Como identificar o perfil do cliente do seu negócio?

Na busca por realizarem mais vendas, muitas empresas pecam por não saberem como identificar o perfil do cliente. Saiba como identificar o perfil do seu.

Identificar o perfil do seu cliente é a principal etapa no processo de planejamento da sua estratégia de marketing digital. Desta forma, você direciona suas ações e alcança leads mais qualificados para o seu negócio.

Na busca por realizarem mais vendas, muitas empresas pecam por não saberem como identificar o perfil do cliente. Aliás, pior do que isso: esse erro acontece pelo fato de negligenciarem algo básico dentro do planejamento, que é a definição de uma persona.

Podemos definir a elaboração de uma persona como a criação do perfil ideal de cliente. Ou seja, aquele para o qual todas as ações devem ser direcionadas. Essa persona pode ser mais geral, trabalhando, assim, todos os propósitos da empresa. Ou mais específica, como no caso do lançamento de um determinado produto.

Em suma, a persona é um personagem fictício que apresenta todas as características do cliente que você deseja atrair para o seu negócio. Vai muito além da classe social e do gênero. É importante estabelecer características, gostos e hobbies.

Mas afinal, como de fato, ela influencia em melhores resultados para o seu negócio? É o que você verá acompanhando as dicas abaixo, confira!

Um grupo de pessoas segurando sacolas de compras.
Definir sua persona é fundamental para sua estratégia de marketing digital

Elaboração da persona ideal

Identificar o perfil do cliente e, assim, criar a persona ideal passa por dois processos de análise: o interno e o externo. O primeiro diz respeito ao estudo das metas e objetivos da empresa. A fim de identificar com quem ela quer se comunicar e fazer negócios.

O segundo está relacionado ao estudo do mercado em si para identificar fatores que influenciam nessa definição. Tendo como viés principal o comportamento do consumidor.

É possível utilizar dados obtidos pela própria empresa para definir essa persona. Como informações acerca de compras anteriores, e a utilização de métricas, como o ticket médio, para ajudar a mapear o perfil financeiro e de consumo desses clientes.

As redes sociais e demais canais de comunicação da empresa também são muito importantes para trazer dados, medir o engajamento e, com isso, fazer um mapeamento mais completo.

Empresária segundo um notebook.
É preciso de um passo a passo sólido para gerar grandes resultados.

Importância de identificar o perfil do cliente

Identificar o perfil ideal de cliente é de suma importância para criar estratégias mais precisas. Portanto o marketing digital, hoje, exige um passo a passo sólido para gerar grandes resultados. Sendo o primeiro a definição de uma persona.

Sem foco, não adianta ter um grande montante de dinheiro para investir em tráfego pago ou demais ferramentas. Porque isso representará uma grande perda de tempo e recursos pelo fato de as ações não chegarem a quem realmente se interessa pelos produtos e serviços que o seu negócio oferece.

Diante disso, vemos que saber como identificar o perfil do cliente não é meramente um fator burocrático ou um elemento teórico da estratégia. Mas, sim, um ponto de partida para a obtenção dos resultados almejados. Negligenciar a importância dele coloca em risco a estratégia como um todo.

Benefícios da correta identificação do perfil do seu cliente

Como já falamos é fundamental conhecer o perfil do seu cliente, para que suas estratégias de marketing digital sejam mais assertivas e tragam melhores resultados para o seu negócio. Confira agora, quais outros benefícios a correta identificação da sua persona pode trazer para sua empresa.

Homem sentado em uma mesa olhando a tela de um notebook. Analisando o dados do perfil do cliente.
Definir uma persona para o seu negócio, pode trazer mais clientes para sua empresa

1 – Geração de leads mais qualificados

No meio digital, a busca desenfreada por clientes deu lugar à busca por leads mais qualificados. Ou seja, é melhor atrair menos pessoas desde que elas tenham realmente potencial para serem compradoras.

Os esforços, tanto de conhecimento como financeiros, são grandes para quem planeja ter uma presença online sólida. Por isso, não seguir esse tipo de direcionamento é desperdiçar grande parte da sua estratégia em práticas erradas.

A geração de leads mais qualificados é o que vai possibilitar a constância da chegada de novos clientes e, aperfeiçoando esse processo, inclusive o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) diminuirá.

2 – Melhora a segmentação e personaliza seu site

Através da persona, você pode melhorar sua segmentação, ou seja, produzir conteúdos mais direcionados ao público que realmente tem potencial para comprar seu produto. Além disso, você pode produzir informações mais personalizadas que atendam ao perfil de consumo do seu público.

Desta forma você aumenta a sua taxa de conversão e ainda fideliza seus clientes, já que oferecer um serviço que atende as suas necessidades. Além disso, clientes satisfeitos, tendem a indicar os seus serviços atraindo ainda mais leads para a sua página.

3 – Gera maior engajamento em suas publicações

Outro fator importante para o sucesso de uma estratégia de marketing digital é o engajamento do seu público. Nas redes sociais, por exemplo, quanto mais interação sua marca tiver, melhor será o seu posicionamento.

Sendo assim, ter um persona, fará com que seus conteúdos sejam mais personalizados, como já falamos. Consequentemente, o envolvimento do seu público com essas publicações será maior, gerando mais engajamento.

Contudo, fica fácil perceber o quão importante é saber como identificar o perfil do cliente e criar estratégias com base nesse fator. Com certeza, a obtenção da vantagem competitiva começa por aí, pois nem todos os seus concorrentes fazem isso. Caso façam, você já começa a competir em igualdade e pode se diferenciar deles com o andamento da estratégia.

Lembre-se que quanto mais detalhada for sua persona, mais personalizado será o seu site e mais chances de engajamento do seu público você terá. Mas cuidado para não restringir demais, e acabar deixando de atender uma parcela da sua clientela.

Além disso, você pode definir mais de uma persona, e ter estratégias diferentes para cada delas. Pense nisso! Se tiver dúvidas contar com uma ajuda especializada pode ser importante.

E já que o assunto é marketing digital, que tal se aprofundar e entender de vez por que investir nele é vital para o seu negócio? Descubra no nosso post especial sobre o tema!

Imagens: compras, notebook.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017