Gestão de redes sociais: confira 10 ferramentas essenciais

O uso de boas ferramentas para otimizar o dia a dia é fundamental para o sucesso da sua gestão de redes sociais. O desafio é saber quais usar e integrar aos seus processos

As redes sociais são fundamentais para qualquer empresa que queira ter um bom posicionamento online, por isso a gestão de redes sociais adequadas é fundamental.

O uso de boas ferramentas para otimizar o dia a dia é fundamental para o sucesso da sua gestão de redes sociais. O desafio, no entanto, é saber quais usar e integrar aos seus processos. O primeiro passo deve ser a determinação das suas necessidades, ou seja, considerar aquilo que a sua empresa realmente necessita. Entenda as áreas do seu trabalho que precisam ser otimizadas e compreenda de que forma as ferramentas disponíveis podem contribuir positivamente.

Gestão de redes sociais
As ferramentas corretas podem otimizar seus resultados na gestão de redes sociais.

Existem ferramentas capazes de agendar seu conteúdo para publicação, monitorar seus resultados, acompanhar seus concorrentes, entre outros indicadores importantes. São inúmeras as opções no mercado. Então, quer saber mais? Conheça, a seguir, as 10 principais ferramentas que você deve utilizar na gestão de redes sociais.

1. Hootsuite

Uma das ferramentas mais famosas da gestão de redes sociais é o Hootsuite. Ele permite publicar, agendar e monitorar seus posts em algumas plataformas, como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras.

Um dos principais diferenciais do Hootsuite para a sua gestão de redes sociais é a possibilidade de usar diversas colunas para monitorar suas interações, pesquisas e até publicações de concorrentes.

2. Buffer

Além do Hootsuite, existe outra forma de agendar e publicar conteúdos na sua gestão de redes sociais. Com o Buffer, você pode otimizar o seu tempo e deixar que a ferramenta cuide de quase tudo.

O funcionamento do Buffer prioriza a sua produtividade. Nele, você acrescenta seus posts em uma fila contínua que ordena as publicações conforme a regularidade configurada por você.

3. Canva

O aspecto visual das suas publicações nas redes sociais precisa ser sempre uma prioridade. No entanto, nem sempre é possível reunir o tempo e a atenção necessários para garantir o fluxo produtivo de posts de que a sua marca precisa.

O Canva é uma ferramenta executada a partir do próprio navegador de internet que possibilita criar e editar designs para múltiplos propósitos em sua empresa, como posts para redes sociais, e o melhor é que os templates são pré elaborados o que facilita e muito a produção de suas peças.

4. Quintly

Toda gestão de redes sociais precisa ter um olhar constantemente voltado para a atuação dos concorrentes. Isso vale não só para o conteúdo veiculado por eles, mas também para os resultados que eles conseguem conquistar.

Para fazer isso, basta usar o Quintly. Essa ferramenta ajuda a mensurar os principais resultados de engajamento das suas redes sociais, mas sempre com uma ótica voltada para comparações com concorrentes.

5. Bitly

Houve uma época em que encurtadores de URL eram muito populares, especialmente no Twitter. No entanto, eles ainda permanecem relevantes para alguns objetivos específicos. E é por isso que você deve considerar o uso do Bitly.

Sendo assim ao criar uma conta na ferramenta, você passa a ser capaz de personalizar as suas URLs encurtadas, além de monitorar os seus resultados ao longo do tempo. É um jeito ótimo de enxergar o quão bem-sucedidos os seus links são em várias plataformas.

6. Postgrain

O Instagram não possibilita o agendamento de publicações, que é algo bastante valioso para a veiculação de conteúdo promocional nos seus canais de marketing. Felizmente, é possível contar com ferramentas externas para isso.

Um exemplo é o Postgrain, que permite não só o agendamento de publicações do feed, mas também de stories. Você também pode aproveitar o recurso de métricas do Postgrain para acompanhar seus resultados e interagir com comentários e directs.

7. Google Analytic

O Google Analytics é usado em grande escala por diferentes empresas, sendo empregado para coletar dados sobre o público-alvo da instituição, desenvolver campanhas mais assertivas e realizar o monitoramento diário das ações implementadas.

A plataforma do Analytics tem como objetivo principal monitorar o tráfego em sites, blogs e landing pages. Todas as informações são coletadas a partir do site da instituição que fornecem dados sobre o seu público-alvo, que servirão como base para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Smartphone com símbolos das redes sociais.
É fundamental escolher as ferramentas que agregam valor a sua campanha.

8. Commun.it

Esta ferramenta está disponível apenas para Facebook, Instagram e Twitter. Sua principal funcionalidade é receber notificações, em tempo real da ocorrência de likes, comentários, mensagens diretas e outras interações dentro dos perfis da marca. É uma excelente alternativa para quem trabalha com eventos de curta duração mas de alto impacto para a empresa, por exemplo. O gestor de mídias sociais pode começar a usá-la gratuitamente, desde que faça o cadastro através do Twitter ou Instagram.

9. Social Flow

Essa é uma das ferramentas para gestão de mídias sociais feitas especialmente para quem busca participar das redes com um olho na construção da audiência e outro olho no ROI. Suas soluções vão desde a publicação dos posts até a aplicação de patrocínio nos mais interessantes deles. Você pode escolher o que quer adquirir de acordo com as necessidades de monitoramento da sua equipe.

10. AgoraPulse

Essa ferramenta permite a publicação e interação em todos os seus canais sociais em um só lugar, além do monitoramento das conversas mais relevantes para sua marca. Com pacotes que variam de $49 a $299 por mês, de acordo com o pacote de funcionalidades, o AgoraPulse também oferece escopo de monitoramento e criação de relatórios para a análise dos dados.

Essas ferramentas são apenas algumas das inúmeras opções disponíveis que você pode encontrar no mercado. Agora que você já as conhecer, assim como suas recomendações para a sua gestão de redes sociais, o próximo passo é saber como escolher aquelas que agregam valor às suas campanhas.

Leve em conta as suas necessidades, os canais em que a sua empresa atua e o que cada um desses recursos tem a oferecer, considerando também a sua demanda, o seu orçamento e a equipe de atuação. A melhor escolha é aquela se enquadra melhor nos objetivos e resultados da sua empresa.

Então, vamos continuar falando sobre gestão de redes sociais? Veja, aqui no blog, as razões pelas quais é tão ruim comprar seguidores. Não perca o nosso post!

Imagens: Redes sociais, Smartphone.

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017