Como usar o Instagram Stories para alavancar suas vendas?

A nova febre do momento nas redes sociais é o Instagram Stories. Quem quer ser visto na web, precisa aprender a usar essa poderosa ferramenta!

O Instagram é um verdadeiro fenômeno das redes sociais. Em junho de 2018, atingiu o total de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Isso o tornou a rede de crescimento mais rápido entre todas. Parte desse resultado tem a ver com o Instagram Stories. Lançado em 2016, o recurso já é utilizado por 500 milhões de usuários.

Essa ferramenta teve um avanço tão significativo que desbancou até mesmo os seus precursores com o storie do Facebook. Hoje em dia é a melhor forma de visualização na web. Então, sendo assim, saber como usar o Instagram Stories é fundamental para quem deseja alancar vendas e melhorar seu posicionamento online.

Além de o elemento ser simples e gerar engajamento, atrai bastante a atenção do público. Afinal, nessa rede, os usuários passam tanto tempo quanto no Facebook — são 53 minutos por dia, em média. Inclusive, as postagens tendem a ter melhor performance que as tradicionais do feed.

Para usar a ferramenta para melhorar os negócios, continue lendo este post e confira como utilizar o Instagram Stories para alavancar suas vendas!

Celular na mão de uma pessoa mostrando as curtidas do instagram.
Busque o máximo possível de interatividade com o Instagram Stories.

Utilize os recursos em busca da interatividade

Uma das melhores características do Instagram Stories é a personalização do conteúdo. Nele você pode mudar a cor, o fundo, o tipo e o tamanho de fonte, por exemplo. Também pode adotar GIF’s, stickers e emojis — e, inclusive, “grudá-los” em determinado ponto da cena.

Além disso, é possível criar interatividade diversos filtros, com música, hashtags e localizações. Você pode dar vida a suas imagens, deixando o seu conteúdo muito mais interessante para o público.

Então, não deixe de adotar todos esses elementos para tornar o conteúdo interativo. Utilizar um GIF de um personagem escalando o produto, por exemplo, faz com que a postagem seja mais engraçada. Aproveite para fazer perguntas e estimular o engajamento das pessoas.

Se quiser saber mais, confira nossas dicas e não perca nenhum detalhe desta ferramenta tão valiosa para o seu negócio. Confira:

1 – Faça vídeos, lives e enquetes

Por falar em interação, uma das dicas de como usar o Instagram Stories consiste em adotar recursos específicos para isso. Os vídeos, por exemplo, garantem movimento e mais “entretenimento” que as fotos. Assim, é possível ter resultados melhores de visualizações e interações.

Aposte, também, nas enquetes — inclusive, com opções divertidas. Já as lives — ou transmissões ao vivo — permitem interagir em tempo real e engajar as pessoas em determinado momento. Tudo isso amplia a relevância da sua marca e fortalece o relacionamento.

2 – Use o storytelling

O nome da ferramenta já indica que ela pode, sim, ser usada para contar histórias sobre o negócio. Mas não ache que é para elaborar um filme institucional dividido em parcelas de 10 segundos. Na verdade, a ideia é utilizar o storytelling para envolver as pessoas e até para humanizar a marca. Criar uma série de publicações sobre os bastidores, por exemplo, mostra a “vida real” por trás do negócio. Mostrar o estoque, o recebimento de produtos ou o desenvolvimento de novidades deixa todo mundo curioso.

Outra questão relevante é apresentar ao público os valores e o engajamento da empresa com ações comunitárias e sociais. Aproveite para mostrar como o seu negócio pode ajudar a melhorar a vida das pessoas, por exemplo.

Aproveite essa plataforma para contar mais sobre a empresa, sua atuação e as características que merecem destaque — tudo isso de um jeito envolvente!

Uma pessoa usando uma mesa com celular, gráfico e uma placa do instagram.
Contar a história da sua empresa pode ajudar a melhorar suas vendas.

3 – Aposte no uso do CTA

Como a intenção é alavancar as vendas, as pessoas devem agir. É preciso que elas decidam visitar uma página de produto, de contato ou de teste do serviço, por exemplo. Se assinarem uma newsletter ou baixarem um material, poderão ser aproveitadas no funil de vendas.

O fator que fará com que os usuários sigam por esses caminhos é a presença de um CTA. Com a função “Saiba mais”, basta que arrastem para cima para serem redirecionadas para um endereço — como uma landing page. Use esse recurso sabiamente e obtenha tráfego qualificado e um volume maior de oportunidades.

4 – Insira o carrinho de compras

Pensando na comodidade dos usuários, o Instagram desenvolveu ferramentas que permitem a venda no próprio app. Inclusive, isso pode ser utilizado nos Stories para o caso de e-commerces.

Funciona assim: a marca cria, por meio do perfil, “etiquetas” com o produto e o preço. Quando o cliente clica sobre o elemento, é redirecionado para um ambiente em que pode realizar o pedido ou seguir para a loja. Além de aproveitar a atenção e a exposição ao público, é algo que permite mensurar, com precisão, de onde vêm as conversões.

5 – Patrocine os posts do seu Instagram Stories

No Instagram Stories também é possível patrocinar suas postagens, assim como ocorre com os anúncios pagos comuns no Intagram e Facebook. Assim você pode aumentar a divulgação da suas publicações e melhorar suas vendas e o retorno do seu negócio.

A funcionalidade é bem simples, funciona da mesma forma que os anúncios em geral, e é acompanhada pelo gerenciador de anúncios do Facebook. Sendo que você pode optar por três tipos diferentes de resultados: maior alcance, mais visualizações de vídeo ou aumento das conversões.

Então, está pronto para utilizar o Instagram Stories para alavancar suas vendas? Sabendo utilizar essa ferramenta para vendar mais, seu negócio terá a chance de ver as vendas decolares. Com essas dicas, será fácil utilizar a rede de fotos e vídeos para conquistar resultados melhores.

Se gostou destas dicas, saiba que temos muito mais conteúdo relevante para você. E já que as redes são o tema, aproveite para nos acompanhar no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest!

Imagens: Interatividade, gráfico.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017