Compra de seguidores: por que é tão negativo?

Para muitas marcas, o trabalho com redes sociais se resume a acompanhar o número de seguidores nas principais plataformas do ambiente digital.

Quem deseja ter um bom posicionamento online, em especial nas redes sociais, precisa de seguidores. Mas conquistar os seus é muito melhor do que comprar, veja porque!

Para muitas marcas, o trabalho com redes sociais se resume a acompanhar o número de seguidores nas principais plataformas do ambiente digital. Algumas dessas, aliás, não veem problema em apostar na compra de seguidores para inflar esses indicadores artificialmente.

Trata-se de um erro ao administrar prioridades. Para começar, concentrar-se apenas no número de seguidores não ajudará a sua marca a alcançar os reais objetivos dela. Além disso, comprar seguidores não é o caminho para conseguir isso.

Para que a sua marca seja relevante junto às pessoas que pretende transformar em clientes, ela precisa ser legítima. Isso inclui não adotar determinadas táticas. Como a compra de seguidores para maquiar seus números e parecer mais popular do que realmente é.

Ainda não se convenceu? Então, veja, a seguir, os principais motivos que tornam a compra de seguidores algo tão negativo para a sua empresa!

A melhor estratégia é sempre buscar uma audiência real para sua marca.

Veja os motivos para não comprar seguidores

Bom se você ainda acha que comprar seguidores pode ser um boa ideia, veja a seguir os motivos pelos quais desaconselhamos este processo. Leia com a atenção e tire suas conclusões!

1 – Baixa relevância do público

Quando você compra seguidores, os seus números são inflados usando contas falsas, que não correspondem a pessoas reais. Ou seja, trata-se de um aumento de audiência que, na verdade, não equivale a um maior público de consumidores em potencial.

Por essa razão, é muito mais valioso ativar estratégias focadas em trazer uma audiência real e verdadeiramente interessada no que a sua empresa tem a oferecer a ela.

2 – Queda no engajamento

Já que a audiência comprada não corresponde a pessoas reais, outro reflexo negativo disso é que o seu engajamento proporcional tende a cair drasticamente. Cada vez se fala mais da necessidade de iniciar conversas com o público para que as marcas sejam vistas como parceiras mais humanas. Algo que é medido por meio de métricas de engajamento. Ao comprar seguidores, você estará na contramão dessa tendência.

3 – Ruído nas métricas de audiência

Toda estratégia de marketing precisa de um acompanhamento bem detalhado de suas métricas de audiência e engajamento para entender de quais formas o público está reagindo ao conteúdo e como melhorar. Ao investir na compra de seguidores, você introduzirá um ruído significativo nesses números. Essencialmente invalidando qualquer possibilidade de uma análise estratégica de seus resultados.

A compra de seguidores pode manchar a reputação da sua marca.

4 – Violação dos termos das plataformas

A criação e o uso de contas falsas são contra as regras de utilização da maioria das plataformas de redes sociais da atualidade. Isso faz com que estejam sempre em risco constante de serem excluídas. O que terá um impacto na sua quantidade de seguidores. Aliás, isso pode até respingar em sua marca. Já que ela também está em violação dos termos de uso das plataformas ao utilizar esse tipo de serviço.

Para conquistar seguidores sua marca precisa ter um bom posicionamento online.

Como conseguir seguidores de forma eficiente para o seu negócio?

Primeiramente para conseguir seguidores, a sua marca deve ter um bom posicionamento online e contância em suas ações. Postagens regulares, interação com os usuários e conteúdos relevantes são vitais neste sentido.

Além disso, você pode utilizar outras estratégias que podem melhorar seu posicionamento e ajudar a atrair seguidores para suas redes socias, tais como:

  • Siga #hashtag em seu nicho para encontrar aqueles que se encaixam no perfil de comprador;
  • Crie engajamento, sorteios são uma excelente opção para interagir com a página e melhores os seus resultados;
  • Mantenha a constância das suas publicações;
  • Promova seus conteúdos; crie anúncios;
  • Produza videos relevantes;
  • Interaja com outros perfis;
  • Faça uso inteligente dos Stories;
  • Faça lives;
  • Poste imagens de impacto (bonitas, engraçadas etc…)
  • Organize seu feed;
  • Edite adequadamente a bio da sua empresa;
  • Responda ao comentário prontamente;
  • Evite a todo custo spams.
  • Obtenha compartilhamento de seus conteúdos;

Essas são apenas algumas estratégias que você pode utilizar. Como você pode ver é um processo contínuo e trabalhoso, por isso talvez a tentação em comprar seguidores seja tão grande. Mas resista, afinal é melhor ser eficiente para não comprometer seus resultados.

Aliás, a compra de seguidores não trará os benefícios que você está esperando, e pode inclusive prejudicar seu negócio. Já que é muito mais eficaz focar no desenvolvimento de uma estratégia de marketing competente para a sua marca.

Invista em trabalho profissional

Achou muito trabalhoso conseguir seus seguidores? Pois bem, realmente para conseguir um posicionamento efetivo é necessário muito suor, e trabalho árduo. Assim a dica de ouro é contratar uma agência de marketing digital para contar com o suporte necessário para garantir qualidade nesse processo e alavancar os seus resultados de forma verdadeira.

Assim você consegue deixar sua equipe focada nas estratégias que realmente são essenciais para o seu negócio e deixa a responsabilidade pelas suas redes sociais nas mãos de especialistas. Alias você pode inclusive cobrar resultados mais efetivamente, afinal a agência irá lhe repassar todos os indicadores das métricas alcançadas com cada estratégia elaborada nas redes sociais.

Se quiser saber mais confira também: Agência de Marketing Digital: 5 bons motivos para você contratar.

Enfim, quer ajuda para fazer isso? Então, entre em contato conosco por meio do site para que possamos conversar sobre as possibilidades e traçar a melhor alternativa para alavancar o seu negócio.

Imagens: Curtidas, notebook, seguidores.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017