Conheça 5 aplicativos digitais para agilizar seus processos

Muitas empresa estão aderindo a transformação digital, que consiste em utilizar aplicativos digitais para otimizar e agilizar seus processos.

Com o avanço da tecnologia, muitas empresa estão aderindo a transformação digital, que consiste em utilizar ferramentas como aplicativos digitais para otimizar e agilizar seus processos.

É cada vez mais comum as empresas optarem pelo auxílio da tecnologia em seus processos. Com as pessoas cada vez mais conectadas ao meio virtual, muitos aplicativos digitais tem ganhado espaço nos processos de planejamento, como forma de diminuir tempo e custos para os negócios.

Hoje em dia, quase tudo pode ser realizado online, compras, pagamento de contar, reuniões entre outros. Assim, os aplicativos digitais encurtam distâncias e ajudam a conectar pessoas em diversas partes do mundo. Nas empresas isso não é diferente.

Se você ficou interessado e quer saber momo agilizar seus processos com ajuda dos aplicativos digitais, vem comigo que vou lhe apresentar algumas ferramentas que podem ser muito úteis para o seu negócio. Confira!

Sobre uma mesa um tablet e um smarphone.
Os aplicativos digitais podem auxiliar sua empresa a ganhar mais agilidade.

Aplicativos digitais para o seu negócio

São centenas de aplicativos na web que podem ajudar o seu negócio a ganhar mais agilidade e inclusive melhorar os resultados. Alguns são ferramentas pagas e outras podem ser utiizadas sem nenhum custo. Agora vamos conhecer alguns desse aplicativos digitais, que podem fazer a diferença no seu planejamento.

1 – Trello

Esse aplicativo digital é um gerenciador de tarefas e equipes, que funciona com um esquema de quadros com listas de atividades. Você pode incluir datas, anexos e delegar atividades para membros da equipe.

É um esquema bastante visual, que funciona online e pode melhorar as demandas do fluxo de trabalho. Além de ser muito intuitivo e eficiente.

2- Workplace

É uma rede social corporativa criada pelo Facebook, que tem como objetivo fomentar a comunicação interna das pessoas de uma determinada empresa. Oferece um perfil separado da rede para que você possa utilizar fora do trabalho. Com ele é possível realizar reuniões em grupo, chamadas de voz e videos.

3- G Suite

O G suite é uma aplicativo do google, que integra diversos aplicativos da plataforma, incluindo Google Drive, Hangout, Google Agenda entre outras ferramentas.

É uma excelente ferramenta para deixar todos os aplicativos digitais disponíveis em um mesmo local. Como ele você pode organizar a agenda da equipe, sincronizar as informações do e-mail do google com a agenda, por exemplo. Além disso via Hangout é posssível realizar reuniões virtuais, video conferências e mais.

Além disso, o Google Drive também oferece a oportunidade de utilizar as ferramentas de edição de texto, planilhas e apresentações. Que ficam salvas na nuvem, oportunizando trabalhar em seus projetos de qualquer computador ou localidade.

4 – MailChimp

O MailChimp é um dos mais conhecidos disparadores de e-mails, com capacidade de automação de marketing, entre diversas outras funcionalidades, e que oferece um plano gratuito para até 2.000 endereços de e-mails inscritos e 12.000 disparos por mês.

Nele é possível escolher templates editáveis de e-mails, de aparência profissional, criar diversas listas de envio e até colher estatísticas de abertura e outros dados.

5 – Canva

O Canva é um aplicativo digital de edição, que oferecer diversas opções de Templates para criação de documentos, anúncios, projetos e outros digitalmente. É uma plataforma paga, mas que oferece opções gratuitas muito eficientes e rápidas. Com ele é possível criar publicações para redes socais por exemplo em poucos minutos.

Smartphone com imagem de aplicativos digitais.

Quais os benefícios da utilização dos aplicativos digitais no seu negócio?

Certamente agora que você já conhece alguns aplicativos que podem ajudar a melhorar os seus processos internos, você está se perguntando se eles realmente são eficazes. Para não restar dúvida, preparamos um lista com alguns do benefícios que eles podem oferecer para sua empresa.

Otimização de processos

Com a utilização de aplicativos digitais sua empresa ganha mais agilidade e otimiza seus processos. Você pode por exemplo, eliminar alguns documentos impressos e passar a utilizar em meio digital. Além disso, com a utilização da nuvem esses podem ser acessados de qualquer lugar, não necessariamente do seu escritório, por exemplo.

Outra questão que ajuda na otimização dos processos é facilidade que os aplicativos proporcionam. Hoje em dia como já falamos quase tudo pode ser resolvido online, como pagamento de contas, compras e até reuniões com sua equipe, sem necessidade de deslocamentos.

Conectividade entre as pessoas

Outro fator importante é que os aplicativos digitais ajudam a conectar as pessoas, como falamos anteriormente, com ajuda da tecnologia é possível realizar um reunião e contar com a presença de pessoas de qualquer parte do mundo através da tela de um computador, ou mesmo smarphone.

Além disso, alguns aplicativos, ajudam a aproximar os colaboradores de uma empresa, unindo todos em torno de objetivos comuns.

Redução de falha humana

Certamente, um dos grande benefícios da utilização de aplicativos digitais é a redução da falha humana. Com as informações disponíveis em tempo real, é mais fácil verificar os erros e trabalhar na melhoria dos processos.

Nos documentos do Google por exemplo, é possível que mais de uma pessoa edite um documento ao mesmo tempo, além disso as alterações são realizadas em tempo real, não tendo risco de utilizar uma versão desatualizada de um documento.

Integração de todos os processo em uma única plataforma

Como falamos no início, alguns aplicativos digitais como o G Suite do Google, oferece todos os serviços necessários para a gestão do seu negócio em uma mesma plataforma. Desta forma seus processos ficam mais organizados e alinhados.

Contudo, mesmo que sua opção não seja por essa plataforma, existem outras ferramentas que igualmente podem ser utilizadas em conjunto para agrupar seus processos digitalmente.

Emfim, os aplicativos digitais hoje são fundamentais para o bom andamento de qualquer negócio. Basta olharmos para algumas empresas que demoraram para se dar conta disso, e que perderam espaço consideravel no mercado.

Então se você ainda não utiliza nenhum desses aplicativos digitais, que tal testar? Se tiver interesse entre em contato conosco e juntos podemos discutir as melhores ferramentas para o seu negócio.

Imagens: Aplicativos digitais, Google.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017