de cancelar o recebimento desses e-mails, fator que demonstra o profissionalismo da sua empresa e a preocupação com o bem-estar dos clientes.

Sendo assim, embora seja uma ferramenta nem sempre compreendida, ela é muito eficaz no que tange a trazer resultados para as ações de marketing da sua empresa. Então, para mostrar como tirar máximo proveito dessa poderosa ferramenta, listamos 5 dicas essenciais sobre como fazer e-mail marketing da forma correta.

Fique comigo, acompanhe nosso post e conheça nossas dicas!

1. Escolha a imagem para fazer e-mail marketing

Mulher utilizando Smartphone e laptop para fazer e-mail marketing
Imagens sozinhas podem caracterizar SPAM

Usar imagens no e-mail marketing requer uma série de cuidados, já que a má utilização delas tende a ser classificada como SPAM e gera o bloqueio pelos servidores de e-mail.

Assim, para solucionar esse problema, é preciso evitar o envio de imagens sozinhas. Ao invés disso, o que pode ser feito é utilizá-las como forma de ilustrar o conteúdo escrito que consta na mensagem. Ou seja, mesclar imagens e textos em seus conteúdos.

Além disso, é sempre importante e recomendáveis escolher imagens leves e rápidas de carregar, assim você não corre o risco de o potencial cliente perder o interesse, antes mesmo de conferir o e-mail. Criar uma descrição para suas imagens e inserir links que possam ser clicados, também é uma boa alternativa.

2. Ajuste a aparência e a formatação do conteúdo

A aparência e a formatação do conteúdo são essenciais na busca por aprender como fazer e-mail marketing de forma a gerar resultados. Elas propiciam uma boa experiência de leitura aos usuários, elemento que ajuda na compreensão da mensagem enviada. Além é claro de contribuir para aumentar o engajamento e a taxa de abertura do seu conteúdo.

Outra dica vital é variar o formato de envio. Isso favorece a manutenção do interesse do público e consequentemente gera aumento da conversão. Contudo, Newsletter, e-mails promocionais e criação de conteúdo para cada etapa do funil de vendas (nutrição de leads) são algumas formas de fazê-lo.

3. Aposte na segmentação do público

Antes mesmo de saber como fazer e-mail marketing, é preciso compreender quem é o público-alvo. Uma lista de e-mails menor e com pessoas que estejam dentro do perfil desejado trará mais resultados do que utilizar listas grandiosas e sem um processo de segmentação bem-feito.

Tendo isso em mente, não vale a pena cair na tentação de comprar listas de e-mails prontas por ter a impressão de que será um atalho para facilitar o processo. Essa é uma sensação falsa e que só vai gerar gasto de tempo e de dinheiro, além de prejudicar a imagem da sua empresa por não ser uma prática correta em termos éticos.

Então, fuja das listas prontas. Crie métodos de conquistar seus próprios leads. Uma sugestão é criar conteúdos em seu site e/ou blog como E-books, manuais entre outros, para download e em troca você solicita que o usuário cadastre-se em sua lista de contatos. são inúmeras boas opções para você conseguir uma lista completa e adequada, com perfis fieis ao seu proposito.

4. Tenha cuidado com elementos gramaticais e de linguagem ao fazer e-mail marketing

Ter cuidados com erros gramaticais e também com a linguagem utilizada é parte do sucesso em uma estratégia de e-mail marketing. O bom uso da nossa língua materna mostra que a sua empresa se preocupa com a qualidade das mensagens enviadas.

Já a escolha da linguagem correta facilita o relacionamento com o público, afinal, será feito uso de uma comunicação mais aproximada ao perfil dele. Hoje em dia é comum utilizar uma linguagem mais informal e pessoal nos emails. Isso cria proximidade com e empatia com o público. Mas não esqueça que respeito e postura são fundamentais, então, avalie bem cada mensagem para transmitir a informação adequada.

5. Atente à frequência e ao momento certo de envio

Notebook com a caixa de emails aberto.
Mapear a periodicidade do envio é fundamental.

Esse é talvez um dos pontos cruciais na utilização do e-mail marketing. Saber a frequência e o momento certo ajuda a gerar o equilíbrio necessário no envio. Uma frequência muito alta vai gerar incômodo, enquanto uma ausência por longos períodos vai trazer uma “sensação de abandono”.

O ideal é mapear o envio mensalmente, escolhendo tanto a frequência (2 vezes por semana, por exemplo) como o momento certo para o envio. Nesse último aspecto, é preciso avaliar, por meio da taxa de abertura, os horários mais comuns que seus clientes leem as mensagens. Isso pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Aliás, outra questão relevante é a taxa de envio de materiais promocionais. É claro que se você está se empenhando em enviar e-mail marketing você deseja vender, mas antes é necessário conquistar o seu público.

Sendo assim, antes de enviar produtos e serviços, envie conteúdos relevantes que despertem o interesse e demonstrem a sua autoridade no assunto. Somente depois é que você pode oferecer o seu produto, assim as chances de conversão são muito maiores.

Em suma, o panorama apresentado até aqui, vai lhe ajuda a entender como fazer e-mail marketing e aproveitar os benefícios dessa estratégia, tão importante para o marketing digital.

Então, que tal se aprofundar no assunto e conhecer dicas infalíveis para vender mais na Internet? Basta conferir nosso post especial sobre o assunto? Também fique a vontade para entrar em contato conosco. Boa leitura!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017