Entenda o que é landing page e quando utilizar em sua empresa

A landing page é uma página que tem como objetivo gerar conversão, ou seja, sugere que o usuário realize uma determinada ação, como baixar um conteúdo, por exemplo.

O meio digital nos oferece uma série de ferramentas bastante úteis para engajar a audiência em campanhas e ações especiais. Na busca por resultados cada vez mais superiores, é obrigatório escolher os recursos certos para cada objetivo. Assim, as landing pages são fundamentais para uma boa estratégia de marketing. Mas afinal, você sabe o que é landing page e como ela se diferencia de um hotsite?

Pois bem, essas duas soluções parecem semelhantes, mas têm utilidades bem diferentes. Aliás, somente podem trazer bons resultados se forem empregadas nos contextos mais apropriados e de acordo com suas características.

Neste artigo, você entenderá o que diferencia uma landing page de um hotsite, além de entender as melhores situações para usar cada uma dessas possibilidades. Confira!

Um homem usando um notebook, outra pessoa está apontando para a tela do notebook.
A landing page é uma página focada na conversão de leads.

O que é landing page e hotsite?

É comum que surjam dúvidas a respeito da distinção entre landing page e hotsite. Apesar de ambos serem versões simplificadas de um site, as semelhanças terminam aí. Afinal são terminalidades distintas que possuem aplicações diferentes.

Enquanto a landing page é uma página focada estritamente em conversão, e geração de leads, um hotsite costuma ter mais páginas e contar com mais links internos. Além disso, esse último geralmente é utilizado para reunir informações a respeito de alguma ação especial ou evento. Tendo uma data de validade para acabar.

Além disso, um hotsite não oferece as condições vantajosas de uma landing page para as suas conversões. Então, se esse é o seu objetivo, é necessário usar a ferramenta mais apropriada para isso.

Por que a landing page é importante para os seus resultados?

A principal característica de uma landing page é o seu foco único. Ela tem apenas um objetivo, que é a conversão, e toda a sua estrutura reflete isso. Ou seja, não apresenta links externos e nem internos — o conteúdo é focado na oferta e em convencer o visitante a obtê-la, e seu layout é significativamente simplificado.

Essas características fazem da landing page uma poderosa ferramenta de conversão, já que é capaz de captar os acessos de leads qualificados para direcioná-los às ofertas correspondentes a eles. Como é possível manter múltiplas landing pages em seu site, é uma ótima ideia criar uma para cada oferta da sua marca.

O uso da landing page também possibilita um acompanhamento mais detalhado dos seus resultados. Ao mensurar as suas métricas de conversão a partir das landing pages, você pode enxergar quais foram mais bem-sucedidas e as principais vias de entrada desses leads qualificados. Essas informações serão decisivas para fundamentar suas decisões futuras.

Mulher usando um notebook.
Um hotsite é indicado para reunir informações relevantes de uma determinada campanha.

Quando usar um hotsite na estratégia da empresa?

Um hotsite costuma ser indicado para reunir informações relevantes de determinada campanha, ação, evento ou qualquer outro acontecimento especial.

Considere por exemplo, uma promoção de uma marca de refrigerantes. Um hotsite poderia ser utilizado para explicar as regras da campanha, mostrar fotos de demais participantes nas redes sociais e até contar com um formulário de cadastro para formalizar a participação do público.

Pense em como seria se você não usasse um hotsite — o jeito seria, então, modificar o seu próprio site, o que prejudicaria a sua construção de marca. Usar um hotsite é preferível por conta de sua natureza temporária. Quando a promoção terminar, não faz sentido mantê-lo.

Conheça os tipos de landing page

Embora o objetivo da landing page seja único, você pode dividir esses em categorias, para facilitar a identificação de qual tipo de página será mais assertiva para o seu negócio.

Veja a seguir os principais tipos de landing page e quando ele pode ser útil para sua estratégia:

1 – Página de Captura

É voltada exclusivamente para captação de leads, ou seja, coletar emails e dados dos usuários como potenciais clientes. Neste caso geralmente é ofertado algum material ou uma inscrição para algum webnário, por exemplo. Sendo que para que o usuário tenha acesso a esse benefício ele precisa preencher o seu e-mail.

2 – Página de confirmação pendente

Essa é uma landing page simplificada, cujo objetivo é indicar para o potencial cliente que ele precisa acessar a conta de e-mail e confirmar a inscrição para ter acesso a recompensa.

Aqui precisam estar bem claras as informações sobre os passos seguintes que o usuário deve tomar, para que ele não fique confuso, achando que a ação anterior não foi bem sucedida.

3 – Página de vendas

A landing page do tipo página de vendas tem como objetivo ofertar um produto ou serviço. Neste caso é necessário uma boa estrutura de vendas, para a página ser efetiva. Você deve apresentar os benefícios do seu produto serviço, e demonstrar como ele pode solucionar os problemas do seu cliente.

Aqui vale a pena investir em depoimentos de clientes, premiações e outros que podem servir de referência da sua autoridade no segmento. Sendo que, todos os recursos dessa página tem foco em conduzir o cliente para o pagamento ou para a conversão da venda.

4 – Página de agradecimento

Por último, a página de agradecimento serve para finalizar a conversão tanto no caso de uma venda quanto na captura de lead. Neste caso ela sinaliza que o processo foi concluído corretamente. Agradecendo a preferência pela compra ou pelo cadastro, por exemplo.

Essa etapa você também pode oferecer algum serviço adicional como a leitura de um artigo de blog, o download de algum material ou conteúdo, ou mesmo produtos adicionais que podem complementar a compra.

Agora que você já sabe o que é landing page e como ela se diferencia de um hotsite, já pode começar a elaborar a sua estratégia tendo em vista as forças individuais desses recursos. Lembre-se da importância de empregar a ferramenta certa para cada demanda, o que é decisivo para os seus resultados.

Portanto restou alguma dúvida sobre o uso de landing page e hotsite? Então, deixe um comentário com a sua pergunta.

Imagens: Notebook, reunião.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017