Como vender com marketing digital? 6 dicas muito importantes!

Vender marketing digital é vital para o que os negócios de uma empresa tenham sucesso. Se sua empresa deseja obter melhores resultados e ter um posicionamento online forte, ela precisa investir nessa metodologia.

Como vender com marketing digital? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem todos os dias. Mesmo que seja um universo de amplas possibilidades, a concorrência é grande e o público é exigente, fatores que demandam a criação de uma estratégia sólida.

Essa estratégia vai direcionar o processo de vendas rumo ao sucesso e gerar uma atração contínua de clientes. Ela é composta de determinadas ações, as quais trabalham de forma conjunta para gerar o efeito desejado.

Contudo, você já deve ter percebido a importância desta estratégia para o seu negócio. Mas se ainda está com dúvidas, a seguir vamos lhe apresentar 6 dicas de grande relevância para ter sucesso em sua estratégia de marketing digital.

Venha comigo e confira!

1 – Definir sua persona ( público alvo)

A primeira coisa que você precisa saber ao criar um plano de marketing digital é definir sua persona. Afinal, quem são os usuários que você deseja atrair para o seu negócio?

É essencial detalhar com a máxima precisão o seu público, quem são, o que gostam de fazer, lazer, classe social, gênero, idade. Emfim, quanto mais informações mais eficientes serão suas ações de marketing.

Em suma, a sua estratégia de marketing digital buscará solucionar um problema ou dor dessa persona. Por isso conhece-la profundamente é tão vital para o sucesso do seu negócio.

2 – Oferecer conteúdo relevante

Criar conteúdo relevante é diferente do que simplesmente criar conteúdo. Por saber que essa é uma estratégia funcional, muitas empresas cometem o erro de produzir “qualquer coisa” e assim deixam de aproveitar toda a força do marketing de conteúdo.

Para que haja relevância na produção, é importante estudar o comportamento do consumidor, ver o que mais desperta a atenção dele, qual linguagem deve ser utilizada e quais são os formatos de maior alcance (blog, vídeos, newsletter etc.).

Assim, é possível fazer do conteúdo uma excelente fonte de atração de clientes e aproveitar isso para aumentar o seu volume de vendas.

Grandes empresas, como a Cacau Show, utilizam fortemente essa ferramenta, especialmente com a criação de conteúdo em vídeo e com a elaboração de posts divertidos nas suas mídias sociais.

3 – Aplicar as regras de SEO em seus conteúdos online

Como já falamos é necessário criar conteúdos relevantes para o seu público, porém, não adianta nada ter o melhor conteúdo se ele não for bem ranqueado pelos mecanismos de busca. Afinal são eles que determinam a relevância de um texto na web.

Assim, invista na qualidade do seu conteúdo e também aplique corretamente as regras de SEO, quanto mais bem estruturado for seu conteúdo, mas leads ele irá trazer para o seu negócio. Além disso, amplia o seu posicionamento e em contra partida aumenta a visibilidade da sua marca.

3 – Utilizar a força das redes sociais

Redes Sociais
As redes sociais são excelentes ferramentas para prospecção de clientes

E já que falamos em redes sociais, elas são excelentes para se relacionar com o público e se destacam pelo fato de poderem ser utilizadas em diversas etapas do funil de vendas, como prospecção, aquecimento do lead, criação de vínculo com o cliente e manutenção de um relacionamento sólido com ele.

Usar a força dessas mídias favorece tanto novos negócios como uma maior recorrência de vendas entre clientes já estabelecidos. Dessa forma, é fundamental que elas tenham um papel destacado dentro da sua estratégia online.

4 – Criar campanhas pagas estruturadas

Lampada ligada, em volta várias ideias desenhadas.
Campanhas pagas precisam ser bem estruturadas para serem eficientes

Criar campanhas pagas gera bons resultados? Sim e não! A explicação para isso está no fato de que, por mais poderosa que seja a ferramenta (mídia social, adwords etc.), a simples criação não é garantia de sucesso.

Para ter êxito nessa jornada, é preciso estruturar bem a campanha, o que pode ser feito com algumas medidas, como:

  • análise das principais palavras-chave;
  • definição de um propósito sólido para a campanha;
  • segmentação bem-feita;
  • veiculação nos horários certos;
  • utilização de títulos e chamadas atraentes.

Ao estruturar uma campanha, deixa-se de ter um gasto em marketing digital e passa-se a ter um investimento com grande retorno.

5 – Ter uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma solução barata e capaz de alavancar as vendas. A criação de uma estratégia sólida para essa ferramenta exige a presença de algumas ações importantes, como ter uma base de dados crescente (páginas de captura são excelentes aliadas), criar e-mails de valor (conteúdo relevante, ofertas atraentes, benefícios etc.) e saber a periodicidade mais adequada para o envio.

É importante também usar indicadores de performance para medir a taxa de abertura, taxa de rejeição, taxa de descadastro, taxa de conversão e número de cliques gerados.

6 – Tenha um site responsivo

Seu site precisa estar adaptado a todos os tipos de tela

Um site responsivo é aquele que funciona perfeitamente em qualquer plataforma digital. Sendo que, hoje em dia, a maioria das pessoas passa mais tempo navegando em seus smartphones do que no computador. Então, é importante que o seu site esteja preparado para essa realidade.

Lembre-se que cada usuário tem particularidades na hora de acessar um site, assim, o o seu site precisa ser rápido, de fácil navegação, intuitivo e carregar em qualquer tamanho de tela.

Na busca por aprender como vender com marketing digital, as dicas apresentadas são excelentes para suprir a necessidade de contar com ferramentas altamente eficientes para aumentar os resultados. Por isso, não deixe de aplicá-las em sua estratégia.

A sua empresa está realmente preparada para usar uma estratégia digital? É o que você vai descobrir neste post especial e que vai expandir os seus horizontes sobre o tema. Não deixe de conferir e aproveite também para entrar em contato conosco, nossa equipe estará a disposição para lhe atender.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017