Como planejar uma reunião de Kick off de vendas?

Kick off, significa "pontapé inicial", e é comumente utilizado para planejamento de reuniões de vendas em projetos em etapa inicial.

O termo Kick off, significa “pontapé inicial”, e é utilizado em referência a o início de um projeto, ou uma nova fase. Sendo assim o termo é muito comumente utilizado para planejamento de reuniões de vendas.

É cada vez mais necessário planejamento para que os processos de venda obtenham sucesso em suas estratégias e atingam os resultados. Assim as reuniões com a equipe de vendedores é etapa fundamental para garantir o maior grau de assertividade de um projeto ou campanha.

Em todo negócio planejamento e preparação são fundamentais, por tanto, ferramentas como essa são importantes para que todos os membros da equipe tenham o mesmo entendimento sobre os assuntos abordados.

O Kick off de vendas, contudo, nada mais é do que uma reunião de planejamento realizada com a equipe de vendedores, para alinhar informações sobre um projeto. Alinhar metas, comunicar resultados, ou motivar a equipe.

Três homens em frente a uma parede de vrdro, para um kick off de vendas.
Kick off siginifica pontapé inicial, e é geralmente realizada para dar início a um projeto ou campnaha.

Mas vamos entender mais a fundo o que é realmente um kck off de vendas. Então vem comigo e confira:

O que é um Kick off de vendas?

Como já falamos anteriormente, o Kick off de vendas, é uma reunião que em suma, realiza-se no ínicio de um projeto. É um termo muito utilizado em projetos de marketing para planejamento de eventos e campanhas de lançamentos.

Geralmente uma reuniçao de kick off dura em torno de 2 a 3 horas, dependendo do projeto a ser executado, e das informações a serem compartilhadas. Além disso, é comum ter um responsável por conduzir a reunião, que por sua vez é conduzida por um documento chamado de Project Charter.

Para que a reunião de kick off seja produtiva, é necessário planejamento prévio, e também preparação dos membros participantes, para que todos estejam cientes dos dados do projeto antecipadamente.

Com apenas 5 passos simples você pode organizar um boa reunião de kick off de vendas

Como organizar um reunião de kick off de vendas?

Para ajudar a planejar adequadamente sua reunião de kick off, basta seguir os seguintes passos:

1º Passo – Defina um objetivo específico:

Nem tudo pode ser discutido em uma mesma reunião, alias se ela for muito extensa pode perder a produtividade, então defina objetivos claros;

2º Passo – Alinhe a pauta a estratégia do seu projeto:

Elabore uma pauta prévia da reunião e distribua para a equipe, assim todos chegarão a reunião preparados;

3º Passo – Estipule um tempo de duração da sua reunião:

Reuniões muito longas costumam perder o foco e a produtividade, reuniões curtas podem ser mais eficientes;

4º Passo – Prepare um briefing para os participantes:

Tenha um briefing para que todos possam acompanhar os tópicos discutidos, e possam incluir informações se necessário.

5º Passo – Relate os apontamentos da equipe:

Toda opinião é importante, principalmente quando se trata de vendas, então anote todos os apontamentos.

Seguindo este passo a passo básico, sua reunião será melhor organizada e terá mais chances de atingir os objetivos propostos. Afinal, toda equipe tem outros afazeres, então a reunião deve e precisa ser produtiva.

Dicas para um reunião de kick off eficiente

Sendo essencial um bom planejamento para a reunião de kick off, também é vital que a comunicação seja assertiva e consiga engajar os participantes a abraçarem o projeto. Assim veja algumas dicas importantes para refinar o seu planejamento:

  1. A sua apresentação precisa causar impacto. Assim o engajamento será muito maior.
  2. Para que a reunião de Kick off, o planejamento é vital, sendo assim, as ideias precisam ser apresentadas de maneira clara, organizada e dinâmica. A reunião deve ter começo, meio e fim. Além disso é fundamental definir um tempo máximo de duração da mesma;
  3. Liste os pontos que serão abordados no encontro, mantenha um briefing que possa ser compartilhado com os participantes. Revele como a reunião será conduzida, assim, as expectativas já ficam alinhadas.
  4. Chame a atenção logo no início, desperte o interesse da sua plateia. As pessoas precisam ser conquistadas, começar a desenvolver paixão pelo projeto. É preciso aqui usar gatilhos mentais que as façam trocar o racional pelo emocional, usarem o sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções e os comportamentos sociais.
  5. Apresente um dado inesperado, que seja verdadeiro,  e que faça link com o seu projeto. Isso vai despertar o engajamento da equipe.
  6. Deixe claro que todos fazem parte da mesma engrenagem, e que cada um é importante para o sucesso do projeto. 
  7. Uma reunião de kick off bastante energizada inspira o comprometimento das pessoas. Faça com que elas se comprometam verbalmente.
A reunião de kick off de vendas é fundamental para alinhar as expectativas de todos os envolvidos.

Quando organizar a reunião?

Muitos projetos mesmo com investimento e equipe especializada acabam fracassando, o que muitas vezes deixa a empresa sem entender o que ocorreu. A verdade é que o motivo deste fracasso muitas vezes está relacionado a falta de planejamento e preparo.

Assim, mesmo com objetivos traçados, ocorrem divergências de informações e entendimento e o projeto acaba sentindo os efeitos da falta de organização. Onde o cliente em um visão e a equipe de vendas tem outra, completamente diferente.

Assim, a reunião de Kick off, é essencial para que os objetivos e expectativas sejam alinhados, e que todos os envolvidos possam falar a mesma linguagem. Além disso, a reunião serve também para motivar e despertar o engajamento da equipe em prol do projeto.

É por isso que todos os envolvidos devem estar presentes. Trata-se do momento certo para você motivar equipe e cliente, mostrando que, com um bom trabalho e um fluxo correto de comunicação, todos os desafios serão superados e o sucesso estará muito próximo.

Enfim, agora que você já sabe a importância e como realizar uma reunião de kick off de vendas, que tal planejar uma com a sua equipe? Com certeza seguindo as orientações básicas necessárias, você verá seu projeto ter resultados ainda melhores e sua equipe, atingir resultados ainda melhores.

Se quiser saber mais sobre o assunto, deixe um comentário que estaremos prontos para responder. Até a próxima!

Imagens: Reunião de Vendas, Equipe, engajamento.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017