Experiência do usuário (UX) no site: entenda o que é e sua importância

A experiência do usuário (user experience ou UX ) é essencial para o sucesso da sua estratégia digital. Conheça as boas práticas e evite problemas.

Entender que a experiência do usuário no site é parte significativa dos seus resultados.

A experiência do usuário (user experience ou UX ) no site é essencial para o sucesso da sua estratégia digital. Esse ativo ajuda a comprovar o valor que o seu negócio tem. Além de fazer com que os clientes enxerguem o real custo-benefício do que você oferece. Inclusive em termos de jornada de compra.

Podemos definir o conceito como um conjunto de boas práticas focadas em proporcionar uma experiência de navegação melhor ao usuário. Também consiste em eliminar problemas que podem dificultar a vida dos visitantes da sua página.

Abaixo, você verá quais são essas práticas e problemas, para que consiga oferecer uma experiência de qualidade.

ux-reponsivo
Tenha um site responsivo e com layout intuito

Boas práticas Experiência do usuário (UX)

1 – Compatibilidade com mobile

Mais do que ter um site responsivo, ou seja, que se adapte à tela dos dispositivos móveis. É importante ter um design mobile friendly (amigável para mobile). Ou seja, o site precisa funcionar e exibir o conteúdo perfeitamente nestes dispositivos, pois isso permitirá alcançar um índice maior de modelos que serão compatíveis com o seu site.

Em resumo, como há diversos tipos de smartphones e afins, somente uma estratégia que abranja os principais padrões será capaz de atender a todos eles com o mesmo nível de excelência. Por isso caso você não tenha muita expertise no assunto talvez seja interessante contar com ajuda especializada.

2 – Layout intuitivo

A internet exige agilidade, e para tornar isso possível, o layout deve ser intuitivo. Uma prática como essa facilita que o usuário reconheça rapidamente o funcionamento do seu site e possa navegar com tranquilidade, favorecendo, assim, as chances de conversão.

Neste caso, menos é mais. Além do site ser intuitivo, é sempre bom deixar uma imagem limpa e agradável aos clientes. Um layout poluído, cheio de banners, pop-ups com propagandas e animações quase saltando pela tela não é nada intuitivo e amigável, e, com certeza, dificultará a navegação dos usuários.

3 – CTAs convidativos

Os CTAs, sigla para Calls to Action (Chamadas para Ação), que significa em “chamar o cliente para a ação”, ou convida-lo a realizar uma determinda atividade no seu site, como por exemplo: Baixar um material, curtir sua página em uma rede social, comprar um produto, pedir um orçamento, entre outros.

Os CTAs, não são meros recursos textuais, e sim um elemento que contribui para gerar um engajamento maior. Afinal, será a qualidade dessas chamadas que vai ditar o sucesso de uma estratégia específica que pode ser realizar uma compra, cadastrar um e-mail, baixar um conteúdo, entre outros.

Mulher segurando o tablet enquanto a tela do mesmo mostra uma ilustração de pessoas conectadas
Entender que a experiência do usuário no site é parte significativa dos resultados é vital

Problemas a serem evitados na Experiência do usuário (UX)

1 – Layout não responsivo

A ausência de um layout responsivo torna o seu site obsoleto e vai contra o crescimento do uso dos dispositivos móveis. Logo, a experiência gerada será ruim e ele será deixado de lado.

Imagine que você precisa de uma informação sobre determinado assunto, vai acessar no seu Smartphone e o site corta o texto ou não abre os links. O que você faz? Com certeza parte para outra não é mesmo?

Provavelmente, além de perder um potencial cliente, a sua empresa o verá migrar para a concorrência devido ao fato de ela oferecer uma melhor experiência de usuário no site.

2 – Formulários muito longos

Ninguém gosta de preencher formulários, mas, como eles são necessários, é preciso utilizá-los com sabedoria. A melhor maneira de evitar problemas e descontentamentos do usuário é colocar à disposição formulários curtos e que peçam somente o necessário. Qualquer informação além disso deve ser pedida em outro momento.

É comum hoje em dia, em virtude da captação e qualificação dos leads, que algumas empresa bombardeiem os usuários com perguntas em formulários longos e cansativos. No entanto, embora a qualificação seja necessária, talvez outras formas sejam mais recomendadas para isso. Afinal de nada adianta se o usuário largar o formulário na metade do caminho.

3 – Informações confusas

Um site é um veículo de comunicação, portanto, a sua mensagem deve ser clara. Informação confusas são o que de pior pode acontecer em termos de experiência de usuário no site, por fazerem com que ele não entenda o que seu negócio quer transmitir.

Na dúvida, ele vai abandonar o seu site ou então ter o trabalho (desnecessário) de entrar em contato para pedir maiores explicações. Como poucos fariam essa segunda ação, não é válido arriscar deixar informações confusas na sua página.

Lembre-se de informar para leigos, deixe a linguagem técnica para outro momento. Existe uma chance muito grande de o seu usuário não compreender sua mensagem. Além disso, uma comunicação mais casual é sempre mais leve e convidativa para o usuário.

4 – Falta de conhecimento técnico

A qualidade da experiência do usuário tem variáveis que mudam com o passar do tempo. Novas tendências surgem a todo momento, caem no gosto do público e precisam ser inseridas no seu site. Tanto esse acompanhamento como a inserção de novidades exigem conhecimento técnico.

Para adquiri-lo, é preciso tempo e investimento. Diante disso, uma excelente solução é buscar ajuda de uma agência especializada, afinal, ela tem um time completo e qualificado para elevar a performance da sua página.

Pessoa segurando um tablet olhando a tela
Entender que a experiência do usuário no site é parte significativa dos seus resultados.

Entender que a experiência do usuário no site é parte significativa dos seus resultados levará o seu negócio a pensar diferente. E entender que esse investimento precisa ser feito, por trazer um ótimo custo-benefício.

É claro que outros conceitos, como preço e formas de pagamento, influenciam muito na tomada de decisão. Mas nenhum deles terá mais importância do que a experiência proporcionada. Já que ela pode justificar, inclusive, a cobrança de valores maiores.

Sabendo dessa importância, que tal contar com a nossa ajuda para melhorar a experiência do usuário no seu site? Entre em contato conosco, será um prazer contribuir!

Imagens: responsivo, tablet.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017