Fique por dentro das maiores vantagens do Data Driven Marketing

O Data Driven Marketing, visa condicionar suas decisões a dados concretos, ao invés de suposições, para gerar resultados para o seu negócio.

Empresária acessando dados sobre o Data Driven Marketing.
Saiba mais sobre as vantagens do Data Driven Marketing.

Você já ouviu falar dessa metodologia?

Trata-se de um tipo de estratégia voltada a condicionar as suas decisões a dados concretos em vez de suposições. Para o segmento de marketing, trata-se de uma ideia bastante valiosa. Afinal, ela depende muito da qualidade das suas escolhas para gerar os resultados que a empresa precisa para alcançar seus objetivos.

No entanto, o Data Driven Marketing não é uma solução mágica que traz bons retornos instantaneamente após ser implementada. Para gerar sucesso, precisa ser adotada juntamente a uma abordagem estratégica eficaz.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esse conceito? Então continue a leitura, neste artigo vamos destacar o conceito de Data Driven Marketing e as suas principais vantagens para o seu negócio. Não deixe de conferir!

O que é o Data Driven Marketing?

Dois empresários analisando alguns dados olhando a tela do notebook.
Data Driven Marketing não se refere exatamente à obtenção desses dados.

É uma estratégia de marketing que envolve tomar decisões estratégicas em seu setor de marketing baseando-se em uma alta variedade de dados de negócios. Esses podem ser desde hábitos do seu público ao comprar no seu site até informações de mercado.

Uma parte decisiva do Data Driven Marketing não se refere exatamente à obtenção desses dados, mas, sim, a interpretá-los adequadamente. É algo que envolve contar com os diagnósticos corretos a partir dessas informações e, assim, agregar valor à sua estratégia.

Dessa forma, pode-se dizer que o Data Driven Marketing se divide em 5 pilares:

  1. volume: a quantidade de dados obtidos;
  2. velocidade: a rapidez com a qual os dados chegam à empresa;
  3. variedade: os diferentes tipos de dados que se tornam disponíveis;
  4. veracidade: a confiabilidade e credibilidade dos dados obtidos;
  5. valor: a capacidade do dado de ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e agregar valor à sua estratégia.

São esses os pilares que oferecerem a sua empresa a segurança necessária, para analise consistentes de dados e para a tomada de decisão. Afinal, uma das premissas para o sucesso de uma empresa são as soluções pautadas em veracidade de dados.

Além disso, essa estratégia oferece diversas vantagens para sua empresa, conforme veremos a seguir.

Quais as maiores vantagens do Data Driven Marketing?

Como já falamos anteriormente o Data Driven Marketing oferecer diversas vantagens para os seu negócio. Então, vamos conhecer as principais delas:

1 – Aprimoramento da sua colocação no mercado

Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, você precisa de uma solução que ajude a solidificar seu posto no mercado. Além disso, lembre-se de que os seus concorrentes provavelmente já estão trabalhando com alguma iniciativa desse tipo.

2 – Redução da proporção de riscos e erros

Apesar de riscos fazerem parte da realidade do desenvolvimento dos negócios, é sempre válido contar com soluções que consigam diminuí-los. Um dos benefícios do Data Driven Marketing é proporcionar segurança a você para tomar as decisões corretas.

3 – Melhoria no desenvolvimento de estratégias

Basear-se em dados estratégicos é o caminho adequado para garantir que as escolhas certas sejam feitas no dia a dia. Isso contribui para que estratégias de maior eficácia sejam desenvolvidas e, assim, colaborem para um maior sucesso nas suas campanhas e nos negócios.

4 – Facilidade de análises

Quando os dados obtidos têm qualidade e são analisados por profissionais qualificados, fica muito mais simples atuar de forma estratégica. Essa é uma das premissas básicas do Data Driven Marketing e um fator decisivo para usar esse conceito.

5. Otimização da análise de dados

Além da facilidade da análise de dados como já falamos, essa passa a ser otimizada, o que em suma oferece maior inteligência de decisão para a empresa. Assim, sua empresa pode alinhar suas estratégias mais em fatos e menos em suposições e opiniões, aumentando os índices de sucesso das campanhas de marketing.

6. Estratégias segmentadas por consumidor

Através dessa estratégia, sua empresa também pode segmentar as ações de marketing de acordo com o perfil de cada consumidor. Desenvolvendo planos mais eficiente e direcionados que em consequência geram maior taxa de acerto, aumento na conversão, aumentando as vendas e maximizando os resultados.

7. Decisões mais confiáveis

Algo que pode prejudicar muito a atuação de qualquer empresário é a dúvida sobre suas ações. Quanto maior for a segurança de que um determinado investimento trará retorno, melhor.

Através dessa estratégia, você pode obter a segurança necessária para gerir o seu negócio. Como todas as variáveis estão sendo consideradas, é bem mais fácil tomar decisões com riscos mínimos.

Será que o Data Driven Marketing é a aposta certa para sua empresa?

Mulher empresária digitando no notebook.
Um dos benefícios do Data Driven Marketing é a segurança.

Como você percebeu se chegou até esse ponto do nosso post, essa estratégia traz muitas vantagens para o seu negócio. Mas e então, você já se convenceu a respeito do valor do Data Driven Marketing para a sua empresa?

O primeiro passo para implementar essa ideia consiste em contar com uma solução de dados que consiga agregar valor ao seu negócio, respeitando os pilares desse conceito.

Contudo, como já comentamos também, não é uma estratégia tão simples de ser implementada. Então talvez seja o momento certo de buscar ajuda profissional. Contratando uma agência especializada em marketing digital, você tem a certeza de deixar sua empresa em boas mãos e pode focar no que realmente interessa.

Se quiser mais informações. Aprenda mais formas de tornar a sua abordagem ainda mais estratégica. Confira aqui no blog quando você deve optar pela automação de marketing!

Além disso, se quiser saber mais sobre como implantar essa metodologia em sua empresa, entre em contato conosco. Nossa equipe estará a disposição para lhe auxiliar!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017