Google Meu Negócio: quais os principais benefícios da ferramenta?

O Google tem o potencial de ser um dos principais aliados da sua empresa na busca por clientes. Conheça os benefícios de se usar Google Meu Negócio.

O Google além e ser um potência mundial, também tem o potencial de ser um dos principais aliados da sua empresa na busca por clientes e sucesso. Isso através de diversas ferramentas voltadas para essa finalidade, dentre elas uma especial o Google Meu Negócio .

Ao navegar na internet, fazer uma busca, você certamente já viu a caixa de informações de negócios quando utilizando os mecanismos da Google. Ela geralmente aparece do lado direito e inclui alguns dados, como nome, endereço, telefone, foto, entre outras informações relevantes.

Esses dados são gerenciados a partir do painel do Google Meu Negócio. Essa ferramenta, criada pelo Google, tem impacto direto na visibilidade da sua empresa no buscador. Portanto quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

O que é o Google Meu Negócio?

O aplicativo é uma ferramenta do Google para que você possa cadastrar informações da sua empresa e para que ela seja encontrada com facilidade no buscador.

A ferramenta é gratuita e pode ser usada por todo tipo de empresa, desde escritórios até estabelecimentos comerciais. Portanto sua interface é intuitiva, podendo ser gerenciada até por quem não tem conhecimentos técnicos.

Para controlar como a empresa aparece no Google, é essencial que você utilize essa ferramenta. Somente assim, será possível aproveitar o impulso de visibilidade e os resultados que o Google pode proporcionar.

Ilustração de um smartphone mostrando o Google Meu Negócio.
No aplicativo é possível cadastrar informações da sua empresa que você gostaria que fosse acessadas pelos usuários.

Quais as vantagens de usar o Google Meu Negócio?

Como já falamos a Google é a campeã mundial em oferecer ferramentas para maximizar os resultados da sua empresa. Isso muito se deve ao fato de ser o buscador mais reconhecido da web, e também pela sua preocupação com o sucesso de seus parceiros.

Desta forma conheça as principais vantagens da utilização da ferramenta no seu negócio:

1 – Localização do seu negócio facilitada

Quando alguém faz uma busca por uma empresa como a sua no Google, pode ser muito vantajoso que ela apareça como uma sugestão em destaque. As chances de algo assim acontecer aumentam consideravelmente se você a cadastrar na ferramenta de negócios do google, já que o algoritmo terá de onde extrair as informações de que precisa.

2 – Geração de trafego físico para o seu negócio

Quanto mais informações as pessoas tem de uma empresa, mas fácil a decisão por adquirir um produto ou serviço. Assim com essa ferramenta, você será listado como opção caso um usuário busque pelos seus serviços nas redondezas por exemplo. Isso gera mais trafego físico para sua empresa, ou seja, mas visitas, mais clientes.

3 – Interface intuitiva

Nada de precisar demandar treinamentos especiais para a sua equipe poder usar o Google Meu Negócio. Em suma, a plataforma é bastante simples de usar, tendo recursos autoexplicativos e uma vasta área de ajuda que pode ser consultada caso surjam dúvidas.

4 – Legitimação do seu negócio

Agregar credibilidade à sua empresa sempre é muito importante para que seus clientes confiem nela o suficiente para comprarem de você e acreditarem que ela realmente existe. Em meio aos seus concorrentes, é essencial contar com esse recurso para que o seu negócio seja entendido como uma alternativa diante do público.

5 – Exposição gratuita no Google

Além do Google ser um excelente local para divulgar sua marca, ao utilizar o Google Meu Negócio você divulga seu negócio gratuitamente, para toda a sua região. Consequentemente amplliar seu posicionamento online.

Além disso, é importante ressaltar que essa condição não beneficia somente negócios online, mas qualquer negócio que queira se promover digitalmente.

6 – Potencialização da interação

O Google Meu Negócio também tem um espaço focado em avaliações de clientes, que podem receber respostas suas. Estimular a interatividade é positivo para qualquer tipo de empresa. Já que a humaniza para o público e pode gerar inúmeras oportunidades de vendas e visitas.

Pessoa segurando uma folha de papel com uma ilustração de uma marcação de um mapa.
O funcionamento do Google Meu Negócio é bastante simples e os resultados são excelentes.

Como o Google Meu Negócio funciona?

O funcionamento do Google Meu Negócio é bastante simples. Exigindo apenas que você faça um cadastro na plataforma e insira as informações da sua empresa nele.

Caso o seu negócio já esteja cadastrado no Google, seja por um visitante, seja por um funcionário, basta reivindicar o local como seu. O processo requer autenticar a propriedade dele por meio de documentos que são enviados ao Google, mas não costuma demorar.

Depois de fazer isso, você passa a ter total controle sobre a presença do seu negócio no Google. Além disso a ferramenta permite administrar os seguintes aspectos da sua empresa:

  • incluir e editar endereços e telefones;
  • adicionar e moderar fotos de frequentadores;
  • visualizar e responder avaliações deixadas por visitantes;
  • monitorar dados de buscas, visitas e check-ins.

Além disso, o Google Meu Negócio pode ser conectado com o Google Ads. Para ativar e gerenciar campanhas de mídia paga para a sua empresa. Outra facilidade do Google para o seu negócio.

Em resumo!

Enfim, o que achou das possibilidades do Google Meu Negócio? Já ficou claro o quanto se trata de uma ferramenta fundamental para o seu sucesso? Portanto agora, é o momento de acessar a plataforma e começar a aproveitar as vantagens oferecidas por ela para ampliar seus resultados.

E você, já cadastrou a sua empresa? em caso negativo não perca mais tempo, é uma ferramenta gratuita como já falamos e essencial para quem deseja ter um bom posicionamento online do seu negócio. Por isso, atualize hoje mesmo suas informações e não fique para trás da sua concorrência.

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Imagens: Google Maps, marcação.

Sandro Herek

Executivo e Empreendedor com 27 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
Fundador da LinkWell em 1992
Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017