Funil de vendas: conheça as etapas e vantagens dessa estratégia

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa o percurso feito por consumidores até a conclusão da compra.

O funil de vendas representa uma grande oportunidade de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Primeiramente, toda boa estratégia de marketing digital tem suas estratégias para funcionar de forma assertiva. O funil de vendas por sua vez é uma dessa ferramentas tão importante.

Sendo assim, ela pode conduzir seu leads, ou seja, potenciais clientes, a um determinado estágio, até a finalização de uma compra. Além de ajudar a atrair, fidelizar e conquistar novos clientes.

Confira a seguir o que é o funil de vendas e cada uma das suas etapas.

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa o percurso feito por consumidores até a conclusão da compra. O termo funil é utilizado porque representa a diminuição do número de pessoas até se chegar aos consumidores reais.

Em resumo, podemos dizer que ele funciona como um filtro já que uma estratégia de divulgação atrai muitas pessoas. Inclusive curiosos e, até mesmo, aquelas que não têm condições financeiras de adquirir o seu produto ou serviço.

Cada uma das etapas do funil de vendas tem um objetivo específico. Sendo que a utilização adequada das estratégias de marketing digital para aplicar no funil são fundamentais para que se obtenha sucesso.

Portanto, as etapas do funil conseguem diferenciar as pessoas daquelas com grande potencial de se tornarem clientes. Mas afinal, quais são essas etapas? Confira o nosso post e você descobrirá a seguir!

Aumente a visibilidade do seu negócio - Megafone com carta, máquina fotográfica, câmera e máquina de digitação
Aumente a visibilidade do seu negócio

1 Etapa – Topo do funil

É a etapa inicial e, como era de se esperar, a que reúne o maior número de pessoas. Nesse grupo, podemos encontrar o público geral e os leads mais qualificados.

Contudo, isso mostra que o volume pode ser enganoso. Será preciso estabelecer critérios para levar os verdadeiros interessados para a etapa seguinte.

A maior característica dessa etapa é a disponibilização de informações relevantes, mas sem haver um grande aprofundamento. Funciona como uma espécie de introdução a determinado assunto, sendo este algo ligado à área de interesse da pessoa.

Por exemplo, um curso de inglês pode disponibilizar dados sobre os principais erros cometidos por quem deseja aprender esse idioma e dicas sobre como solucioná-los.

Esse conteúdo é fornecido mediante um cadastro, no qual o lead coloca algum dado de contato. Esse elemento que será crucial para o restante da estratégia.

Aliás, cabe lembrar que, nesse momento, a pessoa não enxerga a sua empresa como possível fornecedora de serviços e produtos, e sim como alguém que está apresentando um material informativo de interesse dela

A relevância desse conteúdo é item fundamental. Ele tem o poder de despertar a vontade do lead de continuar o processo e ir para a etapa seguinte. Assim como caso não seja relevante pode fazer com que o lead abandone o site e não evolua para a próxima etapa do processo.

Por isso, é tão importante produzir conteúdos relevantes e que realmente tenham potencial para resolver uma dor do potencial cliente. Assim você garante o interesse e a evolução do seu funil de vendas.

Tenha um conteúdo relevante.

2 Etapa – Meio do funil

O meio do funil é a segunda etapa e nela surgem oportunidades melhores de captação de novos clientes, todas como um fruto da aproximação do prospect com os seus produtos. Em outras palavras, atraindo o cliente para conhecer melhor sua marca ou empresa.

Assim é nesse momento, a sua empresa, além de apresentar conteúdos mais aprofundado, mostrará que tem produtos e serviços relacionados com aquele assunto e que são verdadeiras soluções para as demandas dos potenciais clientes.

O fato de o lead ter vindo até aqui é um sinal de que ele reconheceu que tem um problema a ser resolvido e, de alguma forma, enxergou na sua empresa uma possível solução, chegando, inclusive, a considerar a compra de algum item.

Porém, como a conclusão do negócio ainda não foi feita, é hora de aproveitar o interesse e encaminhá-lo para a etapa seguinte: o fechamento da venda. Por isso novamente é possível ressaltar a importância de um bom planejamento.

3 Etapa – Fundo do funil

O fundo do funil é o momento da conversão final, ou seja, de transformar todo o esforço em vendas. Uma forma de não colocar em risco o final feliz dessa estratégia está na criação de uma oferta imperdível, sendo essa uma forma de valorizar a ação do “quase cliente” de ter ido até o final do processo.

Além de a oferta ser vantajosa para o consumidor, principalmente em termos financeiros, ela ajuda a converter mais e, assim, garantir um lucro maior.

Com a continuidade, essa habilidade de fechar vendas rapidamente é aumentada. No entanto, é importante considerar que o funil de vendas é uma estratégia de aprendizado e aperfeiçoamento contínuo. Sendo que você precisa analisar com critério os resultados obtidos para então, reavaliar e ajustar as estratégias.

O fundo do funil é o momento da conversão final.
O fundo do funil é o momento da conversão final.

Ajuda especializada para aplicar a estratégia do funil de vendas

Trabalhar com o funil de vendas exige alguns conhecimentos específicos. Como na área de marketing digital, quanto ao posicionamento de marca e referente às técnicas de vendas.

É preciso, por exemplo, definir os canais de divulgação e a estratégia envolvida. Que pode ser via tráfego orgânico, pago ou até mesmo as duas.

Como reunir todo esse conhecimento é bem trabalhoso. A melhor forma de otimizar isso e garantir ótimos resultados é contando com ajuda especializada.

Uma agência de marketing digital sabe como criar um funil de vendas específico para cada situação. Evitando, assim, o velho processo de tentativa e erro.

O funil de vendas representa uma grande oportunidade de aumentar a visibilidade do seu negócio. E claro número de conversões. Portanto, cabe realizar um investimento que permita tirar o máximo proveito dele e obter, por meio disso, um excelente custo-benefício.

Já que falamos da importância de contar com a ajuda de uma agência, que tal saber como podemos ajudar na elaboração do seu funil de vendas? Entre em contato conosco e fale mais sobre o seu projeto!

Imagens: Funil, funil azul.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017