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Pessoa filmando outra pessoa.

Conheça agora 6 maiores tendências de marketing digital para 2020

A mudança no perfil do consumidor acontece cada vez mais rápido. Por esse motivo, é natural que a tendência de marketing digital seja acompanhar a movimentação e se ajustar para atender da melhor forma possível às necessidades dos clientes.

Para aproveitar todos os recursos que ele oferece e alinhá-los às novidades que surgem a todo momento, é fundamental que a companhia esteja atenta ao que está acontecendo no mercado. Afinal em um segmento tão competitivo, é muito fácil ficar para trás.

Assim, montar uma estratégia mais assertiva passa obrigatoriamente por esse poder de observação e análise das melhores ferramentas. Quem negligencia esse ponto, certamente verá seus concorrentes dispararem na frente e correrá o risco de ver seu negócio estagnar.

Por esse motivo, apresentamos, a seguir, quatro das maiores tendências de marketing digital para 2020. Que tal ficar de olho, e não ajudar o seu negócio a sair na frente no ano novo? Confira:

Um homem usando seu notebook pesquisando sobre marketing digital.

1. Marketing de conteúdo com ainda mais destaque

O marketing de conteúdo em si não é uma novidade. Se você acompanha nosso post, verá que é uma ferramenta que vem sendo utilizada a bastante tempo. Porém, o grande segredo é a consolidação desse recurso como um importante elemento para uma estratégia digital sólida.

A explicação para isso parte de uma demanda crescente por informações de qualidade e pela busca de fontes confiáveis e conteúdos mais maduros. As empresas que usam sua expertise para criar conteúdos dessa estirpe dão um passo largo para serem vistas como autoridades em sua área de atuação.

A criação de material mais interativo também é uma tendência forte, já que existe uma necessidade de se comunicar cada vez melhor com o público. Nesse sentido, além dos textos, os infográficos ganham destaque por sua capacidade de sintetizar o conteúdo em pouco espaço — assim, informações mais completas ocupam menos tempo do leitor.

2. Forte trabalho em Marketing de comunidade

Aproximar os clientes da companhia é fundamental para produzir resultados em alta escala. Nesse sentido, uma grande tendência de marketing digital para 2020 é o chamado marketing de comunidade.

Em resumo, o Marketing de Comunidade é uma estratégia que tem como objetivo estreitar os laços com os atuais clientes da sua empresa, acompanhando a sua evolução, suas necessidades e a sua satisfação ou não, com o seu negócio.

Portanto ele pode ser descrito basicamente como uma ferramenta capaz de medir o comportamento da comunidade de clientes e demais pessoas interessadas no seu negócio. O ideal para isso é oferecer um recurso que permita essa troca como um aplicativo, um software ou uma plataforma.

O marketing de comunidade é fundamental para garantir mais engajamento dos seus atuais clientes com a sua marca ou negócio. Sob esse aspecto, ele trabalha de quatro maneiras:

  • engajamento entre consumidor e empresa;
  • entre consumidor e marca;
  • engajamento entre consumidor e produto;
  • entre consumidor e consumidor.

3. Utilização de videos em suas campanhas de marketing digital

As campanhas precisam ser cada vez mais objetivas e transmitir a mensagem de forma rápida e completa, para facilitar as tomadas de decisão por parte do consumidor. Por esse motivo, os vídeos são uma excelente ferramenta, pois têm a capacidade de reunir bastante conteúdo em pouco tempo e criar um processo interativo mais poderoso.

Até mesmo as lives podem ser utilizadas para isso: um evento para lançamento de produtos ou serviços, por exemplo, pode ser transmitido pelas redes sociais. Essa foi uma tendência forte em 2019 e que tem tudo para vir com mais força ainda em 2020.

Além disso, a tendência das lives pode ajudar sua empresa a expressar autoridade no seu segmento de atuação. Você pode realizar entrevistas e conversas com especialistas, esclarecer dúvidas, além é claro de engajar o seu público em suas postagens.

4. Sofisticação do remarketing

Você já deve ter visto e até se acostumado com ações de remarketing, já que há muitas empresas fazendo uso dessa estratégia. Como é uma ferramenta relativamente nova, mas que mesmo assim traz grandes resultados, a espera é que ela apareça de forma mais ampliada e sofisticada no próximo ano.

O remarketing não mais é do que utilizar as informações de pessoas que já visitaram suas páginas e produtos, e reenviar informações para em forma de anúncio para elas novamente.

Como funciona? Simples, já lhe aconteceu de buscar uma produto online e ele ficar aparecendo nos anúncios do seu computador? Com certeza a empresa em que você pesquisou o produto está fazendo uso do remarketing.

Essa ferramenta que a princípio era acessível somente para empresas maiores, já está se tornando disponível de forma mais fácil para pequenas e médias empresas, fazendo assim que o remarketing seja uma das principais tendências de marketing digital para 2020.

5. Aumento das pesquisas por voz

Para 2020, as pesquisas apontam um aumento significativo de pesquisas por voz. Isso muito em razão de os principais mecanismos de busca por voz no Brasil, o Google Home e a Alexa, finalmente terem incluido o idioma português em suas plataformas.

Assim quando falamos de Marketing digital, é necessário fica atendo a essa mudança, uma vez que as técnicas e SEO devem considerar essa nova funcionalidade. Evitando assim que sua empresa perca um parcela considerável de trafego para o seu site.

Além disso, também vale ressaltar o crescimento dos Podcasts, que já vieram forte em 2019, e devem ampliar ainda mais sua fatia de mercado em 2020.

6. Ampliação da utilização do Google Meu Negócio

Outra tendência é que cada vez mais empresas utilizem a ferramenta Google Meu Negócio, para posicionamento online de suas marcas. A ferramenta vem melhorando, e está cada vez melhor.

Através deste mecanismo gratuito da Google, empresas de pequeno e médio porte, podem divulgar seus negócios online de forma gratuita e eficiente. Então se você ainda não aderiu a essa ferramenta, pode estar perdendo espaço para seus concorrentes.

Enfim, perceba que as ferramentas em suma não mudaram, o que muda é a forma como o marketing digital é realizado. São mudanças sutis que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

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Imagens: ilustração, notebook.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017